Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atletismo: Quênia perde prazo da Wada e pode ficar fora da Rio-2016

País segue sem cumprir regras solicitadas pela Agência Mundial Antidoping e sofre nova ameaça da entidade, que pensa em tirar o país da Olimpíada e de Mundiais

Presidente da IAAF, Sebastian Coe afirmou  que pode tirar o Quênia da Olimpíada (Foto: Divulgação/IAAF)
Escrito por

Mais um país pode ficar fora da Olimpíada do Rio de Janeiro, em agosto, no atletismo. Após a retirada da Rússia do quadro de competidores, é a vez do Quênia ficar perto da mesma sanção e pelo mesmo motivo: não cumprimento de regras no combate ao doping.

O país havia recebido um primeiro prazo da Agência Mundial Antidoping (Wada) para se adequar às legislações pedidas pela entidade, mas falhou em atingí-lo. O tempo, então, foi prorrogado e, novamente, os quenianos não cumpriram. O Congresso do país, então, criou uma legislação específica para o doping, mas não foi o bastante.

Nesta quinta-feira, René Bouchard, presidente da Wada, afirmou que o Quênia não cumpriu as regras e que isso não pode ser ignorado pela entidade mundial.

- O Comitê de Revisão não pode ignorar que a legislação do país não está em linha com o código da Wada - disse a presidente.

Quem também comentou sobre o assunto foi o presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), o britânico Sebastian Coe. Para o mandatário da entidade máxima da modalidade, o não cumprimento de regras pode significar a retirada do país de competições.

- Se isso significar retirá-los de Campeonatos Mundiais ou dos Jogos Olímpicos, então faremos isso - comentou.