Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atletismo: ‘Encantados’, brasileiros fazem primeiro treino no Centro Paralímpico

Estrutura em São Paulo foi inaugurada no último mês e recebeu o primeiro treino de uma Seleção. Atletas elogiaram o local que servirá para afinar os ponteiros à Rio-2016

Yohansson Nascimento treina no Centro Paralímpico Brasileira, nessa segunda-feira (Foto: Daniel Zappe/MPIX/CPB)
Escrito por

Encanto. Essa foi a palavra mais ouvida no primeiro dia da Seleção Brasileira de atletismo paralímpico em sua nova casa, o Centro de Treinamento da modalidade, em São Paulo (SP). Inaugurado no último mês, o espaço é considerado um dos melhores do mundo, e servirá como "casa" para o paralimpismo no país.

Antes da criação do local, os atletas paralímpicos treinavam em diversos lugares dentro e fora da cidade, mas raramente de forma integrada. Durante suas atividades nessa segunda-feira, era possível observar uma certa "leveza" nos paratletas, felizes por darem os primeiros passos em casa.

- Já treinei em muitos lugares e nunca tinha visto um local dessa maneira, tudo perfeito. Agora, o CT é a nossa casa e temos de tirar proveito de cada instante que passaremos nele. Espero que, daqui, saiam novos atletas para ganhar muitas medalhas para o Brasil no futuro - comentou o alagoano Yohansson Nascimento, campeão paralímpico e mundial.

O espaço, construído por meio de uma parceria entre os governos Federal e Estadual, foi cedido ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) por um prazo de 12 meses. Nesse período, cabe à entidade gerir o local.

Com isso, algumas competições já estão sendo marcadas para o Centro de Treinamento, como a primeira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa, nos próximos dias 25 e 26, e a própria aclimatação da equipe para a Paralimpíada do Rio de Janeiro, em setembro.

- Esse é o primeiro treino para os atletas sentirem. Isso serve para eles terem um "encantamento", porque, querendo ou não, isso aqui é um encantamento. Depois, passamos a ver isso como legado. Ainda temos 90 dias aos Jogos e vamos aproveitar o máximo a nossa estrutura para melhorar a capacidade e a performance dos atletas - comentou o coordenador técnico da Seleção de atletismo, Ciro Winckler, antes de completar sobre o futuro do centro:

- A principal visão do centro é daqui para frente. Passando o dia 19 de setembro, mandamos todos embora e traçamos novas regras, novos objetivos e uma outra visão. Já temos esse pensamento no legado e estamos preparando os atletas para isso.