Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Entre desfalques e retornos, Palmeiras e Atlético-MG veem escalações ganhando forma

Equipes se enfrentam neste domingo, no Allianz Parque, valendo a liderança do Brasileirão-2022. Verdão tem uma série de desfalques para o duelo, enquanto Galo tem menos

Palmeiras e Atlético-MG se enfrentam neste domingo, no Allianz Parque (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

Palmeiras e Atlético-MG se enfrentam neste domingo, às 16h, no Allianz Parque, pela nona rodada do Brasileirão-2022. O duelo, que tem sido tratado como uma decisão por conta da disputa da liderança, tem um ingrediente especial: os desfalques e retornos que cercam ambas as equipes. O Verdão vem mais prejudicado pela Data Fifa, enquanto o Galo tem suas baixas, mas em número menor.

GALERIA
> Confira quantos minutos cada jogador do Palmeiras atuou em 2022

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Embora os dois times tenham atletas nos departamentos médicos, a grande influência para essas baixas é a Data Fifa, que tirou cinco atletas do Alviverde e dois do Alvinegro. A equipe paulista, como os números mostram, acabou sendo a mais atingida pelas convocações.

No Palmeiras, Weverton e Danilo estão com Seleção Brasileira, enquanto Gustavo Gómez está com a seleção paraguaia, Kuscevic com a seleção chilena e Atuesta com a seleção colombiana. São três titulares absolutos e dois reservas que poderiam suprir a ausência de dois dos outros três convocados. Abel Ferreira precisará de um plano.

Já no Atlético-MG, a Data Fifa tem um impacto menor na escalação de Turco Mohamed. Apenas Guilherme Arana, na Seleção Brasileira, e Diego Godín, na seleção uruguaia, estão ausentes. Sendo que apenas o lateral-esquerdo é um titular absoluto. Junior Alonso pediu dispensa da seleção paraguaia e vai reforçar a equipe atleticana.

Como é possível ver acima, o Verdão terá desfalques significativos no setor defensivo. No entanto, ao mesmo tempo, vê peças importantes ganhando condição de jogo para retornar ao time, como são os casos de Luan e Piquerez, que estão treinando sem restrições após se recuperarem de problemas musculares, além de Murilo, que não teve lesão detectada após enfrentar o Santos e deve estar à disposição.

O Galo, por sua vez, vive a expectativa pela volta de Keno e Eduardo Vargas para o confronto contra o Palmeiras. Ambos se recuperam de problemas na coxa e talvez nem viagem para São Paulo. Caso eles não estejam disponíveis até o próximo domingo, Turco Mohamed deve repetir o ataque dos últimos jogos, com Ademir, Sasha e Hulk.

A equipe mineira também não deve contar com o meio-campista Matías Zaracho, titular nos dois jogos da semifinal da Libertadores em 2021, por conta de uma lesão na coxa. No meio-campo, é provável que o treinador argentino entre com Nacho, Jair e Allan.

Outro retorno que deve acontecer no Palmeiras é o de Gabriel Veron, também recuperado de problemas musculares. Ele pode ser uma alternativa para o ataque de Abel Ferreira, que não perdeu peças para a Data Fifa ou por lesões. Quem deve ficar fora é o lateral-direito Mayke, que trata uma tendinopatia de calcâneo na perna direita.

Se todos esses citados acima estiverem em condições de jogo, Abel deve escalar o Verdão com Marcelo Lomba; Marcos Rocha, Luan, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Gustavo Scarpa e Rony. Naves, jovem da base que atuou contra Santos e Juventude, pode ser opção se os zagueiros forem baixas.

O Atlético-MG, caso esteja com sua força máxima dentro dos jogadores disponíveis, deve ser escalado assim: Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Rubens; Allan, Jair e Nacho; Ademir, Eduardo Sasha e Hulk. Caso Vargas e/ou Keno se recuperem, ele devem ser opções no banco de reservas, não seriam titulares.

Entre retornos e desfalques, Palmeiras e Galo vão se moldando para o embate do próximo domingo, que vale a liderança do Brasileirão-2022. Resta saber quem se sairá melhor diante dessas modificações nos times titulares e nos bancos de reservas. É hora de Abel x Turco.