Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Estrutura e filosofia: o que Durcesio e Freeland trazem de positivo ao Botafogo do CT do Crystal Palace

Presidente e dirigente das categorias de base do Botafogo visitaram centro de treinamento dos Eagles em busca de inspirações e ideias para futuro modelo do Alvinegro

Eduardo Freeland e Durcesio Mello, do Botafogo, com Dougie Freedman, do Crystal Palace (Foto: Divulgação)
Escrito por

Perto de uma nova realidade financeira, o Botafogo busca inspirações na Europa para melhorar. Durcesio Mello, presidente do Alvinegro, e Eduardo Freeland, dirigente das categorias de base, chegaram em Londres na última quinta-feira com o intuito de conhecer a estrutura do Crystal Palace.

+ Por projeto, Botafogo não desiste e ainda tenta final feliz por Luís Castro, técnico perto do Corinthians

Não apenas porque John Textor, que está prestes a assinar o contrato definitivo para comprar 90% da SAF do Glorioso, também possui ações nos Eagles, mas o Crystal Palace possui uma das melhores estruturas do futebol inglês. Ao lado de Liverpool, Manchester United, Arsenal e Chelsea, são os times que estão na "categoria 1" em estrutura de categorias de base na Terra da Rainha.

Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW

As instalações vêm acompanhadas de um estilo de jogo: a filosofia de todos os times inferiores do Crystal Palace é tentar pressionar o adversário e criar jogadas a partir de passes - como o próprio site dos Eagles mostra. O estilo de jogo passa por controlar a partida no terço final e oportunizar jogadas desde o campo de defesa, com a participação dos zagueiros.

É justamente isso que John Textor quer implantar no Botafogo: uma equipe que seja capaz de atuar na base de um jogo propositivo e tenha esse estilo de jogo enraizado das categorias de base até o profissional. No Crystal Palace, a coisa funcionou nos times inferiores em pouco tempo desde a chegada do norte-americano.

O Palace, vale ressaltar, é a única equipe que derrotou Arsenal e Tottenham duas vezes na Premier League sub-18 nessa temporada. Os Eagles ocupam a 4ª a temporada na Divisão Sul da competição, a três pontos do líder Leicester.

O centro de treinamentos do Crystal Palace é tão grande quanto o local que os profissionais treinam. As instalações contam 13 vestiários, três campos, um centro médico, duas academias, locais de descanso e o campo indoor, o que mais chama a atenção da estrutura. Ao todo, a obra ficou avaliada em 20 milhões de libras (R$ 139 milhões, na cotação atual).

Pela proximidade com Textor, o CT do Crystal Palace será uma espécie de "modelo-padrão" para os próximos passos do Botafogo. O Alvinegro tem o Espaço Lonier, centro de treinamentos do clube, à espera. O local tem 200 mil m² de área - até agora, apenas três campos estão prontos.

A ideia inicial do Botafogo era construir um local que também servisse como moradia para os jogadores. A tendência é que Durcesio Mello e Eduardo Freeland voltem de Londres com mais ideias para o centro de treinamento.