Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Contratação sem custos e ‘lucro no lucro’: entenda o negócio do Botafogo por Erison

Atacante foi adquirido por uma empresa que agencia jogadores e será repassado ao Alvinegro por dois anos; clube ganhará dinheiro em cima do superávit de venda futura

Erison, alvo do Botafogo, jogou no Brasil de Pelotas em 2021 (Foto: Carlos Insaurriaga)
Escrito por

Erison está por detalhes de ser o novo jogador do Botafogo. O atacante de 22 anos, artilheiro do Brasil de Pelotas na última Série B do Brasileirão, chegará ao clube em um modelo de negócio não muito usual: ele será cedido por uma empresa e o clube terá lucro sobre o lucro.

+ Por R$ 500 mil, Botafogo compra Vitinho e Vitor Marinho junto ao Resende

O atacante pertencia ao XV de Piracicaba e foi negociado à "Kirin Sports" por 200 mil euros (1,27 milhão, na cotação atual). A empresa vai repassar o atleta ao Botafogo, que mostrou interesse na contratação do atacante - como o LANCE! havia adiantado.

Isso porque a equipe paulista não queria negociar o jogador sem custos. Valorizado após o desempenho no último Campeonato Brasileiro, o estafe do atleta buscou este 'intermediário' para permitir que Erison pudesse vestir a camisa do Botafogo.

E como o Glorioso fica na negociação? O clube não terá gastos de transferência e Erison chega de graça, repassado em um contrato de dois anos junto à "Kirin Sports". O Alvinegro vai, neste período, arcar com os salários do atacante, considerados baixos.

Financeiramente, o Botafogo terá um possível pelo lucro de uma possível venda futura do atleta. O Alvinegro vai receber 50% do lucro da transferência do atacante. Vale ressaltar que não é o valor inteiro, e sim a diferença do dinheiro total do negócio menos o que foi investido pela Kirin Soccer (200 mil euros).

Por exemplo: se Erison for vendido por 1 milhão de euros, a empresa vai 'tirar' os 200 mil investidos. Sobram 800 mil, valor que representa o lucro do negócio. Deste valor, o Botafogo vai receber 50% - no caso, nesta situação hipotética, seriam 400 mil euros (R$ 2,5 milhões, na cotação atual).

A diretoria avalia o atacante como um jogador com potencial e que pode dar retorno dentro e fora de campo. Entre clube e atleta está praticamente tudo certo, faltando apenas os exames médicos para tudo se concretizar. O Glorioso ainda fecha os últimos detalhes burocráticos com a Kirin Soccer, mas Erison será jogador do Alvinegro em 2022.