Aqui é Galo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Designer entra na justiça contra o Atlético-MG por uso indevido do Galo

Ivan Volpi, criador da obra, tenta impedir que o clube continua utilizando a marca e o desenho para fins comerciais 

O Galo Volpi virou alvo de batalha judicial por um suposto uso indevido da marca. O Atlético-MG nega o fato- Reprodução
Escrito por

Um dos símbolos mais utilizados e amados pelos torcedores do Atlético-MG, o Galo Volpi, está envolvido em uma briga jurídica. O criador do desenho, o designer Ivan Volpi, questiona a forma que o clube tem utilizado o símbolo e pede para que seja cessada o modo de veiculação da sua criação.

O Galo Volpi foi criado por Ivan na década de 1980, quando o artistas trabalhava para o clube, e o seu uso seria para fins filantrópicos, o que, segundo Volpi, não está acontecendo.

Ivan ajuizou uma ação em agosto deste ano na 20ª Vara Federal Cível de Belo Horizonte, contra o Atlético-MG e o Instituto Nacional Da Propriedade Industrial (INPI. A ação visa discutir a propriedade intelectual e o uso da marca do Galo estilizado. Volpi também pediu para que o INPI não faça nenhum registro novo da obra para o clube

Ivan Volpi diz que o Atlético-MG teria registrado a marca de forma fraudulenta, haja vista a não utilização da marca com a finalidade para a qual foi registrada, qual seja, como serviços de filantropia.

O Atlético-MG obteve uma primeira vitória, pois o pedido de liminar para bloquear a propriedade do clube sobre o Galo Volpi foi foi indeferido pelo juiz Robson de Magalhães Pereira.

Uma audiência para conciliação das partes do processo foi agendada para a próxima quarta-feira, (24/10), às 15h40.

- O Atlético tem o registro há mais de 20 anos. Ele trabalhou no clube e confessa isso. E recebeu para fazer o trabalho. Há um prazo decadencial que precisa ser respeitado. Já se passaram muitos anos. O Atlético foi renovando o registro. Volpi confunde filantropia com entidade sem objetivo econômico. Entidade sem objetivo econômico é aquela que não divide lucro, que investe seu resultado em prol do próprio objetivo social. Qualquer clube no Brasil é considerada entidade desse tipo, afirmou Lásaro Cândido da Cunha, vice-presidente e advogado do clube.

Além do Galo Volpi, o clube registrou como marcas “Galos estilizados”, o “Galo Carijó” e o “Galão”.