Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Ceará
escudo default
2
1
escudo default
Grêmio

Ceará bate Grêmio no Castelão, se recupera e mantém Tricolor no Z4

Vozão não ganhava desde a primeira rodada da competição e, com gols de Ricardinho e Michel (contra), conquistou triunfo providencial para salto na tabela de classificação

Foto: Reprodução/TV
Escrito por

Pouco menos de um mês depois, o Ceará soube o que é ganhar novamente no Brasileirão. Frente ao time do Grêmio na Arena Castelão, o Vozão bateu os gaúchos por 2 a 1 e se colocaram na 12ª posição com seis unidades enquanto o time de Renato Portaluppi continua a sua luta por recuperação e termina a rodada na penúltima posição com apenas dois potnos.

INÍCIO EMPOLGADO E EMPOLGANTE

Usando principalmente a velocidade de Leandro Carvalho, o time da casa era quem chegava de maneira mais insinuante no ataque e aos, 10 minutos, um bonito trabalho de bola no chão foi suficiente para o Vozão levantar a torcida. Samuel Xavier abriu espaço pelo lado direito, tocou para a meia-lua onde Thiago Galhardo foi brilhante deixando de calcanhar para a batida certeira do meio-campista Ricardinho. 

DIANTEIRA AUMENTADA

O time de Renato Portaluppi até melhorou no confronto e encontrou alguns espaços para trabalhar jogadas ofensivas, mas quem chegou e contou com uma 'colaboração' de Michel foi o Ceará. Thiago Galhardo se infiltrou bem e, ao tentar tocar para Bergson entrar de frente para a meta de Paulo Victor, o volante gremista improvisado na zaga acabou desviando contra o próprio gol.

DEFESAÇA E RECUPERAÇÃO

Matheus Henrique foi o responsável pela primeira chegada realmente aguda dos gaúchos onde, recebendo passe na intermediária ofensiva, foi avançando e bateu perigosamente e contou com o desvio para quase enganar Richard e forçar o arqueiro cearense a se esticar todo para uma defesa incrível.

Porém, aos 30 minutos, nem mesmo a elasticidade do arqueiro do Ceará foi suficiente para conter o chute forte de perna esquerda dado por Everton que fintou a marcação e conseguiu diminuir o prejuízo do Imortal na primeira etapa.

RITMO NÃO BAIXOU

O ataque cearense não desanimou com o tento sofrido antes do intervalo e já começou dando trabalho aos defensores gremistas quando Fernando Sobral aproveitou a boa movimentação de Bergson e tocou para seu companheiro e bateu bem de pé esquerdo, mas viu a bola passar ao lado da trave direita de Paulo Victor.

Por outro lado, o time de Renato Portaluppi podia até não ter conseguido finalizar com mais perigo a ponto de assustar a meta de Diogo Silva (entrou no intervalo na vaga de Richard), mas se movimentava bem na frente e fazia com que a marcação do Vozão naturalmente precisasse se posicionar, em muitas vezes, atrás da linha do meio-campo.

INTERVENÇÃO ESPETACULAR!

A pressão do Grêmio subiu depois dos 10 minutos de jogo e aumentou consideravelmente o controle de jogo do time gaúcho em relação a rondar a área do Ceará.

Em meio a esse ritmo onde a saída de bola dos anfitriões também ficou dificultada pela melhora na marcação adversária e constantes erros de passe principalmente no meio-campo, o Tricolor passou muito perto de marcar quando o lateral-esquerdo Juninho Capixaba foi ao fundo e fez uma verdadeira assistência onde Alisson ganhou da marcação e testou para uma grande defesa de Diogo Silva. 

VALIOSA VITÓRIA

Depois de passar por minutos finais de absoluta tensão com os dois times desesperados pelo resultado, o Vozão interrompe uma sequência de três rodadas consecutivas sem sequer pontuar na competição.

Depois de ter goleado o CSA na estreia, o Alvinegro de Porangabuçu tinha sido derrotado por Cruzeiro, Atlético-MG e Goiás, algo que deixava o clima para o técnico Enderson Moreira bastante instável.

FICHA TÉCNICA
​CEARÁ 2 X 1 GRÊMIO

Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Data-Hora: 19/05/2019 - 19 h (horário de Brasília)
Árbitro: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (CBF-MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (CBF-MG)
VAR: José Claudio Rocha Filho (CBF-SP)
Assistentes do VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior e Clovis Amaral da Silva (ambos CBF-PE)
Cartões amarelos: Fabinho, João Lucas, Pedro Ken (CEA); Juninho Capixaba, Matheus Henrique, Everton, Alisson, Marinho, Pepê (GRE)
Cartões vermelhos:
Gols: Ricardinho (10'/1°T) (1-0), Michel (contra) (23'/1°T) (2-0), Everton (30'/1°T) (2-1)

CEARÁ: Richard (Diogo Silva, no intervalo); Samuel Xavier, Valdo, Luiz Otávio e João Lucas; Fabinho, Ricardinho, Fernando Sobral e Thiago Galhardo (Pedro Ken, aos 29'/2°T); Leandro Carvalho (Rick, aos 17'/2°T) e Bergson. Técnico: Enderson Moreira.

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Michel e Juninho Capixaba (Pepe, aos 38'/2°T); Rômulo (Marinho, aos 25'/2°T), Matheus Henrique e Thaciano; Alisson (Felipe Vizeu, aos 31'/2°T), André e Everton. Técnico: Renato Portaluppi.