Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Jamaicano Nesta Carter é flagrado em exame antidoping de Pequim-2008

Segundo jornal da Jamaica, velocista foi pego no doping em nova análise dos exames feitos nos Jogos da China. Brasil pode herdar bronze do revezamento 4x100m

Nesta Carter foi flagrado em exame referente aos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 (Foto: Divulgação)
Escrito por

O velocista jamaicano Nesta Carter está entre os atletas flagrados no exame antidoping após as novas análises dos testes feitos nos Jogos Olímpicos de Pequim (CHN), em 2008. A informação foi divulgada pelo jornal "The Gleaner", da Jamaica, nesta sexta-feira. Vale lembrar que o atleta estava na equipe do revezamento 4x100m, medalhista de ouro na disputa, com o recorde mundial na época de 37s10 - tal marca já foi batida.

A teste da amostra "A" do exame do competidor teria dado positivo para a presença de Dimetilamilamina, um estimulante. O resultado do teste "B" ainda não é conhecido.

Em Pequim-2008, Carter, com 30 anos atualmente, abriu o revezamento jamaicano na final olímpica. Seus companheiros de equipe foram: Michael Frater, Asafa Powell e Usain Bolt. O velocista também faturou o ouro nessa mesma prova em Londres-2012, além de ter faturado os títulos do 4x100m nos Mundiais de 2011, 2013 e 2015 e um bronze nos 100m no Mundial de 2013.
Agora, caso o doping seja confirmado a Jamaica pode perder a medalha da Olimpíada na China. Assim, a primeira colocação ficaria com Trinidad e Tobago, o segundo posto seria do Japão, e o Brasil herdaria o bronze. Na ocasião, o time brasileiro foi formado por Vicente Lenilson, Sandro Viana, Bruno Barros e José Carlos Moreira, o Codó.

Além disso, Carter tem a possibilidade de receber uma advertência ou uma suspensão.

Vale lembrar que o Comitê Olímpico Internacional (COI) tem intensificado a luta contra o doping. Ao lado da Agência Mundial Antidoping (Wada), a entidade decidiu reanalisar os exames de alguns atletas referentes aos Jogos de Pequim-2008 e Londres-2012. Enquanto 31 atletas foram flagrados na primeira edição, 21 competidores caíram no doping na segunda. Todos estão previamente suspensos para a Olimpíada do Rio de Janeiro.