Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

LANCE! Espresso: O futebol brasileiro escolheu desafiar a lógica

O campeonato do absurdo: explodem os casos de jogadores infectados pela Covid-19

David Braz, zagueiro do Grêmio, mede temperatura antes de treinamento (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Escrito por

Há três tipos de pessoas no futebol brasileiro neste momento, incluindo nesta conta jogadores, torcedores e cartolas. As que estão preocupadas, as que não entenderam a gravidade e as que simplesmente não se importam (boa parte dos dirigentes entra neste grupo).

Depois do lamentável episódio da primeira rodada no jogo Goiás x São Paulo, adiado com os times no estádio porque nove atletas da casa estavam infectados, o Corinthians avisou ontem que detectou dius casos da Covid-19: Gil, e Léo Natel, que não viajaram para Belo Horizonte, onde hoje estreia contra o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro. Quatro jogadores do Atlético-GO, adversário do Flamengo, também testaram positivo, mas foram liberados depois que o clube entrou com recurso na CBF, alegando que os atletas não têm mais potencial de transmissão.

Se a situação na Série A é difícil, também se repete na demais divisões. No fim de semana, o Imperatriz, do Maranhão, teve adiado seu jogo contra o Treze, pela Série C, após detectar 12 atletas infectados. Chapecoense x CSA, marcado para hoje pela Série B, também não acontecerá porque a equipe de Alagoas tem 18 jogadores com o novo coronavírus.

É óbvio: não há condição para seguir em frente com o Brasileiro. E a insistência afetará, obviamente, as competições de 2021: com adiamentos seguidos, a competição dificilmente terminará em fevereiro, ainda mais em ano com Copa América, Jogos Olímpicos e Eliminatórias da Copa no calendário. O futebol brasileiro escolheu desafiar a lógica. Escolheu a ganância e o individualismo. Para surpresa de ninguém.

O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. Leitura rápida, que vai colocar você por dentro das principais notícias do esporte. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.