Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De 14º ao acesso tranquilo: Enderson ajuda na mudança do Botafogo e é fundamental em campanha

Treinador chegou sob desconfiança e com time longe do G4, mas conseguiu sinergia com o elenco e garantiu retorno à Série A do Brasileirão com duas rodadas de antecedência

Enderson Moreira é o técnico do Botafogo (Foto: Cleber Mendes / Lancepress!)
Escrito por

O Botafogo viveu um roteiro de cinema. Começou mal, foi desacreditado por praticamente todos que estavam ao redor mas, com o passar do tempo e a chegada de novas pessoas, encontrou o rumo e teve um final feliz. A vida imita a arte e Enderson Moreira tem grande parcela nisso: o treinador foi fundamental para colocar o Alvinegro de volta à Série A do Brasileirão.

+ Presidente diz que Botafogo 'nunca mais vai descer' e elogia ambiente: 'Todos os jogadores pedem pra ficar'

Vale lembrar: o Botafogo ocupava a 14ª colocação na classificação da Série B quando Enderson Moreira foi anunciado como treinador. À época, o Alvinegro passou mais de uma semana buscando Lisca, que escolheu o Vasco, e teve que 'se contentar' com a segunda opção. Deu certo.

A diferença para o primeiro time que estava no G4 era de 11 pontos quando Enderson chegou. A missão parecia quase impossível e o técnico chegou sob desconfiança da torcida e com trabalhos irregulares no currículo recente. Mas profissional e clube acharam um denominador comum capaz de levantar os dois - e, consequentemente, criar algo favorável para todos os envolvidos.

Enderson logo ganhou a confiança do grupo. Os jogadores, analisando em outra ótica, tinham noção de que o desempenho estava longe do ideal e compraram o discurso da nova comissão técnica "de primeira". Tanto ele quanto os auxiliares receberam o espaço necessário para falar, dar instruções e colocar o que fosse necessário visando a melhora do time.

Enderson abraça Joel Carli após o jogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Uma nova sinergia surgiu e foi perceptível para qualquer um em pouco tempo. Enderson ajudou a transformar o Botafogo e foi fundamental para esse 'recomeço'. Só sob o comando do treinador, o Alvinegro conseguiu 53 pontos na Série B - número que já seria suficiente para deixa-lo à frente de Náutico, Vasco e Cruzeiro, por exemplo.

Há defeitos, claro, como as atuações fora de casa. Mas algo que não possui um tamanho suficiente para ameaçar todo o brilhantismo que a campanha teve. Do drama ao acesso tranquilo, o Botafogo viveu uma esquete de filme com vários personagens felizes ao final: os torcedores.