Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CBF diz não ter como cancelar jogo da Chape por causa do regulamento

Manoel Flores explica as razões pelas quais não dá para tirar da tabela o jogo contra o Galo

Atlético-MG x Chapecoense (Foto: Dudu Macedo/Lancepress!)
Escrito por

O diretor de competições da CBF, Manoel Flores, explicou o motivo pelo qual a entidade não pode cancelar a partida entre Chapecoense e Atlético-MG, pela última rodada do Brasileiro, programada até o momento para a Arena Condá, na cidade devastada pela tragédia que matou o time quase inteiro, além de dirigentes e da comissão técnica.

Em entrevista ao Sportv, Manoel alegou que o regulamento geral de competições não prevê cancelamento, mesmo em situações extremas como essa. 

- É uma semana muito difícil para todos nós. Estamos lá em Medellín com equipe nossa, cuidando do envio dos corpos para o Brasil. Mas não há dispositivo no regulamento que preveja o cancelamento. É importante registrar que a questão protocolar é a presença da arbitragem encerrando a partida. Isso é uma questão puramente legal, de procedimento que precisa ser tomado - disse Manoel, confirmando o envio do ofício do Atlético-MG, avisando que não enviará equipe para a partida:

- O Atlético-MG protocolou ofício com motivos que o levará a não ir ao jogo. Obviamente uma coisa é o que está no papel e outra coisa é sobre não comparecer. O não comparecimento será registrado em súmula, havendo W.O, o jogo será homologado e esquece a competição. Não há previsão em regulamento para cancelar a partida.

O regulamento geral de competições tem, no artigo 19, uma previsão sobre procedimentos para adiamento, interrupção e suspensão de partida, caso haja "fato extraordinário que represente uma situação de comoção incompatível com a realização ou continuidade da partida". Mas o termo "suspensão" demanda continuidade em algum momento, pela interpretação da CBF. 

Ou seja, a equipe de arbitragem deve ir a campo, aguardar o tempo protocolar necessário para verificar se há presença ou não de equipes em campo, e sacramentar o W.O. O resultado não mudará a situação da tabela do Galo nem da Chapecoense.