Aqui é Galo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Aos 66 anos, Levir Culpi anuncia aposentadoria do futebol

O agora ex-técnico teve passagens por vários clubes brasileiros, mas se destacou no mercado brasileiro dirigindo Atlético-MG e Cruzeiro 

O treinador teve seus maiores êxitos em clubes de Minas Gerais, mas também trabalhou em outros grande do Brasil-(Reprodução)
Escrito por

Chegou ao fim a carreira de um dos técnicos mais vitoriosos do futebol mineiro e brasileiro. Levir Culpi anunciou em Belo Horizonte que vai encerrar a carreira de treinador, aos 66 anos.

-Eu encerrei a minha carreira. Agora chega, vou cuidar dos meus netinhos. Eu ainda não me comuniquei publicamente, mas é a primeira vez que falo em me aposentar. Mas vou cuidar dos meus netinhos. Chega. Esses dias fiquei pensando, olhei para a minha idade, tenho 66 anos. Está ótimo. Chega!- disse ao programa Globo Esporte, d TV Globo Minas.

O último trabalho de Levir no futebol foi comandando o Atlético-MG entre o fim de 2018 até abril deste ano, quando foi demitido após a má campanha do time na Libertadores, não conseguindo nem passar da fase de grupos.

Levir Culpi começou no futebol como treinador no juventude, onde encerrou a carreira como jogador. Mas, ganhou destaque nacional nos clubes mineiros, vencendo 11 dos seus 16 títulos como técnico por Cruzeiro e Atlético-MG clubes em que  mais trabalhou, com diversas passagens.

No Galo, conquistou seis títulos na carreira: três Mineiros (1995, 2007 e 2015), uma Série B (2006), uma Copa do Brasil (2014) e uma Recopa Sul-Americana (2014), com 320 jogos à frente do alvinegro, tendo 172 vitórias, 66 empates e 82 derrotas.

Já no Cruzeiro, Levir Culpi teve sua primeira projeção nacional com a conquista da Copa do Brasil de 1996 sobre o poderoso time do Palmeiras, em pleno Parque Antártica. Além do mata-mata nacional, Levir teve êxito na Toca da Raposa vencendo dois Mineiros (1996 e 1998), Recopa Sul-Americana (1998) e uma Copa Centro-Oeste (1999), além dos vices-campeonatos, do brasileiro e da Mercosul, ambos em 1998. Levir comandou o time celeste em 257 jogos, com 140 vitórias, 68 empates e 49 derrotas.

Carreira como Jogador

Levir Culpi nasceu em Curitiba-PR e jogou como zagueiro por sete clubes como zagueiro: Coritiba, Botafogo, Santa Cruz, Colorado, Atlante, Figueirense e Juventude.

Outros títulos como técnico

O treinador também treinou outros grande do Brasil, como Santos, São Paulo, Fluminense, Palmeiras, Botafogo, vencendo outros campeonatos na carreira, Confira a lista:

Pelo Fluminense: Primeira Liga de 2016. No São Paulo, o Campeonato Paulista de 2000. Com o Paraná Clube, o título Paranaense de 1993, Catarinense de 1989, pelo Criciúma e Série B de 1988, com a Inter de Limeira.