Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Revezamento da tocha paralímpica começa em Brasília. Veja fotos do dia

Chama chegará ao Rio de Janeiro terça-feira, véspera da cerimônia de abertura dos Jogos

(Foto: Rio2016/Andre Luiz Mello)
Escrito por

O revezamento da tocha dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro começou nesta quinta-feira, em Brasília, com a passagem por regiões marcantes da capital federal. Foi só o início da corrida, que envolverá 741 pessoas no total, desde atletas medalhistas olímpicos, como a judoca Rafaela Silva, até anônimos, como Haroldo da Costa, com suas histórias de superação.

O início do evento coube a Cláudio Irineu da Silva. Ouro no vôlei sentado nos Jogos Parapan-Americanos de 2007, no Rio, o atleta foi ainda quatro vezes campeão mundial no futebol. Hoje, aos 48 anos, 20 dedicados ao esporte paralímpico, o brasiliense se prepara para treinar tiro com arco.

– Estou encerrando um ciclo com chave de ouro e tendo a honra de acender esse fogo que vai iluminar o caminho dos nossos atletas. Tenho certeza de que vamos bater todos os recordes de medalhas este ano – afirmou Cláudio.

Ele recebeu a chama das mãos do professor de educação física Ulisses de Araújo, responsável por transferi-la ao primeiro condutor.

– Aqui é um símbolo único da igualdade. Nada melhor do que o início ser em Brasília – disse Ulisses.

De Brasília, a Tocha seguirá para Belém (PA), Natal (RN), São Paulo (SP) e Joinville (SC), antes de chegar ao Rio de Janeiro para a cerimônia de abertura dos Jogos.

Em cada uma das cidades, a chama representará um valor paralímpico. Em Brasília, o destaque foi para a igualdade. Belém ressaltará a determinação; Natal, a inspiração; São Paulo, a transformação e Joinville, a coragem. O valor para o Rio de Janeiro é paixão.