Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Lei de Guardiola’: Brasileirão chega embolado à 8ª rodada… Quem perde?

Nenhuma vez os clubes da oitava colocação para baixo, após oito jogos, reagiram a ponto de terminarem a temporada com a taça. Mas diferença hoje na tabela é curta

LANCE!
Escrito por

"O título se ganha nas últimas oito rodadas e se perde nas oito primeiras". A receita para vencer um campeonato de pontos corridos em 38 jogos é de Pep Guardiola, contada pelo jornalista Martí Perarnau, no livro "Guardiola Confidencial". A história do Campeonato Brasileiro de pontos corridos com 20 clubes mostra que a tese é verdadeira. A máxima distância de um campeão brasileiro para o líder em oito rodadas foi de seis pontos, duas vezes, em 2008 e 2009 (São Paulo e Flamengo, respectivamente, ambos em sétimo lugar).

Nenhuma vez os clubes da oitava colocação para baixo reagiram a ponto de terminarem a temporada com a taça de campeão brasileiro. A história mostra que se perde, sim, o Brasileirão com uma largada ruim. A oitava rodada começa nesta quarta-feira à noite, com o Flamengo na liderança, com 14 pontos, seguido de Fluminense (13), Atlético-MG (13), São Paulo (13), Grêmio (12), Corinthians (11) e Palmeiras (11). São os sete primeiros, mas muita coisa pode mudar, já que Internacional (11), Sport (11), Cruzeiro (10), América-MG (10), Botafogo (9), Vasco (8), Vitória (8) e Bahia (8) podem ganhar muitas posições. Seis pontos, hoje, é a diferença do líder para o 15º colocado. Veja a tabela.

Ser o primeiro em oito jogos, no entanto, pouco significou na história do campeonato: Sport (2015), Botafogo (2013 e 2007), Atlético-MG (2012 e 2009), Corinthians (2010), Flamengo (2008) e Fluminense (2006) lideraram e não terminaram campeões. O Internacional, com 19 pontos em oito jogos em 2016, acabou rebaixado. Mas o Palmeiras era o vice-líder há dois anos, com 16. Cruzeiro, em 2014, e Corinthians, em 2011, lideravam na oitava rodada, assim como aconteceu com o Timão na última edição (20 pontos).

O Brasileirão será "acelerado" a partir desta quarta-feira. Haverá jogos em meio de semana até a 12ª rodada, que termina em 13 de junho, véspera da abertura da Copa da Rússia. O torneio será retomado em 18 de julho.

Em 2017, o Palmeiras, vice-campeão brasileiro, teria quebrado a escrita se tivesse conseguido ultrapassar o Corinthians em sua arrancada no segundo turno do Brasileirão. O Verdão era o 13º, com dez pontos, na oitava rodada, com a metade da pontuação do líder e campeão Corinthians na largada.