A partir da última terça-feira (1), quatro atletas do Bahia chegaram aos seis meses finais do seus vínculos com o clube e, assim, podem assinar pré-contrato com qualquer outra equipe. Entre eles está o meia Everton Ribeiro, a grande referência técnica, camisa 10 e capitão da equipe tricolor.
✅Clique aqui para seguir o canal do Esquadrão no WhatsApp e ficar por dentro de tudo!
Everton, no entanto, tem gatilhos de renovação no contrato que podem viabilizar a permanência por mais uma temporada, a depender do número de jogos disputados.
Vale lembrar que o pré-contrato é um artifício previsto no artigo 25 do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol, que prevê a possibilidade de atletas em fase de expiração do contrato, ou que estão dentro dos seis meses finais do acordo, assinarem uma espécie de termo de compromisso - anterior ao contrato oficial - com outra equipe.
Quais são os jogadores do Bahia em término de contrato?
Além de Everton Ribeiro, o lateral-direito Santiago Arias e os goleiros Danilo Fernandes e Gabriel Souza também estão livres para acertar com outros clubes. Desses, apenas Everton e Arias são utilizados com frequência por Rogério Ceni, já que Danilo e Gabriel são terceiro e quarto goleiros, respectivamente.
O Bahia, inclusive, se movimentou nas últimas janelas para trazer atletas com contratos longos, como é o caso de Erick, Ramos Mingo e Erick Pulga, contratados no início deste ano com vínculos até o fim 2029.
O Bahia deve fazer movimentos pontuais nesta próxima janela de transferências, do dia 10 de julho a 2 de setembro, caso julgue necessário. À priori, o técnico Rogério Ceni afirmou que a base do elenco será mantida até o final da temporada.