Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Flamengo
escudo default
1
2
escudo default
Fluminense

Com emoção! Fluminense vira sobre o Flamengo nos acréscimos em jogo de tempos distintos

Válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, primeiro Fla-Flu do ano foi também o primeiro jogo das equipes em 2021

Fluminense venceu o Flamengo no primeiro clássico carioca do ano (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)
Escrito por

O Maracanã teve os trabalhos abertos para 2021 logo com um clássico entre Flamengo e Fluminense, nesta quarta-feira, válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo contou com dois tempos distintos, mas com uma virada que parecia improvável pelo primeiro tempo: o Tricolor perseverou, virou e venceu por 2 a 1, com direito a gol no apagar das luzes. Arrascaeta foi quem abriu o placar. 

> Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro

Agora, o Flamengo, estacionado com 49 pontos, já mira o embate com o Ceará, também no Maracanã, domingo. Já o Fluminense, que foi a 43 pontos, terá o Corinthians como próximo adversário, mas apenas no dia 13, fora.

ATAQUE X DEFESA

Com os principais jogadores de linha à disposição, o Flamengo assumiu as rédeas da partida desde o apito inicial. Tanto que, com um minuto, após cruzamento da esquerda, Gabigol desperdiçou uma oportunidade sem marcação, perto da marca da cal. Ele apontou o quique da bola no gramado (vergonhosamente em estado ruim) como culpado.

Logo depois, Rodrigo Caio, depois de escanteio, acertou a meta em cabeceio, porém Marcos Felipe salvou. O goleiro ainda fez outras defesas menos difíceis antes do Flamengo abrir o placar, na casa dos 40 minutos. Só dava o Fla com a bola diante de um rival acuado, frágil defensivamente e sem inspiração.

UM PLACAR MAIS FIEL

Só não dá para dizer que foi um monólogo, pois Yago Felipe, que recebeu uma "casquinha" do Fred, respondeu pelo Flu em meio à pressão inicial. Já perto do intervalo, Yuri ainda incomodou Hugo Souza em bola parada. O camisa 9, aliás, constantemente externava a sua insatisfação com a nulidade produtiva do Tricolor. E o placar tornou-se mais fiel ao panorama do jogo quando Everton Ribeiro construiu uma boa jogada pela direita e levantou na área. No rebote e contando com uma atrapalhada do rival, Arrascaeta apareceu para inaugurar o marcador.

Arrascaeta fez o primeiro do jogo (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

PAROU, MUDOU TUDO

Se Fred estava com semblante de poucos amigos no primeiro, no segundo, tudo mudou. Até sorri apareceu. Isso porque, o Fluminense empatou com Luccas Claro, de cabeça (o gol teve que ser confirmado pelo VAR). Depois, o Tricolor passou a ser mais insinuante e a levar mais perigo - o que parecia improvável na etapa inicial. Michel Araújo quase faz um gol de placa ao driblar meio Flamengo. A bola beijou a trave, em lance antes de trocas em profusão. 

RITMO DE PELADA...

Com muitas alterações lá e cá, a reta final final do Fla-Flu teve a tônica de uma "pelada". Se a expectativa era por um jogo disputado em alto nível para começar o ano, esqueça... Erros técnicos excessivos, baixa intensidade e times espaçados e desguarnecidos, como se o componente tático fosse mero detalhe. Tudo se caminhava para o empate, até que...

ATÉ QUE... VIRADA!

No apagar das luzes, já aos 47, Filipe Luís - que já havia falhado no primeiro gol tricolor - recuou uma bola com extrema infelicidade e serviu a Yago Felipe. Frio, o meio-campista não hesitou e só tocou na saída de Hugo. Foi a primeira vitória do Fluminense após a saída e Odair Hellmann.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 2 FLUMINENSE - 28ª RODADA DO BRASILEIRO
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 6 de janeiro de 2021, às 21h30
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
Árbitro de vídeo: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Gramado: Ruim
Cartões amarelos: Bruno Henrique (FLA) / Calegari, Yago Felipe, Paulo Henrique Ganso e Felippe Cardoso (FLU)
Cartões vermelhos: -

GOLS: Arrascaeta, 39'/1ºT (1-0); Luccas Claro, 9'/2ºT (1-1) e Yago Felipe, 47'/2ºT (1-2).

FLAMENGO (Técnico: Rogério Ceni)
Hugo Souza; Isla, Rodrigo Caio, Natan (Diego, 24'/2ºT) e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson (Pepê, 46'/2ºT), Everton Ribeiro (Rodrigo Muniz, 42'/2ºT) e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol (Pedro, 24'/2ºT).

FLUMINENSE (Técnico: Ailton Ferraz*)
Marcos Felipe; Calegari, Matheus Ferraz, Luccas Claro e Danilo Barcelos; Yuri, Hudson (Caio Paulista, 38'/2ºT), Yago Felipe e Michel Araújo (Martinelli, 38'/2ºT); Wellington Silva (Lucca, 25'/2ºT e Fred (Felippe Cardoso, 20'/2ºT).

* Marcão testou positivo para Covid-19