Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Palmeiras
escudo default
2
0
escudo default
RB Bragantino

Com força máxima, Palmeiras acelera e consegue primeira vitória em casa no Brasileirão, contra o Bragantino

Danilo e Raphael Veiga, de pênalti, deram ao Verdão os primeiros três pontos no Allianz

Escrito por

Em jogo muito equilibrado, o Palmeiras venceu o RB Bragantino na tarde deste sábado, no Allianz Parque, pela sexta rodada do Brasileirão. O primeiro triunfo do Verdão em casa na competição foi construído com gols de Danilo e Raphael Veiga, de pênalti.

GALERIA
> Quem é o melhor batedor de pênaltis do Brasil? Saiba números 

TABELA
> Clique e confira a tabela completa e simulador do Brasileirão!

Verdão acelera desde o começo e vai para o intervalo em vantagem

O Palmeiras começou o jogo com domínio da posse de bola e acelerando no ataque. Logo no primeiro minuto, a equipe alviverde quase inaugurou o marcador quando Gustavo Scarpa encontrou um cruzamento rasteiro para dentro da área, mas Rony não chegou na bola e a defesa do RB Bragantino afastou o perigo.

Aos oito, o clube de Bragança Paulista tentou levar perigo para a defesa do Verdão com uma bela jogada de Hyoran, ex-Palmeiras, mas o meia Danilo recuperou a bola na entrada da área.

GUIA DO BRASILEIRÃO
> Multicampeão, Palmeiras vai buscar título inédito na era Abel

Apesar da posse de bola ser maior, os mandantes encontraram uma marcação pressão complicada na saída de bola. Sendo assim, a equipe procurou executar jogadas de profundidade pelas linhas laterais, principalmente com Mayke e Dudu.

A torcida palmeirense presente no Allianz Parque entoou o grito de gol aos 19 minutos da primeira etapa, quando Scarpa cobrou um escanteio curto para Mayke, que devolveu o passe para o meia. Ele cruzou, e Rony tocou de cabeça para o fundo do gol. Contudo, a felicidade não durou muito. O VAR entrou em ação e concluiu que a posição do camisa 10 era irregular no momento do cabeceio. Ainda tudo igual.

Já aos 30’, uma falta na entrada da área do RB Bragantino deu a chance do grito não ficar preso na garganta do torcedor. Gustavo Scarpa bateu, e Danilo, convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, desviou de cabeça para abrir, de fato, o placar. Esse foi o segundo gol consecutivo do volante nesta semana.

Depois, aos 36, Rony apostou velocidade com o zagueiro Léo Realpe e ganhou, ficando cara a cara com Cleiton. Porém o atacante chutou fraco e foi tranquilo para o goleiro do Massa Bruta.

O time visitante tentou uma reação já nos últimos minutos de primeiro tempo, quando Hyoran, de novo, criou uma boa chance, mas Murilo fez uma boa sequência de desarmes e impediu o avanço. Sorriso, de fora da área, também tentou, mas a bola foi para fora. E, assim, já aos 45’, depois que Dudu chutou e Cleiton defendeu, o Verdão foi para o intervalo com 1 a 0 no placar.

Danilo marcou o primeiro gol do verdão (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

Verdão deixa intensidade cair, mas não vê resultado comprometido

Apesar de ter voltado do vestiário com a mesma busca intensa pelo jogo, o Palmeiras pecou na desatenção em um primeiro momento. Tomando proveito disso, aos cinco minutos, Guilherme levantou para dentro da área palmeirense e Aderlan ajeitou para Bruno Tubarão, que perdeu a bola. Na tentativa de rebote de Eric Ramires, a bola explodiu na defesa.

Aos 11’, o Alviverde tentou responder com um chute de fora da área de Raphael Veiga, mas Cleiton defendeu sem maiores dificuldades. Poucos minutos depois, Dudu também tentou, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Após boa chegada de Gustavo Scarpa, Cleiton fez rápida reposição, mas o ataque do Massa Bruta não conseguiu aproveitar a oportunidade e deixou a defesa alviverde tranquila.

O setor defensivo do clube de Bragança Paulista seguia todo na grande área, o que dificultou a vida do Verdão nas criações de jogadas mais elaboradas, enquanto o Palmeiras deixava a intensidade diminuir conforme o tempo ia passando.

Rafael Navarro entrou e tentou resolver na base da insistência. Aos 37 minutos, recebeu bom passe de Raphael Veiga após tabela limpa entre Atuesta e Breno Lopes, mas a defesa do Braga colocou para escanteio.

Com sete minutos de acréscimos dados pela arbitragem, a equipe de Abel Ferreira apenas cadenciou a partida e fez de tudo para garantir o resultado simples. Já no último lance do jogo, Breno Lopes foi derrubado na área e o juiz marcou pênalti para o Verdão.

Raphael Veiga cobrou e segue impecável em cobranças na marca da cal. São 23 acertos e 100% de aproveitamento. Vale lembrar que esses foram os primeiros três pontos do Palmeiras em casa na atual temporada do Brasileirão.

E agora?

As duas equipes ‘viram a chave’ e voltam o foco para a Copa Libertadores da América. Na próxima quarta-feira (18), o Palmeiras receberá o Emelec, do Equador, às 19h, no Allianz Parque, pela quinta rodada da fase de grupos do torneio. O RB Bragantino, por sua vez, entra em campo mais cedo, na terça (17), às 19h15, quando recebe o Estudiantes, da Argentina.

Ficha técnica

PALMEIRAS 2 X 0 RED BULL BRAGANTINO

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data/Horário: 14/5/2022, às 16h30
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa/SP)
Público/Renda: 36.123 torcedores/R$ 2.267.245,54
Cartões amarelos: Gustavo Gómez e Mayke (PAL); Natan e Nathan Camargo (RB)
Gol: Danilo (30'/1ºT) (1-0) e Raphael Veiga (51'/P/2ºT) (2-0)

PALMEIRAS: Weverton; Mayke (Gustavo Garcia, aos 36'/2ºT), Gustavo Gómez, Murilo e Jorge (Vanderlan, aos 36'/2ºT); Danilo, Zé Rafael (Atuesta, aos 24’/2ºT) e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Dudu (Breno Lopes, aos 24’/2ºT) e Rony (Rafael Navarro, aos 27'/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

RB BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan, Léo Realpe, Natan e Guilherme (Nathan Camargo, aos 23'/2ºT); Raul, Eric Ramires (Luan Cândido, aos 12'/2ºT), Hyoran (Artur, aos 12'/2ºT) e Bruno Tubarão (Helinho, aos 23'/2ºT); Hurtado e Sorriso (Ytalo, no intervalo). Técnico: Maurício Barbieri.