Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Comitê Paralímpico Brasileiro convoca delegação recorde para a Rio-2016

Ao todo, 278 atletas irão representar o Brasil nos Jogos do Rio de Janeiro. Time foi apresentado nesta terça-feira no Centro Paralímpico, em São Paulo

(Foto: Daniel Zappe/MPIX/CPB)
Escrito por

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta terça-feira, no Centro de Treinamento da modalidade em São Paulo (SP) os nomes dos atletas que irão defender o Brasil na Paralimpíada do Rio de Janeiro, que terá início no dia 7 de setembro. O número de competidores, inclusive, atingiu uma marca recorde.

Ao todo, 278 atletas representam o Brasil nos Jogos, superando a marca anterior dos Jogos de Pequim (CHN), em 2008, quando 188 competidores participaram do evento.

A equipe brasileira busca outra marca expressiva no Rio: ficar entre os cinco melhores do mundo. O objetivo foi estabelecido após a sétima posição em Londres, em 2012, quando os brasileiros alcançaram  21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze, sendo 43 no total.

Pela primeira vez na história, o Brasil terá representantes em todas as 22 modalidades que compõem o programa dos Jogos Paralímpicos, com 181 homens e 97 mulheres.

O evento, conduzido pelo presidente do CPB, Andrew Parsons, foi repleto de momentos de emoção, principalmente quando representantes das modalidades eram convidados ao palco para receberem suas credenciais paralímpicas.

- Materializar a delegação dos Jogos Paralímpicos é um momento muito importante para o Comitê. Será a maior e melhor delegação paralímpica brasileira de todos os tempos. Estamos muito orgulhosos, pois também será a primera vez que estaremos em 100% das modalidades que compõem o programa paralímpico - disse Parsons.
 
O estado com o maior número de representantes é São Paulo, com 75 atletas na Paralimpíada, seguido pelo Rio de Janeiro, com 33,  e pelo Paraná, que enviará 20 representantes. Todas as regiões estarão representadas: Sudeste (128), Norte (17), Nordeste (53), Centro-Oeste (39) e Sul (41).

Confira a lista completa dos atletas no site do Comitê Paralímpico Brasileiro: www.cpb.org.br.