Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Análise: Botafogo mantém sua força como visitante e tenta ganhar fôlego na reta final do Brasileiro

Alvinegro consegue três pontos significativos no 2 a 0 diante do Atlético-MG e mostra-se capaz de superar eventuais oscilações em campo

Botafogo derrotou o Atlético-MG por 2 a 0 após ter sofrido forte pressão no jogo (Vitor Silva/Botafogo)
Escrito por

A torcida convive com as duas faces do Botafogo neste Brasileirão. A vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-MG em pleno Mineirão manteve a equipe como uma das melhores visitantes da competição nacional. O Glorioso perde apenas para o campeão Palmeiras quando se trata de partidas longe de seus domínios.

Os comandados de Luís Castro conquistaram 31 pontos de seus 50 fora do Rio de Janeiro. Em 18 jogos, a equipe obteve nove vitórias, empatou quatro vezes e perdeu cinco partidas (um aproveitamento de 57,41%). 

São 23 gols marcados e 21 sofridos. Além disto, o Alvinegro tem apresentado capacidade para criar jogadas (são 26 chances claras, segundo dados do Sofascore).

Porém, o triunfo que conseguiu segunda-feira (7) é simbólico por tudo que a equipe passou no Mineirão. O próprio técnico Luís Castro reconheceu que a etapa inicial foi aquém do esperado. O Atlético-MG enfileirou oportunidades, chegou a ter gol anulado e levou calafrios à zaga do Glorioso em alguns momentos.

A desorganização defensiva inicial assustou Gatito Fernández e, posteriormente, obrigou seu substituto Lucas Perri a se desdobrar. Só aos poucos, com os ajustes promovidos por Luís Castro, a equipe foi entrando nos eixos.

Luís Henrique e Victor Sá deram nova rotação ao Alvinegro. As brechas foram surgindo e, em um contra-ataque, a jogada de Tiquinho Soares culminou em um petardo de Victor Sá. Logo depois, Lucas Fernandes saiu do banco para cruzar a bola e encontrar Tiquinho Soares, que fez o segundo gol. 

Nos três significativos pontos obtidos no Mineirão, fica o mérito de que o Botafogo é capaz de superar eventuais oscilações em campo e achar novos caminhos para derrotar adversários. Cabe ao técnico Luís Castro tornar este jogo um marco para a equipe consolidar sua vaga na Libertadores de 2023 e, agora, comprovar que tem condições de ir bem como mandante diante do Santos na quinta-feira (10) no Nilton Santos.