Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Etiene é absolvida pelo STJD em caso de doping e disputará a Rio-2016

Análise do LBCD havia apontado resultado analítico adverso para a substância Fenoterol

Etiene Medeiros assegurou índice para três provas na Olimpíada do Rio (Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)
Escrito por

A brasileira Etiene Medeiros foi absolvida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da natação em julgamento de caso de doping. Com isso, ela está apta a disputar os Jogos Olímpicos Rio-2016, em agosto. 

Principal atleta do país na modalidade, a pernambucana foi julgada na quarta-feira. Por unanimidade, o tribunal concluiu que "nenhuma culpa ou negligência poderia ser imputada à atleta", conforme informou a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

"A atleta Etiene Medeiros recebeu com serenidade e alegria a notícia de sua absolvição. Serenidade porque sempre teve certeza de que provaria a correção de seus procedimentos. E alegria pela possibilidade de realizar seu sonho de representar o Brasil nos Jogos do Rio", informou a assessoria da atleta.

A análise do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), que está descredenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada), havia apontado resultado analítico adverso para a substância Fenoterol, presente em uma medicamento para tratamento de asma, o Berotec, utilizado por Etiene.

O procedimento surpresa feito pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) foi realizado no dia 8 de maio de 2016, fora do período de competições. Ela foi notificada no dia 2 de junho do resultado positivo da amostra A. Então, solicitou a contraprova, que confirmou o doping.

"Etiene foi chamada pelas autoridades esportivas a explicar o resultado de um exame e o fez com a maior transparência e honestidade. Mesmo suspensa e atendendo a todas as determinações das autoridades esportivas, Etiene manteve o foco no retorno às competições", diz a nota.

Atleta do Sesi-SP, Etiene já assegurou classificação para a disputa dos 50m livre, 100m livre e 100m costas nos Jogos do Rio. Ela ainda pode integrar a equipe brasileira nos revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley.