Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atletas e oficiais de antidoping pedem banimento da Rússia na Rio 2016

Segundo o jornal 'New York Times', a solicitação de representantes de 10 países para exclusão da Rússia dos Jogos será realizada através de um programa junto ao COI<br>

COI receberá pedido de oficiais de antidoping e atletas para banir a Rússia dos Jogos do Rio (Foto: Divulgação)
Escrito por

Atletas e oficiais de antidoping de pelo menos dez países se uniram para solicitar no Comitê Olímpico Internacional (COI), a exclusão da Rússia dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

De acordo com o jornal americano 'New York Times', o país europeu teria organizado um programa de doping que traria como consequência o banimento da delegação russa da Olimpíada do Rio. Ainda, a solicitação poderá ser checada em uma carta obtida pela agência de notícias Reuters, que será enviada assim que o relatório sobre casos de doping na Olimpíada de Inverno de Socgi, em 2014, se tornar público.

- Parece muito provável que essa carta irá confirmar um dos maiores escândalos de doping da história, implicando o governo russo em uma massiva conspiração contra os atletas limpos do mundo todo. Vai ser um balde de água fria no esporte - escreveu Joseph de Pencier, o chefe executivo do Instituto Nacional das Organizações Antidoping (iNADO).

O documento citado foi elaborado por uma equipe liderada pelo professor canadense de direito Richard McLaren e deve ir a público nesta segunda-feira (18).

- Escrevemos em nome de uma comunidade de atletas limpos e organizações antidoping que acreditam que o COI pode levar adiante a defesa dos princípios das Olimpíadas - diz trecho da carta assinada pelo chefe da entidade de controle antidoping dos Estados Unidos (Usada), Travis Tygart, e o chefe do centro de ética no esporte no Canadá (CCES), Paul Melia.

Após a descoberta de um esquema de doping entre atletas russos, o time de atletismo da Rússia foi proibido de competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A suspensão foi imposta pela Confederação Internacional de Atletismo (IAAF).