Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Decisão inédita do STJD desagrada tanto Palmeiras quanto Flamengo

Representantes dos clubes ainda vão se reunir para discutir sobre a sentença final

 (Foto: FELIPE COSTA/FUTURA PRESS)
Escrito por

Em uma decisão inédita, os auditores puniram Flamengo e Palmeiras com jogos 'semiabertos' nesta quinta-feira. O motivo foi a briga das torcidas no duelo do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, no estádio Mané Garrincha, no dia 5 de junho, em Brasília. A sentença final do STJD desagradou os dois clubes.

Desta forma, o Verdão disputará cinco partidas no Allianz Parque sem ninguém no setor Gol Norte, além de mais cinco jogos como visitante sem sua torcida. O Rubro-Negro teve pena do mesmo tipo, mas com menor duração: três jogos fora sem a sua torcida, além de três partidas como mandante sem 20% da carga do estádio. O julgamento foi no pleno do STJD e não cabe mais recurso.

Flávio Willeman, vice presidente jurídico do clube carioca, afirmou que a decisão tomada prejudicou o clube carioca.

- Palmeiras iniciou o julgamento punido com mando de campo e portões fechados. Termina o julgamento podendo jogar ao lado de sua torcida. Isso viola qualquer senso, já que o tribunal excepcionou a situação do Palmeiras para o jogo contra o São Paulo. Por coincidência o primeiro jogo do Flamengo fora de casa é contra o Palmeiras.

O advogado do rubro-negro, Rodrigo Frangelli, pediu a absolvição das punições, que foi negada pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Pelo lado do Palmeiras, o representante pedia que as penas sofridas pelo Alviverde fossem válidas também para os cariocas. O pedido, porém, também foi recusado.

- De fato não vejo justiça nessa desigualdade (de punições). Qualquer punição nesse sentido tem um impacto (na briga pelo título), vamos tentar ao máximo reduzir este impacto - disse André Sica, advogado do clube paulista.

O objetivo do tribunal com as punições foi preservar os torcedores que não são associados as torcidas organizadas. As medidas começam a valer a partir de 10 dias após a data de publicação, ou seja, a primeira partida que contará já com as penas será justamente o jogo entre Palmeiras x Flamengo, no dia 14 de setembro. Brigando pelo título, somente o clube paulista terá sua torcida presente, já que o Rubro-Negro não poderá utilizar a sua carga de 10%.