Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Prefeito descarta atrasar entrega de arenas a pedido do Comitê Rio-2016

Eduardo Paes diz que prazos e custos devem ser respeitados

Eduardo Paes apresenta o Centro de Hóquei (Foto: Jonas Moura)
Escrito por

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, não está disposto a atender aos pedidos do Comitê Rio-2016 no sentido de atrasar a entrega de instalações olímpicas previstas para o final deste ano e, assim, poupar o orçamento da entidade com a manutenção dos equipamentos. Nesta sexta-feira, ele descartou enfaticamente a possibilidade durante a apresentação do Centro de Hóquei do Complexo de Deodoro.

Embora algumas obras já tenham sido arrastadas com intuito de aliviar os gastos do Comitê, Paes desta vez fez um discurso a favor do cumprimento dos prazos. Os próximos espaços a serem entregues pela prefeitura, ente responsável pela execução dos trabalhos, são as Arenas Cariocas 1, 2 e 3, o Centro Principal de Imprensa (MPC), o Estádio Aquático e a Vila dos Atletas. 

– Infelizmente, não vou poder atender ao apelo do Comitê Olímpico e do Comitê Organizador e entregarei tudo no prazo. Eles querem que eu atrase, mas não vou atrasar. Se não aparecer para receber o estádio, ficarei de chave na porta. Aqui no Brasil, é preciso aprender que fazemos as coisas no prazo e no custo – declarou Paes.

Até o momento, três instalações que deveriam ter sido concluídas até o final de setembro estouraram o prazo da Matriz de Responsabilidades, documento que engloba os projetos e seus custos relacionados ao megaevento: o Centro de Tênis (83% finalizado), o Centro Internacional de Radiodifusão (IBC, entregue no início de novembro) e as Arenas Cariocas 1 (95%), 2 (97%) e 3 (98%).

Em Deodoro, onde serão disputadas as competições de pentatlo moderno, ciclismo, tiro esportivo, hipismo, rúgbi, basquete (feminino) e hóquei sobre a grama na Olimpíada, já foram finalizadas as pistas de mountain bike e BMX e o circuito de canoagem slalom. O Centro de Hóquei está 98% pronto, e a Arena da Juventude, 70%.

– Queria celebrar o esforço enorme que fizemos. Deodoro foi a grande crise olímpica lá para 2014. Isso foi mais do que superado. É claro que restam detalhes, mas o mais importante está praticamente pronto. Queremos entregar tudo no prazo e no custo – disse o prefeito.

Neste domingo, ele inaugura o Campo de Golfe Olímpico, na Barra da Tijuca, que já alcançou 100%, mas foi marcado por polêmicas desde a licença ambiental concedida pelo município até suposto favorecimento a empreiteiras.

– Tanto falaram que não ia ficar pronto. Mas está pronto – disse Paes.

AS OBRAS OLÍMPICAS

Concluído
Arena do Futuro (handebol e goalball) – entregue na quarta-feira; Circuito de Canoagem Slalom – entregue na quarta-feira; Campo de Golfe – entregue na quarta-feira; IBC (Centro de Transmissão Internacional) – entregue no último dia 8; Pistas de mountain bike e BMX – entregues em setembro.

......................

Próximo da conclusão
Arena Carioca 1 (basquete, basquete em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas) – alcançou 95% de conclusão; Arena Carioca 2 (judô, luta greco-romana, luta livre e bocha paralímpica) – alcançou 97%; Arena Carioca 3 (esgrima, taekwondo e judô paralímpico) – alcançou 98%; Estádio Aquático – alcançou 96%; MPC (Centro Principal de Mídia) – alcançou 91%; Vila dos Atletas – alcançou 96%; e Centro de Hóquei – alcançou 98%.

......................

Abaixo de 90% de conclusão
Velódromo – alcançou 73% de conclusão; Arena da Juventude (esgrima do pentatlo moderno, primeira fase do basquete feminino e esgrima em cadeira de rodas) – alcançou 70%; Centro de Tênis – alcançou 83% (prazo era o fim de setembro); e Hotel – alcançou 86%.