Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Isinbayeva faz críticas à Iaaf sobre suspensão da Rússia após escândalo

Bicampeã olímpica poderia disputar Olimpíada do Rio sob bandeira do COI

Yelena Isinbayeva é bicampeã olímpica (Foto:AFP)
Escrito por

A bicampeã olímpica do salto com vara Yelena Isinbayeva fez duras críticas à Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf) pela decisão de suspender a Rússia de competições internacionais após o recente escândalo de doping investigado por uma comissão da Agência Mundial Antidoping (Wada).

– É uma medida completamente injusta. Por que esportistas como eu, limpos, devem pagar por aqueles que tiveram práticas desonestas? Não é honesto do ponto de vista dos esportistas – afirmou a atleta em coletiva.

Ela acha difícil disputar os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, sob a bandeira olímpica. A hipótese foi levantada por seu técnico, Evgeni Trofimov, para o caso de a Rússia não conseguir reverter a decisão a tempo.

– É uma possibilidade. Ela está limpa e quer provar a sua inocência – declarou o treinador da medalhista de ouro nas edições de Atenas (GRE), em 2004, e Pequim (CHN), em 2008.

A russa não compete desde o Mundial de Moscou, em 2013. Ela ficou afastada do esporte para ser mãe, mas voltou com planos de encerrar a carreira nos Jogos do Rio. Nesta segunda-feira, a atleta disse que nada está certo.

– Não tenho certeza de que seja possível competir sob a bandeira olímpica. Estão falando sobre isso nos círculos esportivos, mas ninguém sabe nada concretamente – disse a atleta.

Em 1980, o britânico Sebastian Coe, presidente da Iaaf, disputou os Jogos de Moscou sob a bandeira olímpica, pois os Estados Unidos encabeçaram um boicote de países ao evento.