Aqui é Galo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

PM de Minas proíbe torcedores do Galo de levar a letra “B” para o clássico contra o Cruzeiro, no sábado

Medida seria de segurança para evitar confrontos. O Atlético-MG vai entrar com uma ação no MP para reverter a decisão . Cruzeiro aprovou a iniciativa

A provocação saida do futebol só poderá ser percebida no clássico Galo x Raposa por cantos, devido as ações de segurança impostas pela PM-(LANCE! / Sobre arquivo)
Escrito por

Em reunião para acertar os trâmites do clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro, no próximo sábado, 7 de março, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro, representantes de Galo e Raposa estiveram reunidos na sede da Federação Mineira de Futebol(FMF) com dirigentes e membros da Polícia Militar Mineira.

Entre as decisões do encontro, se resolveu sobre a carga de ingressos do jogo, ficando 90% para a torcida atleticana, pois o alvinegro é o mandante e 10% para os cruzeirenses, o que dará 6 mil ingressos destinados ao clube azul.

Todavia, o que mais chamou a atenção foi a proibição da PM, por motivos de segurança segundo a corporação, da torcida atleticana de levar itens de provocação ao rival, fazendo alusão ao rebaixamento do rival à Série B do Campeonato Brasileiro.

A Polícia Militar determinou que os torcedores atleticanos não poderão entrar no Mineirão com faixas e até mesmo a letra “B”, remetendo à queda do rival para a segunda divisão nacional. Outras ações como cantos, áudios ou vídeos em referência ao rebaixamento celeste também foram proibidos pela PM.

-A Polícia Militar determina que não sejam executados cânticos e vídeos provocativos no sistema de áudio e vídeo do Mineirão como, determina a proibição de entrada de qualquer artefato que tenha a imagem com a letra B. 0 Atlético não concorda com a proibição da PMMG. A ironia e as manifestações legítimas do torcedor não podem sofrer limitações pelo poder público, o clube espera que o Ministério Público atue para defender a manifestação do torcedor- diz o texto da ata da reunião na FMF.

Os representantes do Atlético-MG não aceitaram bem a resolução e o vice-presidente do Galo, Lásaro Cândido da Cunha, usou sua conta no Twitter para expressar o descontentamento do alvinegro, além de considerar a medida da PM como “censura’ e ‘ilegal”. Lásaro disse que o Galo pode recorrer ao Ministério Público para reverter a proibição.

-A PM proibiu o torcedor do Atlético de portar no jogo de sábado qualquer 'artefato' que tenha a imagem da ‘letra B’. Trata-se de proibição ilegal. O Atlético vai oficiar para que o Ministério Público tome as medidas legais urgentes para impedir essa censura absurda- postou o dirigente.

Já o representante do Cruzeiro na reunião, Benecy Queiroz aprovou a medida e parabenizou a PM.

-É uma questão de segurança. Como é responsável pela segurança, a PM determinou isso. Temos de parabenizar a ação da PM para que todos tenham segurança para ver um grande espetáculo no estádio-disse o superintendente administrativo do clube celeste.

Outras medidas do clássico

A carga total de ingressos para o clássico é de 60 mil ingressos, sendo 10% para o visitante, Cruzeiro, que terá de fazer a compra da sua parte para revenda até 24h após a reunião, mesmo prazo o Atlético repassar as entradas.

O acesso do torcedores do Cruzeiro no Mineirão será pela rampa de integração do Mineirinho com o estádio e dentro do Gigante da Pampulha, ficarão nos setores superior roxo (portões B, 310, 311 e 312), superior amarelo (portões 313 e 314) e inferior Amarelo (portões 112, 113 e 114).

A entrada de torcidas organizadas do Cruzeiro, Pavilhão e Máfia Azul, não será permitida, pois estão banidas por medida educativa da Polícia Militar. As outras organizadas, tanto de Galo, quanto da Raposa, não poderão portar bandeiras, faixas e instrumentos.

Nos camarotes, os torcedores do Cruzeiro não poderão a camisa do clube e de outros times das Séries A e B. A Minas Arena, administradora do estádio, diz que não adotará a medida.

Bandeiras, mastros proibidos e organizadas a 5km do Mineirão

- Está proibida a entrada de mastros, bandeiras, faixas e instrumentos de todas as torcidas organizadas de Atlético e Cruzeiro. O motivo é a ausência de apresentação do Cadastro organizado das T.Os.

- Torcidas Organizadas do Atlético autorizadas a entrarem no estádio: GDR Alvinegra, Força 13, Dragões da FAO, Fúria Alvinegra, Movimento 105 Minutos, Velha Brigada, Galo Metal, Camisa 13 e Galoucura.

- Torcidas Organizadas do Cruzeiro autorizadas a entrarem no estádio: Rapozama, China Azul, NAV, Geral Celeste, Torcida Jovem e Mancha Azul.

- Devido ao banimento por parte do MP, as organizadas Máfia Azul e Pavilhão seguem impedidas de entrarem em estádios nas partidas do Cruzeiro. Além disso, elas não podem ocupar um raio de 5km de proximidade do Mineirão; também é proibida a entrada com qualquer objeto que identifique uma dessas torcidas, tanto no estádio quanto no raio de 5km.