VA

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Médico diz que Van Dijk ficará por cerca de oito meses fora e afirma: ‘Chance de riscos maiores é pouca’

Dr. Pedro Baches Jorge, ortopedista e cirurgião de joelho do Hospital Sírio Libanês<br> e da Santa Casa de SP, acredita que o jogador voltará em alto nível

Van Dijk se lesionou na partida contra o Everton (Foto: PETER BYRNE / POOL / AFP)
Escrito por

Van Dijk ficará de fora por, pelo menos, seis meses. É o que estima o Dr. Pedro Baches Jorge, ortopedista e cirurgião de joelho do Hospital Sírio Libanês e da Santa Casa de SP. De acordo com o médico, a lesão sofrida pelo zagueiro holandês foi comum, mas atípica.

- Ele teve uma lesão no ligamento cruzado anterior. Foi um lance atípico porque é muito incomum de ser rompido dessa forma. Geralmente quando um jogador rompe, é sozinho. No lance, ele estava correndo e o goleiro saiu. O pé dele estava preso e o goleiro se enroscou. É uma lesão comum, mas o mecanismo foi um pouco atípico.

Para o doutor, o zagueiro holandês terá que operar, mas voltará em alto nível se o procedimento de recuperação for feito de forma correta.

- É uma lesão iminentemente cirúrgica. O ligamento cruzado tem a função de estabilizar o joelho. Quando vai dar uma finta, mudar de direção, o jogador não torce a perna porque o ligamento cruzado está ali segurando a musculatura. Para fazer esporte, fica praticamente inviável. Temos muitas formas de reconstruir, mas devem utilizar o tendão. A cirurgia é relativamente rápida e o tempo de recuperação é de sete a oito meses. Antigamente, o tempo era menor, mas aumentou - explicou.

Ele também explicou como é feita a cirurgia e quais são os riscos de uma possível lesão quando Van Dijk voltar a atuar.

- O ligamento que rompeu é retirado e os tendões são utilizados para reconstruir o ligamento cruzado. Esses oito meses é o tempo que estará cicatrizando dentro do corpo. O jogador tem que fazer fisioterapia, treinamentos de jogo, para em mais ou menos oito meses, voltar. Indo tudo bem, ele volta no nível alto. Mas ele está exposto a uma re-ruptura. Nos dois primeiros anos que o cruzado é rompido, as chances de romper novamente o mesmo ou o outro é de 30%. Então ele precisa de uma reabilitação extensa - disse.

- Teoricamente, a chance de riscos maiores é muito pouca. Se ele teve outras lesões junto, pode haver um desgaste maior no futuro. Mas se todas forem tratadas agora, ele voltará em alto nível - completou.

O Dr. Pedro Baches também falou sobre lesões semelhantes no futebol e casos que aconteceram no Brasil. 

- O caso mais clássico é o do Michael Owen, que ele torceu sozinho jogando pela Inglaterra. É um dos que ficou mais famosos porque é o mecanismo de trauma mais comum. No Brasil, temos o Amoroso, quando jogava pelo Guarani, contra o São Paulo. O Paulo Henrique Ganso, quando era do Santos, estava no auge, e voltou num nível abaixo. O Nilmar rompeu umas duas ou três vezes.

Na última temporada, Virgil Van Dijk foi um dos jogadores mais importantes para o Liverpool. Ele atuou em 50 partidas, marcou cinco gols e deu duas assistências. Ficou em segundo lugar no prêmio "The Best", da Fifa. Foi considerado o Melhor Jogador da Uefa e o Jogador da Temporada da Premier League.