Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Circuito de Canoagem Slalom é inaugurado no Rio de Janeiro

Local recebeu o prefeito, Eduardo Paes, e o governador, Luis Fernando Pezão, além de outras autoridades. Instalação está localizada no Complexo de Deodoro

Prefeitura inaugura circuito de canoagem slalom (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano/PCRJ)
Escrito por

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, passam a ganhar forma. Nesta quinta-feira, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, e o governador do estado, Luiz Fernando Pezão, participaram da entrega de mais uma instalação que será utilizada no evento: o Circuito de Canoagem Slalom.

Também estiveram presentes na inauguração o presidente da Empresa Olímpica Municipal, Joaquim Monteiro, e o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Marcos Jorge de Lima. Acompanhados pelo francês Tony Estanguet, tricampeão olímpico da modalidade, as autoridades aproveitaram para testar o ambiente de competições.

O Circuito faz parte do Parque Radical, no Complexo Esportivo de Deodoro, e possui um canal de competições de 250m, com quatro bombas, e outro destinado a treinos, com 200m e três bombas. O local será testado a partir desta quinta-feira em um evento que segue até o próximo dia 29, reunindo 250 atletas de 40 países.

Vale ressaltar, porém, que apesar de entregue, a instalação não está pronta. Os oito mil assentos do estádio serão colocados apenas para os Jogos.

Local busca se tornar exemplo em legado olímpico

Antes e depois das competições, a área será aberta à população carente da região para lazer, beneficiando 1,5 milhão de pessoas de 10 bairros e três municípios vizinhos.

Assim, o Parque Radical, com 500 mil m², será o segundo maior espaço de lazer da cidade, atrás apenas do Parque do Flamengo. O planejamento para o aproveitamento do local o divide em cinco setores.

No primeiro, onde ficam o Circuito de Canoagem Slalom e a Pista de BMX, a ideia é o uso combinado do público e dos atletas de alto rendimento, com o percurso da canoagem sendo transformado em um lago e o do ciclismo mantido sem alterações. Além disso, serão instaladas quadras poliesportivas.

No setor 2, dedicado à natureza, serão criadas trilhas ecológicas, equipamentos de ginástica e locais de descanso. No terceiro, haverá uma pista de mountain bike, além de um mirante. Por fim, quadras poliesportivas, uma ciclovia, uma pista de skate e outra de BMX para iniciantes comporão o setor 4, enquanto o último terá oferta de serviços à comunidade. 

Confira abaixo o andamento das obras para a Olimpíada do Rio de Janeiro:

PRONTOS:

Campo de Golfe
Arena do Futuro
IBC (centro de imprensa)
Pista de mountain bike
Pista de BMX
Circuito de canoagem slalom

EM OBRAS:

Parque Olímpico: 94%

- Arena Carioca 1: 95%
- Arena Carioca 2: 97%
- Arena Carioca 3: 98%
- Estádio Aquático: 96%
- MPC: 91%
- Hotel: 86%
- Centro de Tênis: 85%
- Velódromo: 73%

Vila dos Atletas: 97%

Complexo de Deodoro:

- Arena da Juventude: 70%