Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Luís Castro, do Botafogo, faz reflexão sobre peso psicológico dos Estaduais: ‘Deveria ser pré-temporada’

Treinador cita os efeitos que os campeonatos regionais causam no planejamento das equipes

Luís Castro faz reflexão sobre os Estaduais (Foto: João Garcia/LANCE!)
Escrito por

Depois do empate sem gols entre Portuguesa e Botafogo no Luso Brasileiro, Luís Castro concedeu uma coletiva de imprensa e fez uma reflexão do peso psicológico dos Estaduais para as equipes. O treinador afirmou que os campeonatos regionais acabam afetando diretamente na preparação da temporada.

– Todas as equipes estão passando por momentos de muita instabilidade nos Estaduais. Acho que é uma reflexão que precisa ser feita. De que forma o Estadual privilegia e tem em consideração a preparação das equipes para a temporada. Há quatro dimensões no rendimento: técnica, física, tática e psicológica. Uma dessas fica claramente desgastada por conta do Estadual, que é a psicológica. Essa dimensão não é tão trabalhada de forma propositada no começo da temporada para os jogadores estarem bem frescos na hora das grandes decisões e batalhas - declarou Luís Castro. 

+ ATUAÇÕES: Tchê Tchê e zagueiros são os poucos que se destacaram em empate do Botafogo

+ ANÁLISE: Oscilação atrapalha Botafogo e assombra trabalho de Luís Castro

- De repente, temos grandes batalhas já no segundo jogo do Estadual. Os treinadores e times precisam gerir toda essa dimensão mental em cada dia de trabalho. Quando eu cheguei, ouvia muita gente dizer que Estadual não era tão importante para a temporada, mas quando olhamos estava tudo fervendo por causa do Carioca. E ainda não começamos Brasileirão e Sul-Americana. Uma das dimensões está completamente dilapidada por um conjunto de incidentes no que deveria ser uma pré-temporada, mas que não é porque já estamos em competição - completou. 

+ Torcedor do Botafogo arremessa copo e Luís Castro quase é atingido no Luso Brasileiro

O Glorioso agora entra em campo na segunda-feira (27/03), diante da Portuguesa, às 20h, no Raulino de Oliveira, pelo jogo de volta da semifinal da Taça Rio. A equipe alvinegra precisa vencer para se classificar para decisão.