Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Brasil de Pelotas
escudo default
0
1
escudo default
Botafogo

Vai festejar! Botafogo bate Brasil de Pelotas e é campeão da Série B

Com gol de Diego Gonçalves, Alvinegro vence por 1 a 0 a equipe xavante no Bento Freitas neste domingo (21) em jogo no qual segura a pressão mesmo com um a menos

Diego Gonçalves marca o gol do título, após o passe de Navarro (Foto: Vítor Silva / Botafogo)
Escrito por

Como um facho de luz, o Botafogo reconduziu a Estrela Solitária à elite como campeã da Série B. Com gol de Diego Gonçalves, o Botafogo bateu o Brasil de Pelotas por 1 a 0 na tarde deste domingo (21), no Bento Freitas, em jogo válido pela 37ª rodada da competição nacional. A equipe, que ganhou um jogo suado e segurou a pressão xavante, foi beneficiada pela derrotada do Coritiba para o CSA por 1 a 0 e já pode celebrar a conquista com uma rodada de antecedência.

O resultado levou os alvinegros a 69 pontos, contra 64 da equipe paranaense. O Botafogo agora se despedirá da Série B contra o Guarani no próximo domingo (28), às 16h, no Nilton Santos.

QUERO-QUERO JOGO!

O Botafogo não demorou a tomar a iniciativa da partida. Porém, por mais que pressionasse e tivesse posse de bola, a equipe não deslanchava devido a sucessivos erros de passes e do gramado seco do Bento Freitas. Diante do início picotado, o que chamou atenção nos primeiros minutos foi a presença de uma família de quero-queros que "passeou" pelo campo e, depois de interromper o jogo por alguns minutos,, foi retirada por um funcionário.

XAVANTE TENTA...

O Brasil de Pelotas, aos poucos, passou a trazer calafrios para os botafoguenses. Erison buscou investidas. Após escanteio, Diego Gomes saltou e a bola passou perto de Diego Loureiro.

... BOTAFOGO SE ENCAMINHA PARA A CONQUISTA

Em meio ao jogo acirrado, o Botafogo viu um atalho para balançar a rede. Após cobrança de falta, Rafael Navarro voltou a mostrar poder de decisão ao dar passa com categoria e iludir marcador. A bola caiu nos pés de Diego Gonçalves, que não titubeou.

HAJA PRESSÃO...

Em desvantagem, o Brasil aumentou sua pressão e deu trabalho para Diego Loureiro. Diego Gomes serviu e Erison encheu o pé, obrigando o camisa 29 a defender no susto. Em seguida, Diego Loureiro encaixou batida forte de Rildo. Caio Rangel e Bruno Matias ainda arriscaram. Os botafoguenses ainda viram Carlinhos alçar bola para a área, mas Kanu cabeceou por cima da meta.  

VAI EM FRENTE 

O técnico Jerson Testoni tornou o Brasil de Pelotas mais ofensivo na volta do intervalo: Renatinho e Gabriel Poveda entraram nos lugares de Diego Gomes e Caio Rangel, respectivamente. No entanto, o Botafogo cercou a área adversária em cobranças de escanteio e manteve seu ímpeto.

Daniel Borges aproveitou uma  sobra e encheu o pé, só que a bola passou por cima do gol. Em seguida, após uma cobrança de escanteio, Joel Carli encheu o pé e um defensor xavante salvou.

ALVINEGRO FICA COM UM A MENOS

As emoções oscilaram entre os torcedores no Bento Freitas. Marco Antônio encheu o pé e a bola desviou no braço de Leandro Camilo na entrada da área. O árbitro mandou o jogo seguir. Minutos depois, o Brasil de Pelotas teria a grande chance de se impor.

Em contra-ataque de manual, Gabriel Poveda recebeu à feição e foi derrubado por Barreto perto da grande área. Inicialmente, o árbitro deu o amarelo para o volante botafoguense. Contudo, após atender a solicitação do VAR e rever a jogada no monitor, Barreto foi expulso.  Renatinho cobrou a falta rente à trave.

E TOME CHANCES!

Mesmo com um a menos, a equipe de Enderson Moreira continuou a ser impetuosa. Ronald e Diego Gonçalves tabelaram pela direita, mas a jogada não deu certo. Depois de um escanteio cobrado para a área, Rafael Navarro encheu o pé e a bola carimbou na trave.

BOMBARDEIO XAVANTE

A superioridade numérica fez o Brasil de Pelotas encontrar brechas para se lançar à frente. Após cobrança de falta de Renatinho, a bola mansamente atravessou a área e obrigou Diego Loureiro a se esticar para salvar. Em seguida, Bruno Matias arriscou da intermediária e obrigou o camisa 29 a salvar. A equipe gaúcha ainda tentou lançamentos em busca de Erison, mas o atacante não estava inspirado.

FORTES EMOÇÕES

Após a entrada de Rafael Moura, a equipe alvinegra conseguiu a equilibrar o jogo. Mais seguro, o Botafogo foi à frente e teve nova oportunidade de ampliar. O He-Man cruzou e Kanu escorou, mas a bola passou rente à trave. O Brasil de Pelotas partiu com tudo para o ataque, mas os botafoguenses conseguiram se sobressair. 

Nos últimos minutos, não faltou emoção. Ricardinho cobrou falta e a bola passou rente à meta de Matheus Nogueira. Ronald foi lançado, driblou o goleiro e chegou a comemorar, mas o árbitro anulou o gol por impedimento. Não importava. O Botafogo já podia festejar, festejar muito o título de campeão da Série B.

FICHA TÉCNICA
BRASIL DE PELOTAS 0x1 BOTAFOGO


Data-Hora: 21-11-21 - 16h
Estádio: Bento Freitas, em Pelotas (RS)
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Cipriano da Silva Sousa (TO)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Cartões amarelos: Caio Rangel (BRP), Oyama (BOT)
Cartão vermelho: Barreto (BOT)
Gol: Diego Gonçalves, 20/1T (0-1)

BRASIL DE PELOTAS: Matheus Nogueira; Netto (Oliveira, 40/2T), Leandro Camilo, Ícaro e Paulinho; Diego Gomes (Renatinho, intervalo), Bruno Matias, Patrick, Rildo e Caio Rangel (Gabriel Poveda, intervalo); Erison. Técnico: Jerson Testoni

BOTAFOGO: Diego Loureiro; Daniel Borges, Joel Carli, Kanu e Carlinhos; Oyama (Ricardinho, 47/2T), Barreto, Warley (Ronald, 20/2T), Marco Antônio (Romildo, 20/2T) e Diego Gonçalves (Frizzo, 48/2T); Rafael Navarro (Rafael Moura, 37/2T). Técnico: Enderson Moreira