Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Botafogo supera desfalques e vai às quartas da Copinha; veja quem pode receber chances no time principal

Com vários titulares da equipe do ano passado integrados à pré-temporada de Enderson Moreira, time sub-20 passou por mudanças e teve resultado surpreendente na Copinha

Time do Botafogo na Copinha (Foto: Divulgação/Botafogo)
Escrito por

A eliminação do Botafogo na Copinha pela derrota por 1 a 0 para o América-MG causou, ao mesmo tempo, decepção e um sentimento de que o time poderia ter ido mais longe. Isso porque a equipe comandada por Ricardo Resende chegou a São Paulo com vários desfalques, mas se superou durante o torneio e, mesmo sem dar show, foi competitiva contra o Coelho.

+ Marcinho não é mais jogador do Botafogo: saiba as contratações, saídas e sondagens do clube

Pelo curto elenco diante das saídas na virada do ano, sete jogadores que atuaram de forma regular no time sub-20 no ano passado foram chamados por Enderson Moreira para participar da pré-temporada. Ricardo Resende, técnico do sub-20, teve menos de um mês para preparar uma equipe com várias mudanças visando a Copinha.

Igo Gabriel, Vitor Marinho, Juninho, Vitinho, Matheus Nascimento, Gabriel Conceição e Rikelmi se juntaram ao profissional. Nesse contexto, outros jogadores apareceram para os holofotes na Copinha. O LANCE! mostra quais atletas tiveram boas atuações na competição sub-20.

RAÍ

Raí, do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Posição: Meia
Idade: 21/04/2002 (19 anos)
Contrato: 31/12/2022
Jogadores do setor no profissional: Chay, Felipe Ferreira, Juninho e Vitinho

Não apenas um dos melhores jogadores do Botafogo, mas de toda a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Uma espécie de "12º jogador" no ano passado, Raí teve um torneio de afirmação e liderou tecnicamente o Alvinegro. O jogador marcou um gol e deu três assistências.

Com a bola no pé, Raí não deve praticamente nada a ninguém que disputou a Copinha. O trabalho sem bola, contudo, é algo que precisa ser trabalhado. A intensidade para marcar e compor espaços é o ponto fraco do meio-campista - e algo que pode pesar negativamente por eventuais chances no profissional.

GUILHERME LIBERATO

Guilherme Liberato, do Botafogo (Foto: Fábio de Paula/Botafogo)

Posição: Volante
Idade: 16/06/2001 (20 anos)
Contrato: 31/12/2022
​Jogadores do setor no profissional: Breno, Fabinho Kayque e Romildo

De todos os jogadores do elenco, talvez o 'mais preparado' para jogar no time profissional. Com porte físico avantajado, ele se destaca justamente pelas disputas no meio-campo e proteção no setor. Não é um volante pesado, tem mobilidade e até se aventura para sair jogando.

Apesar de ter cometido o erro que gerou o gol do América-MG, a Copinha de Liberato foi maior que isso. O jogador de 20 anos ainda é afobado no quesito de largar a posição original para sair no combate aos adversários na busca por uma roubada de bola, deixando por vezes a linha desprotegida. Mesmo assim, é um nome a se observar.

JEFINHO

Jefinho, do Botafogo (Foto: Reprodução)

Posição: Lateral-esquerdo
Idade: 14/01/2002 (20 anos)
Contrato: 31/12/2022 (emprestado pela Portuguesa-RJ)
Jogadores do setor no profissional: Carlinhos, Hugo e Jonathan Silva

Se a primeira impressão é que a fica, Jefinho sai com moral. O lateral-esquerdo foi contratado pelo Botafogo no fim do ano passado após a Copa Rio/OPG e estreou pelo clube justamente na Copinha, sendo titular em todos os jogos com Ricardo Resende.

As raízes de futsal são bem claras: Jefinho gosta de pisar, dominar e avançar com a bola no pé, sendo um lateral que sai para jogar e construir por dentro, participando com frequência do jogo ofensivo. A atuação do jogador cai justamente quando ele está longe da área, quando é forçado a dar passes longos e/ou cruzamentos de maior precisão.

KAWAN

Kawan, do Botafogo (Foto: Adriano Mendes)

Posição: Zagueiro
Idade: 10/04/2003 (18 anos)
Contrato: 31/03/2023 (contrato de formação)
Jogadores do setor no profissional: Joel Carli, Kanu, Lucas Mezenga e Klaus

Kawan é outro que chegou no Botafogo na reta final do ano passado, após passagem pelo Betim-MG. Mesmo sendo um dos mais jovens da equipe, conquistou espaço no time titular e teve papel interesse taticamente: era um dos mais ativos nos passes na saída de três na defesa e por vezes se comportava como um primeiro volante.

Mostrou facilidade de sair jogando com as duas pernas - tem a perna esquerda como a dominante. Em termos defensivos, se destacou pelos duelos no chão. Até pela idade e ainda por não ter a parte física avançada quanto os demais, Kawan não mostra sinais de que 'está pronto' para o profissional, mas é um nome que pode ser observado e, principalmente, colocado em treinos.