Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após doping, Ana Cláudia Lemos faz o melhor tempo do Brasil no ano

Flagrada em exame antidoping pelo uso de um esteróide, principal velocista do Brasil foi suspensa por cinco meses e, em seu retorno, cravou a melhor marca do país na temporada

Ana Cláudia Lemos é a principal velocista do país nos 100m (Foto: Divulgação/WAGNER CARMO/inovafoto.com)
Escrito por

A principal velocista do Brasil, Ana Cláudia Lemos, voltou a competir a todo o vapor nessa temporada. Após ser suspensa por doping pelo uso de um esteróide (Oxandrolona) por cinco meses, a brasileira disputou uma competição em Medellín (COL), terminando com o título nos 100m rasos.

Mais do que a medalha de ouro na prova, o torneio serviu para colocar a velocista novamente nos holofotes, mas, dessa vez, pelos "motivos corretos". Ana correu para 11s14, a melhor marca do Brasil na temporada, segunda na América do Sul e 38ª no mundo (por atleta).

O feito tira Rosângela Santos da liderança nacional, já que a competidora havia corrido para 11s23. Na América do Sul, a equatoriana Ângela Tenorio é a melhor (11s13) e, no mundo, a jamaicana Elaine Thompson lidera, com 10s70.

Ana Cláudia Lemos foi suspensa até o dia 3 de julho desse ano e, assim, foi convocada para competir na Olimpíada do Rio de Janeiro. A brasileira está inscrita nos 100m e no revezamento 4x100m. A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem apelou à punição da velocista à Corte Arbitral do Esporte e, caso seu pedido seja acatado, a atleta pode ficar fora da Rio-2016.