Aqui é Galo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

LANCE! Espresso: Sampaoli vai embora e deixa para o Atlético-MG palavras vazias

Os bastidores sempre mostraram um profissional exigente, mas que gosta de fazer o papel de vítima.

(Pedro Souza/Atlético-MG)
Escrito por

"O Galo está destinado a brigar por grandes coisas. Sei que as vitórias virão. Gosto muito de vocês e desejo que sigam caminhando com o coração como guia". Foi desta forma que Jorge Sampaoli encerrou a carta ao anunciar sua saída do Atlético-MG - o treinador vai preparar o time para a última rodada do Brasileirão, mas, suspenso, não estará no banco.


É legítimo buscar uma nova oportunidade na Europa, mas o técnico deixa o Galo com projeto inacabado. Assim como foi no Santos, os bastidores sempre mostraram um profissional exigente, mas que gosta de fazer o papel de vítima.

Seja pelos intermináveis pedidos por reforços ou questões estruturais dos clubes, Sampaoli várias vezes ameaçou deixar durante a temporada os dois clubes brasileiros que treinou, algo que causou ruído com dirigentes e os próprios atletas. O treinador deve partir agora para o Olympique de Marselha, um clube hoje que não brilha nem mesmo na França.

Independentemente de sua nova trajetória, os clubes brasileiros precisam olhar para Sampaoli com mais critério no futuro. O nível de cobrança do treinador é alto para quem ainda tem poucas conquistas no currículo. Seus times demonstram apreço pelo bom futebol, mas oscilam muito - com calendário favorável, o Atlético desperdiçou sucessivas chances quando rivais pelo título brasileiro patinavam.

Ainda que tenha apoio de patrocinadores, o Galo pode ter dificuldade para manter a gorda folha salarial em dia, como teve nesta temporada antes mesmo da chegada de Hulk e Nacho Fernandez. Sampaoli se despediu com palavras bonitas, mas ao mesmo tempo vazias.

O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.