Aqui é Galo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Estilo adaptável, briga com Klopp, promessa ao filho… Conheça ‘Turco’ Mohamed, técnico do Atlético-MG

Treinador tem história vitoriosa no futebol mexicano e argentino, passagem pela Europa e substituirá Cuca no time de Minas

'Turco' vai comandar o Atlético-MG nesta temporada (Foto: AFP)
Escrito por

O torcedor do Atlético-MG sabe qual será o treinador da equipe em 2022. Trata-se do argentino Antonio Mohamed, ou 'El Turco Mohamed', que chega com a missão de substituir Cuca, técnico da tríplice coroa de 2021 (Campeonato Mineiro, Brasileirão e Copa do Brasil) e que pôs fim ao jejum de 50 anos do clube sem vencer o Campeonato Brasileiro.


Aos 51 anos, o 'Turco' estava livre no mercado desde 2020 e aceitou a oferta de treinar o Galo por um ano. Ele é ex-jogador de futebol, atuou em clubes como Independiente, Boca Juniors e Monterrey-MEX, pendurou as chuteiras em 2003 e, logo depois, decidiu virar treinador.

> Atlético-MG perde para o Mirassol e está eliminado da Copinha

Mas quem é Antonio Mohamed? Qual o estilo de jogo? Ele construiu uma carreira de sucesso? LANCE! mostra tudo sobre a história do argentino como técnico de futebol.

Estilo flexível

Em material obtido pelo portal "GE", uma espécie de portfólio do treinador, foi detalhado como Mohamed enxerga o futebol e podemos ter uma ideia de como será o Atlético-MG comandado por ele.

O que mais se destaca nas descrições é a adaptabilidade, pois o treinador coloca os "jogadores acima do sistema". Ou seja, seus times são moldados a partir das características do elenco. Além disso, Mohamed preza por treinar suas equipes com base nos jogos seguintes, definindo táticas de acordo com o adversário e o contexto da partida.

Nesse sentido, o ' Turco' se assemelha a um técnico que fez sucesso recente no Brasil com um modelo adaptável: o português Abel Ferreira, do Palmeiras. No detalhamento dos esquemas de jogo utilizados por Mohamed, vários foram encontrados, como o 4-3-3 e o 5-3-2.

Sucesso no México e na Argentina

Mohamed tem passagens por muitos clubes em seu currículo. Os destaques ficam para os trabalhos no Huracán (ARG), Independiente (ARG), Tijuana (MEX), Monterrey (MEX), América (MEX) e Celta de Vigo (ESP).

No Huracán, em 2007, levou o time à primeira divisão da Argentina e conquistou o recorde de pontos do clube em uma temporada regular. Três anos depois, assumiu o "Rei de Copas" (Independiente) e foi campeão da Sul-Americana de 2010, vencendo o Goiás na final.

Mas foi no México que 'El Turco' mais se destacou. Foi campeão de três edições do Campeonato Mexicano (Apertura), uma pelo Tijuana, uma no América e outra no Monterrey. Nos "Rayados" (apelido do Monterrey), ainda venceu duas Copas México e conquistou o 3° lugar no Mundial de Clubes de 2019.

Trauma e promessa ao filho

Em 2006, uma tragédia abalou a vida de Antonio Mohamed. Ele levou seu filho Farid, de nove anos e fã de futebol e da seleção argentina, para assistir a Copa do Mundo daquele ano, disputada na Alemanha. 

Após a eliminação dos 'hermanos' para a seleção anfitriã nas quartas de final, nos pênaltis, Mohamed e sua família se dirigiam ao aeroporto de Frankfurt e o carro em que estavam foi atingido por outro em alta velocidade. O garoto de nove anos teve graves ferimentos, não resistiu e acabou morrendo.

O Turco, então, fez uma promessa: ele teria como meta ser campeão nacional com o Monterrey, time de coração do pequeno Farid.

Mohamed no título com o Monterrey (Foto: Reprodução / Televisão)

Em 2019, quando era técnico do Monterrey, ele conseguiu: nos pênaltis, seu time derrotou o América e se sagrou campeão do Apertura daquele ano.

- (Dedico) a minha mãe, ao meu pai e ao meu filho. Eles devem estar fazendo uma festa lá em cima - disse o treinador, que carregava um terço no banco de reservas, ao jornal mexicano Récord.

Briga com Klopp e encontro com o Galo

Em 2019, durante o Mundial de Clubes, Antonio Mohamed, então treinador do Monterrey, protagonizou uma discussão quente com Jürgen Klopp, técnico do Liverpool. Em entrevista a um site argentino, 'El Turco' revelou que Klopp foi desrespeitoso com ele na ocasião, fazendo com que "perdesse a compostura".

- Ele ficou o tempo inteiro pedindo amarelo porque dizia que estávamos batendo no Salah toda hora, mas quando eu pedi um cartão para que expulsassem um jogador dele, ele mostrou a língua e tirou sarro de mim - contou.

Jürgen Klopp, do Liverpool (Foto: Bo Amstrup / Ritzau Scanpix / AFP)

Outra história curiosa envolvendo o técnico foi que ele já cruzou com o Atlético-MG, e não foi em um jogo qualquer. Mohamed treinava o Tijuana na Libertadores de 2013 e, nas quartas de final, teve o Galo como adversário.

O jogo da volta ficou muito marcado pela noite de São Victor, pois o goleiro defendeu um pênalti cobrado pelo atacante Riascos aos 48 minutos do segundo tempo e garantiu a vaga do clube mineiro nas semifinais. O Atlético foi campeão daquela Libertadores.

*Sob orientação de Leonardo Martins