Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Botafogo considera ‘um marco importante’ a aprovação do PL do clube-empresa no Congresso

O clube de General Severiano também destacou que este é um avanço na modernização e profissionalização do futebol no país

O Botafogo quer se tornar um clube-empresa (Foto: Divulgação)
Escrito por

Em nota oficial publicada na tarde desta quinta-feira, o Botafogo considerou um marco importante no futebol brasileiro a aprovação do projeto de clube-empresa (SAF) no Congresso. O clube revelou ainda que através do Presidente Durcesio Mello e do CEO Jorge Braga, o Alvinegro participou ativamente das discussões e colaborou na elaboração do projeto.

O Botafogo também destacou que este é um avanço na modernização e profissionalização do futebol no país. O clube considera este como um caminho irreversível e alinhado com a visão de futuro do Alvinegro e com a reformulação administrativa e econômico-financeira que está em curso.

> ATUAÇÕES: Chay marca três gols e recebe a maior nota do Botafogo

VEJA A NOTA OFICAL PUBLICADA PELO BOTAFOGO

O Botafogo considera um marco importante no futebol brasileiro a aprovação, na última quarta-feira (14/7), do Projeto de Lei 5516/19, de autoria do Presidente do Senado Rodrigo Pacheco e relatado pelo senador Carlos Portinho. Como se sabe, o projeto possibilita a formação de uma nova estrutura societária específica para o futebol - a Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Através do Presidente Durcesio Mello e do CEO Jorge Braga, o Clube participou ativamente das discussões e colaborou na elaboração do projeto, que prevê novas práticas de governança, transparência, controle, um sistema tributário especial e institui meios de financiamento da atividade do futebol. E aumenta a responsabilidade dos tomadores de decisão.

Com os incentivos e segurança jurídica, o produto futebol se torna mais atrativo a investidores e permite que o ecossistema esportivo tenha um salto de qualidade. Grandes mercados possuem essa modalidade estruturada, como Espanha, Portugal e Alemanha, entre tantos outros. O Brasil era um dos poucos sem uma legislação específica.

É um avanço na modernização e profissionalização do futebol no país: um caminho irreversível e alinhado com a visão de futuro do Botafogo e com a reformulação administrativa e econômico-financeira que está em curso. Este marco regulatório traz mecanismos de saneamento importantes que permitirão uma opção muito mais viável para o enfrentamento da dívida sem a necessidade de medidas mais duras, como o caso de um Recuperação Judicial, uma vez que regula todo o pagamento do passivo em 10 anos.

O projeto "Botafogo S/A", que recentemente recebeu autorização do Conselho Deliberativo para ter andamento, previa essa opção. Há pleno alinhamento, nos conceitos e nos mecanismos, com este projeto aprovado no Congresso.

> Veja a tabela da Série B

ENTENDA

Na última quarta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5516/2019, que viabiliza a criação Sociedades Anônimas de Futebol (SAFs). Essa transição de associação civil para tem como objetivos atrair mais investidores e garantir maior transparência na gestão de clubes. Há também a expectativa de que exista um melhor gerenciamento de dívidas, especialmente as que possuem um caráter social, como as trabalhistas.

No plenário, o texto foi aprovado com 429 votos a favor e apenas sete contra. O projeto é de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), com relatoria de Carlos Portinho (PL-RJ). Na Câmera dos Deputados, o relator Fred Costa (Patriota-MG) manteve o texto que veio do Senado. Assim, o projeto, agora, depende apenas da sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro.