VA

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ao L!, jornalista alemão analisa chances do Bayern repetir 2012/13 para conquistar nova Tríplice Coroa

Equipe da Baviera foi campeão de tudo há sete anos e agora tenta repetir feito, que até o momento, é inédito em 120 de história do clube de Munique

Bayern viveu o maior momento de sua história na temporada 2012/13 (Foto: Christof Stache / AFP)
Escrito por

Está chegando a hora da bola voltar a rolar na Liga dos Campeões da Europa. Após a paralisação da competição em março, por conta da disseminação da pandemia do novo coronavírus, o maior torneio de clubes do mundo volta na próxima sexta-feira, com duas partidas de volta das oitavas de final: Juventus x Lyon e Manchester City x Real Madrid. No sábado, o Barcelona recebe o Napoli, enquanto o Chelsea visita o Bayern, que é apontado como um dos favoritos.

E pensando neste favoritismo do clube da Baviera, o LANCE! conversou com o jornalista alemão Kai Schiller, do jornal "Hamburger Abendblatt". Se no Brasil o clube de Munique é dado como o provável campeão, no país germânico a história é diferente. Para Kai, o Bayern é um dos favoritos, e não o único.

- Na Alemanha a gente pensa que o Bayern é um dos favoritos, e não o maior favorito. Estão numa boa forma, já ganharam a liga (Campeonato Alemão) e a taça (Copa da Alemanha), e têm um grande objetivo de conquistar a Tríplice Coroa. Mas o clube está há algumas semanas sem jogar por causa do fim da Bundesliga e isso pode ser um problema, já que clubes da Inglaterra, por exemplo, não terão essa pausa e podem ter uma vantagem.

Bayern conquistou o Campeonato Alemão pela oitava vez seguida (Foto: KAI PFAFFENBACH / AFP)

O Bayern começou a temporada com o técnico croata Niko Kovac, que levou o time ao título nacional na temporada anterior, mas no mês de novembro, depois de uma sequência ruim, foi demitido. Em seu lugar, o auxiliar Hansi Flick assumiu interinamente, e, com bons resultados, foi efetivado no cargo. Schiller analisou o trabalho dos dois técnicos no clube.

- Há uma grande diferença, pois o Niko Kovac, que eu gosto, não foi o treinador que se esperava. Parece que ele é um treinador para equipes menores, e não do tamanho do Bayern. Sobre Hansi Flick, foi uma grande surpresa. Ninguém estava esperando tanto sucesso no fim logo em sua primeira temporada como técnico do Bayern.

Niko Kovac e Hansi Flick, (de azul, ao centro) em treino do Bayern (Foto: Divulgação / Bayern / Site oficial)

O Bayern agora vai em busca de repetir a temporada de 2012/13, quando conquistou sua única Tríplice Coroa (Campeonato Alemão, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões) na história. Nas palavras do jornalista alemão, o time tem tudo para fazer história e levantar a Orelhuda. No entanto, ainda não se pode comparar as duas equipes, pois a atual ainda não venceu a Champions.

- O time de 2012/13 ganhou a Champions. O time atual ainda não. A Tríplice Coroa é uma coisa histórica. Agora a equipe atual tem que ganhar para fazer história de novo. Eu acho ambos os times muito fortes. E os treinadores são muito parecidos. Jupp Heynckes e Hansi Fllick têm características muito semelhantes.

Bayern conquistou a Copa da Alemanha pela vigésima vez na história (Foto: Alexander HASSENSTEIN / POOL / AFP)

Por conta da pandemia, a Liga dos Campeões precisou de uma alteração em seu regulamento. A partir das quartas de final, as eliminatórias serão em jogo único e em campo neutro. A decisão se deu por conta do calendário apertado. Com a classificação encaminhada (o Bayern venceu o Chelsea por 3 a 0 na ida das oitavas), o time bávaro terá o caminho encurtado para ser campeão. Porém, a última partida oficial do Bayern foi há mais de um mês, na final da Copa da Alemanha, e a falta de ritmo pode pesar.

- De um lado, para uma boa equipe é mais fácil de ganhar o título porque são menos jogos e o torneio é como uma Copa do Mundo, uma Eurocopa. Do outro lado, como eu já disse, é uma desvantagem. O Bayern já não joga há algumas semanas, diferentemente de equipes da Inglaterra, Itália e Espanha.

Lewandowski é a principal estrela do Bayern e artilheiro da Champions, com 11 gols (Foto: SVEN HOPPE / AFP)

Apesar de estar focado na Liga dos Campeões, o Bayern também já está pensando na próxima temporada. O clube contratou o atacante Leroy Sané, ex-Manchester City, e terá um reforço de peso no setor ofensivo. Apesar de não poder atuar na Liga dos Campeões, o atleta já treina com os novos companheiros.

- A imprensa da Alemanha acha que o time teve uma temporada muito boa, com uma surpresa no final, já que não começou bem o ano. E parece que na próxima temporada o clube será ainda melhor, já que além de belo trabalho, a equipe já se reforçou com o Sané.

Sané treinando no Bayern de Munique (Foto: Divulgação / Bayern de Munique / Site oficial)

*Estagiário, sob supervisão de Carlos Alberto Vieira.