Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Curiosidades Olímpicas: Jogos de 1964 tiveram transmissão ao mundo

Olimpíada do Japão foi a primeira com transmissão via satélite para todo o planeta, que pode ver Aída dos Santos se tornar uma heroína do esporte brasileiro

Aída dos Santos entrou para a história do esporte brasileiro nos Jogos de Tóquio (Foto: Divulgação)
Escrito por

A Cerimônia de Abertura foi tocante para o povo japonês, ao lembrar da Segunda Guerra Mundial. A tocha entrou no Estádio Olímpico carregada pelo menino Yoshin Sakai, que havia nascido em Hiroshima, no dia 6 de agosto de 1945, data do ataque ao local com uma bomba atômica jogada pelos Estados Unidos. Cerca de dez mil pombas brancas foram soltas no estádio para simbolizar a paz.

Um resultado comemorado pelo Brasil foi o quarto lugar de Aída dos Santos no salto em altura. Única mulher da delegação, ela não tinha treinador no Brasil e enfrentava enormes dificuldades para competir. Na prova olímpica, em Tóquio, ela torceu o pé nas eliminatórias e precisou da ajuda de um médico da delegação de Cuba para fazer um bota de gesso. Aída foi para a final sem as melhores condições, saltou 1,74m e ficou a quatro centímetros da medalha de bronze. Na Olimpíada de Pequim, em 2008, Valeskinha, filha de Aída, fez parte da equipe brasileira de vôlei que conquistou a medalha de ouro.

Com o tempo de 10 segundos, Bob Hayes venceu a prova dos 100m rasos em Tóquio, igualando o recorde mundial. Também faturou o ouro no revezamento 4x100m. Era o homem mais veloz do mundo, mas disse que estava infeliz. Decidiu tentar carreira no futebol americano. E teve êxito. De 1965 a 1974, defendeu o Dallas Cowboys, ganhando uma vez o Super Bowl. Hoje, ele faz parte do Hall da Fama do esporte.

Tricampeã olímpica nos 100m livre, a nadadora australiana Dawn Fraser resolveu levar uma bandeira olímpica como recordação de Tóquio. E a escolhida foi a que ficava no Palácio Imperial. Fraser foi pega pelos seguranças do local. O Imperador Hiroito, porém, permitiu que ela não fosse para a prisão e ainda a presenteou com a bandeira. A australiana levou uma suspensão de dez anos.

No atletismo feminino, a Polônia venceu o 4x100m com recorde mundial. Três anos depois, no entanto, uma das atletas do time, Ewa Klobukowska (que tinha levado a medalha de bronze nos 100m), tornou-se a primeira atleta reprovada no teste de análise de sexo.

Pela primeira vez com transmissão de TV via satélite para várias partes do mundo, a Olimpíada teve uma audiência estipulada em 1 bilhão de pessoas.