Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Medalhista russa cai em antidoping e pode ser banida da natação

Com histórico de suspensão, Yuliya Efimova é mais uma a usar a substância meldonium

Yuliya Efimova corre o risco de ser banida da natação após novo flagrante por doping (Foto: AFP PHOTO)
Escrito por

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres nos 200m, a russa Yuliya Efimova foi flagrada em exame antidoping por uso da substância meldonium, a mesma utilizada pela tenista Maria Sharapova e outros atletas. A nadadora pode ser banida do esporte, já que é reincidente.

Em outubro de 2013, ela acabou punida por 16 meses após utilizar o esteroide anabolizante DHEA. A irregularidade foi descoberta em um teste surpresa em Los Angeles (EUA). Agora, a atleta está suspensa pela Federação Internacional de Natação (Fina) provisoriamente.

A defesa de Yuliya alega que a nadadora havia ingerindo a substância sem saber que ela estava presente em um suplemento autorizado.

Efimova é a atual líder do ranking dos 100m peito (1m05s70) e dona do segundo melhor tempo do ano nos 200m peito (2m21s41), atrás da japonesa Rie Kaneto.

O meldonium só entrou na lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada) em janeiro deste ano. Seu uso na Rússia é livre. O medicamento ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo.