Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Relatório comprova participação do governo russo em esquema de doping

Wada indica que autoridades sabiam das manipulações, e porta-voz da Agência Mundial Antidoping pede banimento do país dos Jogos do Rio. COI promete agir com rigor

Porta-voz da Wada, Ben Nichols, comenta resultado de relatório sobre manipulação de controle antidoping (Foto: Reprodução / Twitter)
Escrito por

Um relatório elaborado e publicado nesta segunda-feira pelo professor canadense Richard McLaren confirmou o que todos esperavam: o doping na Rússia é uma questão de Estado. Segundo as informações do docente, o ministro do Esporte russo, Vitaly Mutko, em conjunto com a agência de inteligência FSB, elaborou um plano para evitar que atletas do país tivessem resultados analíticos de doping divulgados.

O documento mostra que, em algumas competições na Rússia, como o Mundial de Atletismo de Moscou, em 2013, e os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014, diversos medalhistas russos foram flagrados nos exames antidoping, mas o esquema acobertava os casos, inclusive com a troca de amostras diretamente no laboratório.

“O laboratório de Moscou operava, para a proteção de atletas russos dopados, com um sistema ditado pelo Estado à prova de falhas (em testes). A instalação em Sochi possuía uma metodologia de troca de amostras que permitia que competidores dopados participassem dos Jogos de Inverno”, afirmou McLaren, em um dos trechos.

O relatório feito pela comissão independente liderada pelo professor foi solicitado pela Agência Mundial Antidoping (Wada), em adição ao que já havia sido publicado pela Associação Internacional das Federações de Atletismo.

O porta-voz da entidade, Ben Nichols, em vista às novas revelações no documento, pediu que todos os atletas russos sejam banidos da Rio-2016, e não só os do atletismo, como a pena em vigor demanda.

“A Wada pede que o movimento esportivo negue a participação de atletas russos em todas as competições internacionais, incluindo os Jogos do Rio, até que a cultura no país mude. O esquema de doping em 30 esportes confirma que não há mais chance de presunção de inocência”, publicou no Twitter.

IAAF endossa relatório

A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) emitiu uma nota endossando o relatório de Richard McLaren sobre o doping na Rússia, e afirmou que irá analisar de novo as amostras do Mundial de Moscou (RUS), em 2013.

– O doping russo é a razão da suspensão imposta pela IAAF aos membros da federação russa – comentou o presidente da entidade, Sebastian Coe.

A IAAF disse que irá buscar mais informações sobre os itens dispostos no documento.