Pôquer

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dicas de como usufruir melhor de um check-raise numa mão de pôquer

O check-raise é uma jogada bastante importante, mas nem sempre utilizada com a frequência que poderia ser aproveitada. Aprenda aqui a lidar com algumas situações dela  

Saber utilizar o check-raise no flop no No Limit Hold'em do pôquer é fundamental  (Divulgação)
Escrito por

O check-raise é quando um jogador dá check na sua mão no flop, outra pessoa aposta e então o primeiro jogador volta com um aumento. É uma jogada muito eficiente - tanto como um blefe como com uma mão forte - mas por incrível que pareça, o check-raise foi banido de alguns cassinos de Las Vegas por ser considerado falta de etiqueta! Bem, a boa notícia é que o check-raise certamente é permitido online no PokerStars nas mesas de poker No Limit Hold'em. Veja aqui como fazer isso direito.

Na maioria das vezes quando você faz o check-raise é porque você tem uma mão forte e quer colocar mais dinheiro no pote. Um exemplo perfeito é quando você acerta uma trinca no flop. Vamos supor que você tem um par de 2 no big blind. O seu adversário em posição inicial aumenta e você paga. O flop é 2 K Q. Sair apostando é uma opção possível, mas geralmente este é um flop no qual é melhor aplicar um check-raise. Como o seu adversário aumentou pré-flop, existe uma boa chance dele ter formado um par de Reis ou de Damas e irá apostar se você der check. Se o seu adversário apostar, este não é um flop para fazer slowplay. Você pode estar enfrentando muitas pedidas - de flush ou de sequência com uma A-T - mas, o mais importante, nós já concluímos que o seu adversário pode ter uma mão forte, então é importante tentar ganhar o máximo possível! Fazer o check-raise é a melhor maneira de conseguir isso. E se você estiver jogando agressivamente até aqui, o seu adversário pode não dar o crédito necessário para o seu check-raise. Num flop como esse, ele pode colocar você numa pedida ou pagar com mãos relativamente mais fracas. Se você tiver a imagem correta na mesa, o check-raise contra um oponente curioso pode pagar enormes dividendos.

Entretanto, existem momentos em que você acerta uma mão gigante no flop e que o slowplay é a melhor opção. Isso especialmente quando você achar que o seu adversário não acertou nada e um check-raise só vai fazer com que ele desista. Vamos usar a mesma mão com 22 mas mudar o flop para um exemplo de quando não aplicar o check-raise. Desta vez o flop é 2 5 7. Teoricamente de uma posição inicial o jogador que aumentou deve ter cartas altas como A-K ou K-J, e errou o flop completamente. Se você fizer o check-raise ele irá desistir. Neste tipo de situação é melhor fazer o slowplay e dar check-call na esperança que ele acerte alguma coisa no turn que possa dar ação na mão.

Estes mesmos princípios se aplicam quando você estiver fazendo o check-raise como um blefe, mas ao contrário. Agora você deve atacar os flops que acredita que o seu adversário errou. Usando o mesmo flop 2 5 7, ele é perfeito para fazer um check-raise como blefe. Se você já chegou à conclusão que existe uma boa chance do seu adversário ter errado, então você deve aproveitar esta oportunidade para blefar, mesmo que você tenha uma mão fraca como um Q-J.

Num mundo perfeito, você sempre terá alguma chance de fazer uma mão melhor desistir quando fizer o check-raise como blefe. Isso claro, se o seu adversário não tiver acertado o flop ou seja um daqueles jogadores que não gostam de desistir tão facilmente. Por exemplo, um check-raise com Q-J num flop T-8-2 é uma boa ideia por que você tem diversas formas de ganhar mesmo se for pago. Um 9 pode aparecer no turn e dar a você uma sequência, e uma Dama ou Valete pode te dar um top pair. Blefar com Q-J nesta situação é muito melhor do que escolher uma mão como 6-5, com a qual você está morto se for pago.

Procure aplicar mais check-raises no seu jogo de poker online, tanto por valor como por blefe. Preste atenção nos seus adversários e ajuste a sua estratégia de poker de acordo. Se eles estiverem pagando muito, então ajuste para fazer o check-raise com mãos fortes toda vez e não blefe de forma alguma. Por outro lado, se estiverem desistindo muito, faça o slowplay com mãos fortes muito mais vezes e busque o check-raise por blefe sempre que tiver a chance.

Para mais dicas de estratégias vencedoras de poker, crie a sua conta GRATUITA no PokerStars e participe da nossa escola. Se já for um membro da escola, faça um depósito e experimente esta estratégia nas mesas.