Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Flamengo
escudo default
2
0
escudo default
Palmeiras

Flamengo vence o Palmeiras, sobe na tabela e embola briga pela liderança

Rubro-Negro pula para a terceira colocação com o triunfo desta quinta, ficando a quatro pontos do Internacional; Verdão estaciona em quinto lugar

Escrito por

A significativa 31ª rodada do Campeonato Brasileiro foi território de um duelo franco entre Flamengo e Palmeiras, aspirantes ao título, nesta quinta-feira. O palco foi o Estádio Mané Garrincha, com mando rubro-negro, uma vez que o Maracanã está reservado para a final da Libertadores, onde o Verdão atuará, inclusive. E deu o Fla por 2 a 0, através das marcas de Luan (contra) e Pepê, um protagonista improvável, com um gol em cada etapa.

O Flamengo derrotou o Palmeiras em Brasília por 2 a 0 (Alexandre Vidal / Flamengo)


A vitória faz que com o time de Rogério Ceni pule para a terceira colocação, ultrapasse o Atlético-MG e fique a quatro pontos do Internacional, o líder. O de Abel Ferreira estaciona na quinta posição, com 51 pontos. 

> Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro

O CENÁRIO DE INÍCIO 

O Palmeiras iniciou o jogo explanando a sua estratégia antes mesmos de cinco minutos: reatividade e bola longa para explorar as costas da zaga rubro-negra, que contou com Willian Arão improvisado. Willian perdeu um gol na pequena área, após cruzamento de Viña.

Passado o alívio para os mandantes, o Flamengo pôs a bola no chão e, com uma movimentação fluida, criou espaços de pé em pé e encurralou os visitantes - até com certa naturalidade. Gabigol desperdiçou duas oportunidades cristalinas. Arrascaeta, inclusive de bicicleta, também se viu com chances na área. A pressão, contudo, se manteve. 

Rodrigo Caio deixou o jogo com dores; Gustavo Henrique entrou, ainda na etapa inicial (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

UM PRESENTE INVEJÁVEL

E o Flamengo foi coroado ainda no primeiro tempo, quando, nos acréscimos, ganhou um presente invejável. Superior em todos os aspectos, o Rubro-Negro recuperou uma bola no ataque, tabelou e forçou um erro dos zagueiros palmeirenses. No desespero para afastar o perigo, Kuscevic chutou a bola no corpo de Luan, o último destino da bola antes de ir à rede: 1 a 0.

VERDÃO, ENFIM, ACORDOU 

Em desvantagem, o Palmeiras precisava de um "choque" no vestiário para equilibrar as ações. Para o time de Abel Ferreira, o jogo pedia mais arrojo com a bola nos pés - já que, efetivamente, apenas Danilo teve êxito na etapa inicial. Luiz Adriano, por exemplo, não foi abastecido e estava apagado.

O Verdão passou a ter mais posse, inclusive no campo de ataque - o que não vinha ocorrendo. Menino chegou a desperdiçar uma chance com a bola na marca da cal, sem marcação, no início do segundo tempo. 

ENTROU EM MARCHA LENTA

Para a última fatia do jogo, os treinadores promoveram diversas alterações. A intensidade, de ambos os lados, deixou de ser uma tônica. Erros de passe nas respectivas intermediárias passaram a comprometer a criatividade dos times, e o embate entrou em marcha lenta. Eis que uma cria do Ninho do Urubu decidiu.

UM PROTAGONISTA IMPROVÁVEL

Quando o jogo se caminhava para os dez minutos finais, o Flamengo sacramentou a vitória na bola parada. E o autor do segundo gol veio do banco e pode ser considerado um protagonista improvável: Pepê, cujo vínculo expiraria em dezembro e, graças ao pedido de Ceni, renovou até o fim do Brasileiro. O meia acertou um lindo chute após Pedro ajeitar a bola, oriunda de uma cobrança de escanteio. Um belo gol para dar números finais. 

Jogo foi bem disputado (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

O QUE HÁ PELA FRENTE

Os próximos compromissos de Flamengo e Palmeiras serão contra Athletico-PR e Ceará, respectivamente, ambos fora de casa e às 16h deste domingo.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2X0 PALMEIRAS - 31ª RODADA DO BRASILEIRO

Estádio: Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data/hora: 21 de janeiro, às 19h 
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Junior (DF)
Árbitro de vídeo: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Gramado: Bom
Cartões amarelos: Bruno Henrique, Renê (FLA) / Raphael Veiga, Luan (PAL) 
Cartões vermelhos: -

GOLS: Luan (contra), 45'/1ºT (1-0); Pepê, 37'/2ºT (2-0)

FLAMENGO (Técnico: Rogério Ceni)
Hugo Souza; Isla, Rodrigo Caio (Gustavo Henrique, 33'/1ºT), Willian Arão e Filipe Luis; Gerson (Vitinho, 30'/2ºT), Diego (Pepê, 30'/2ºT), Everton Ribeiro e Arrascaeta (João Gomes, 17'/2ºT); Bruno Henrique e Gabigol (Pedro, 30'/2ºT).

PALMEIRAS (Técnico: Abel Ferreira)
Weverton; Marcos Rocha, Luan, Kuscevic e Matías Viña (Gustavo Scarpa, 21'/2ºT); Danilo (Gabriel Silva, 40'/2ºT), Gabriel Menino, Raphael Veiga (Pedro Acácio, 26'/2ºT) e Zé Rafael; Luiz Adriano (Breno Lopes, 21'/2ºT) e Willian (Lucas Lima, 21'/2ºT).