Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Joias do Flamengo e Fluminense aliam juventude e futebol e se tornam pilares em seus elencos

Formados nas categorias de base dos oponentes deste domingo, os volantes, mesmo jovens, se tornaram importantes nos respectivos times de Dorival Júnior e Fernando Diniz<br>

Dupla é símbolo do clássico Fla-Flu (Foto: Marcelo Cortes / Flamengo; Marcelo Gonçalves / Fluminense)
Escrito por

O clássico entre Flamengo e Fluminense deste domingo reúne duelos interessantes. Pedro x Cano no ataque e Dorival Júnior x Fernando Diniz na área técnica são alguns exemplos. No meio-campo, o Fla-Flu verá João Gomes x André. Dupla de volantes, formada nas categorias de base dos clubes, é símbolo de renovação no setor.

A nova safra de volantes brasileiros tem sido elogiada. Em São Paulo, Du Queiroz (Corinthians) e Danilo (Palmeiras) puxam a fila. Já no Rio de Janeiro, João Gomes e André são consideradas as maiores realidades. Andrey Santos, do Vasco, também é nome importante.

A qualidade que João e André têm mostrado, com 21 anos cada, coloca no banco nomes de peso. Arturo Vidal, no Flamengo, e Felipe Melo, no Fluminense, são alguns.

João Gomes é titular do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

JOÃO GOMES - O PITBULL DA NAÇÃO
Apelidado carinhosamente pela torcida do Flamengo de Pitbull, João Gomes se firmou na equipe rubro-negra em 2022. São 52 jogos na temporada, sendo 39 como titular. Dois gols e duas assistências no período. Mas a participação do meio-campista vai além dos números convencionais. É ser protagonista, mesmo discreto.

Ao lado de Thiago Maia, João Gomes tem por função prioritária a marcação no meio-campo rubro-negro. Ao todo, são 155 desarmes (quase três de média por jogo) e 229 bolas recuperadas (4,4 por partida). Só que, ao contrário do companheiro de time titular, João apresenta características de condução e tem alto acerto nos dribles: 71%.

André é importante no Flu (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

ANDRÉ - VELHO SÓ NO APELIDO
A ausência de André, suspenso, na última quinta-feira, na Copa do Brasil, foi lamentada. Responsável pela dinâmica do meio-campo tricolor, ele tem dois gols e duas assistências em 48 partidas (46 como titular).

As características e a frequência de boas exibições do meio-campista fazem dele figura do alto da lista de diferentes estatísticas. Também pudera: são 72% de dribles certos na temporada, e 92% de precisão no passe.