Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sem estrear no Palmeiras, Angulo vive sonho olímpico na seleção

Sequer relacionado por Mano Menezes, atacante de 20 anos vive a expectativa de ser titular com o time sub-23 da Colômbia nesta quinta e ganhar espaço de olho em Tóquio

Iván Angulo se destaca no time sub-20 do Palmeiras e sonha com vaga olímpica (Agência Palmeiras/Divulgação)
Escrito por

Iván Angulo sequer foi relacionado por Mano Menezes até agora e desfalca o Palmeiras diante do Santos, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro, mas com um plano pessoal mais distante. O atacante está com a seleção colombiana sub-23 que enfrenta o Peru, da mesma categoria, nesta quinta-feira, com uma missão particular de ganhar espaço na equipe nacional, de olho na Olimpíada de 2020, em Tóquio.

O jogador de 20 anos esteve nas últimas convocações para o grupo que representará seu país no Pré-Olímpico que será disputado exatamente na Colômbia, no começo do ano que vem, com as dez seleções sul-americanas se enfrentando por duas vagas nos Jogos do Japão. Mas Angulo ainda não foi titular, e aguarda por mais minutos dentro de campo nos dois amistosos diante do Peru, em Lima, nesta quinta-feira e no domingo.

Se no Palmeiras a chance no time principal parece distante, tanto que Angulo  tem sido utilizado apenas na equipe sub-20, o cenário na Colômbia sub-23 não é muito diferente. O jovem atacante chega credenciado por suas atuações de destaque em sua categoria, tanto no clube quanto em sua seleção, inclusive na campanha no Mundial sub-20 do ano passado. Mas ainda está longe de se firmar ao enfrentar atletas mais velhos.

Outra semelhança entre suas situações no Verdão e na seleção é exatamente a expectativa que Angulo carrega. A imprensa colombiana o classificou como alguém que entregava soluções para o time sub-20. Assim como demonstrou em menos de seis meses emprestado ao Palmeiras que valia sua contratação em definitivo, sob o pagamento de US$ 3 milhões (quase R$ 12 milhões na época) ao Envigado, da Colômbia.

Na Colômbia, sua esperança por afirmação está mais próxima. O técnico Arturo Reyes já o utilizou no final da derrota por 2 a 0 para o Brasil sub-23, no mês passado, no Pacaembu, e é provável que ele coloque em campo, ao menos, a maioria dos 20 jogadores convocados para esses dois amistosos no Peru.

Destacar-se na Colômbia sub-23 e ajudar o país a disputar a Olimpíada de Tóquio seria mais um passo aguardado com expectativa também pelo Palmeiras. A diretoria aposta no jogador, que chamou atenção, principalmente, na campanha da conquista da Copa do Brasil sub-20, no primeiro semestre, e continua sendo titular com frequência na categoria.

No time principal, a confirmação de seu potencial ainda deve demorar. Luiz Felipe Scolari até chegou a citar nominalmente o jogador, que completou 20 anos de idade em março, como opção, e esperava-se que ele teria mais espaço. Mano Menezes, contudo, adotou uma postura de cautela com Angulo. O atual técnico disse que cogitou usá-lo como titular quando Dudu cumpriu suspensão na vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza, no último dia 22, mas o próprio atacante se atrapalhou ao perder o voo de volta da Colômbia após dois dias de folga.