O Philips Homerun oferece uma potência de sucção de 4.000 Pa - e isso não apenas no papel, mas também na prática.
A potência média de sucção de um robô aspirador para uso doméstico é de cerca de 1.500 a 2.000 Pa. O Philips Homerun oferece uma potência de sucção de 4.000 Pa – e isso não apenas no papel, mas também na prática.
O Philips Homerun 3100 foi testado meticulosamente na minha própria casa. Desde a primeira inicialização até a rotina diária de limpeza, examinei todas as suas funções. Destaco especialmente sua alta potência de sucção, porém a operação via aplicativo não foi tão eficiente. Falaremos mais sobre isso depois.
Philips Homerun 3100: As Especificações do Fabricante
As principais características do robô aspirador da Philips, de acordo com o fabricante:
- Potência de sucção: 4.000 Pa
- Duração da bateria: 200 minutos
- Alcance de limpeza por carga: 185 m²
- Capacidade da bateria: 4800 mAh
- Esvaziamento: Esvaziamento automático em um saco de pó na estação de carregamento
- Modos de limpeza: aspirar e limpar, cada um com 4 modos
- Alimentação: Tomada
- Conectividade: Wi-Fi
- Altura: 96 mm
- Navegação: LiDAR
- Controle: via aplicativo
- Saco de pó: sacos de pó descartáveis de 3 litros amigáveis para alérgicos
Meus Resultados
- A potência de sucção é realmente mais forte do que muitos outros modelos.
- Devido à sua generosa capacidade de tanque de água e sua bateria duradoura, o Homerun 3100 é ideal para uso em grandes casas com vários andares.
- Graças à sua potência de sucção, é adequado para lares com animais de estimação.
- Até agora, ainda é necessário limpar manualmente certos cantos após cada uso do robô aspirador. Portanto, ainda não é totalmente sem intervenção humana.
- O aplicativo precisa de melhorias.
Review: Philips Homerun 3100
Fazendo Unboxing
A embalagem do Philips Homerun 3100 é excelente: cada peça tem seu lugar em pequenas caixas recicláveis. Mas, com todo esse foco no verde, nos perguntamos: a embalagem extra de plástico é realmente necessária? Preferiríamos que a Philips optasse por usar chips de milho ou papelão como material de preenchimento. Não apenas mais ecológico, mas tão protetor quanto. E é exatamente isso que a Philips planeja. Nos próximos quatro anos, o plástico descartável gradualmente dará lugar a alternativas mais verdes.
A Instalação
A instalação do robô aspirador foi simples. Primeiro, conectei a estação de carregamento à tomada. Em seguida, usando o aplicativo Philips Homerun Robot no meu smartphone, conectei o robô ao meu telefone e estabeleci uma conexão Wi-Fi. Embora eu tenha usado um smartphone Android, também há um aplicativo para dispositivos iOS.
Os Cenários de Teste
Preparei os seguintes cenários de teste:
- Limpeza de carpetes
- Limpeza de piso duro
- Remoção de pelos de animais
- Navegação em obstáculos
- Limpeza de cantos e bordas
- Duração da bateria e comportamento de recarga
- Função de autolimpeza
- Controle e funcionalidade do aplicativo
Limpeza de Carpetes
No papel, o Philips Homerun 3100 apresenta um desempenho realmente impressionante. Enquanto outros robôs aspiradores contam com apenas 1.500 a 2.000 Pa de potência de sucção, o motor deste dispositivo oferece poderosos 4.000 Pa. Mas, quando eu o coloquei para trabalhar em nosso tapete, as coisas não foram tão suaves. Uma área de teste foi especialmente demarcada, embora uma camada acima da base do aspirador. Em vez de aspirar diligentemente em linhas retas, o Saugphilip parecia estar mais preocupado em se localizar no espaço. Linhas retas? Nem pensar.
Mas isso apenas no início.
Robôs também precisam de tempo para aprender algo novo. Quem espera que o novo robô aspire a casa inteira no dia da entrega vai se decepcionar. Apenas após algumas passagens é que o Saugphilip encontra o melhor caminho pelo ambiente, por tentativa e erro.
Depois de usar o Homerun por alguns dias, e uma vez que ele se orientou, foi possível demonstrar sua plena capacidade. E essa foi definitivamente melhor do que muitos outros modelos.
Limpeza de Pisos Duros
Aqui temos um robô que aspira e passa pano, equipado com um tanque de água de 300 ml, o que é bastante padrão. Muitos robôs de aspiração e limpeza são equipados com apenas um tanque de 250 ml, e alguns com um tanque que não comporta mais do que 50 ml.
Um tanque de água maior permite limpar uma área maior sem interrupções. Com um tanque generoso, os robôs de aspiração e limpeza também podem ser eficazes em espaços maiores ou em vários andares, sem a necessidade constante de recargas.
A quantidade de água pode ser ajustada precisamente, para que apenas a quantidade certa de água seja usada. Este pequeno herói possui uma função de esfregaço mecânico, que limpa rapidamente manchas de café seco no chão.
Mesmo que você tenha lido algo diferente em outros fóruns: As funções de aspirador e esfregão do HomeRun 3100 podem ser usadas separadamente. A opção “somente aspirador” é tão válida quanto a opção “somente esfregão”. Como em todos os outros robôs aspiradores e esfregões, a almofada do esfregão é removível. Se você remover o esfregão, poderá aspirar os pisos duros sem deixar uma película úmida. Dê uma olhada nas minhas fotos!
Remoção de Pelos de Animais
Eu só tenho um pássaro. Para testar o novo Saugphilip na remoção de pelos de animais, emprestei-o a um conhecido. As linhas a seguir, portanto, não são minhas, mas sim os resultados dele.
Graças à sua alta potência de sucção e rolos eficientes, o Philips Homerun é ideal para remover uma grande quantidade de pelos de animais. As potentes funções de sucção do robô permitem que ele remova pelos de animais sem esforço de várias superfícies, como tapetes, azulejos e pisos de madeira. Além disso, rolos especialmente desenvolvidos e um gadget próprio no aplicativo Homerun garantem que até pelos presos em ranhuras e fendas sejam efetivamente capturados, enquanto o amigo da casa e do lar desliza sem esforço sobre pisos de madeira. Com o Philips Homerun, os donos de animais podem ter certeza de que suas casas serão limpas profundamente e que pelos irritantes não têm chance.
Navegação de Obstáculos
Imagine o robô aspirador Philips navegando pela sua casa, guiado por um espetáculo de luzes laser – invisível para o olho humano – que lhe diz exatamente por onde ir. Esses inteligentes escaneamentos a laser, realizados por sensores giratórios, garantem que nosso pequeno amigo quase sempre saiba onde está. Ele inicia sua sessão de limpeza ao longo das paredes e, então, percorre trajetórias precisas – isso é inteligente, pois, dessa forma, ele realmente cobre cada milímetro do chão pelo menos uma vez.
Sua habilidade secreta, porém, é sua capacidade de escalar – uma verdadeira mudança de jogo para quem tem soleiras de porta. O Philips Homerun 3100 supera soleiras com facilidade e também transita de pisos duros para carpetes espessos.
A navegação? Quase impecável. Na primeira tentativa, ainda havia algumas dificuldades. Isso acontece porque, como todos os robôs aspiradores, ele precisa de um tempo para mapear os espaços. Após três passagens, ele tem uma imagem perfeita de seu ambiente. A partir daí, funciona como um relógio.
Antes de começar, ele gira sobre seu próprio eixo para, com sua câmera e lasers, detectar e navegar ao redor de objetos no caminho. Grandes obstáculos? Não são problema, ele os contorna habilmente. Mas cuidado, cordas que servem como brinquedos para gatos são impiedosamente sugadas.
Apesar de toda a tecnologia, a evitação de objetos também tem suas armadilhas. Pegue o roupão no quarto, que está pendurado um pouco acima do chão: nosso Saugphilip percebe isso e faz um desvio – deixando assim um canto não limpo. Um humano com um aspirador de mão teria se aventurado corajosamente em cada canto sem essa detecção inteligente.
E isso nos leva a uma lição importante: mesmo que o robô aspire muito bem, geralmente é necessário que um humano faça a limpeza em certos cantos depois. Mais sobre isso você encontrará no próximo ponto.
Sobre o Fabricante:
A Philips é uma multinacional que se concentra principalmente em tecnologia da saúde, dispositivos audiovisuais, eletrodomésticos e iluminação. A empresa foi originalmente fundada em Eindhoven e ainda tem lá sua sede Benelux. A sede principal da Philips está hoje em Amsterdã, Países Baixos. Ao longo dos anos, a empresa desenvolveu ou co-desenvolveu muitas tecnologias conhecidas, como o barbeador elétrico (sob as marcas Philishave e Norelco) desde 1939, a cassete compacta e o disco compacto em colaboração com a Sony. Recentemente, a Philips introduziu dois novos modelos de robôs aspiradores no mercado: a série Homerun 7000 e a série Homerun 3000, que inclui o Homerun 3100.
Limpeza de Bordas e Cantos
Agora que lutamos através das maravilhas tecnológicas do robô aspirador e esfregão Philips 3100, chegamos a um ponto que é tão antigo quanto a própria ideia dos robôs aspiradores (portanto, ainda relativamente jovem): os cantos e bordas. Sim, apesar de todos os avanços, até agora não houve um único robô capaz de dominar esses lugares complicados na minha casa 100%. Assim, com toda a inteligência e habilidades de nossos pequenos ajudantes domésticos, ainda resta algo para nós, humanos, fazermos. É como se esses lugares fossem as últimas bastiões da gestão doméstica humana, mantendo a firmeza em um mundo de limpeza automatizada. Então, ainda me encontro armado com o velho aspirador de mão, completando o que nossos ajudantes tecnológicos começaram.
Esse é o pequeno contratempo em nossa história de amor com os robôs aspiradores: o nosso Philips Homerun também dança ao redor dos cantos e bordas como se eles fossem lava. Mas esse é um problema que ele compartilha com praticamente todos os seus colegas robôs. É como se todos eles tivessem decidido que cantos simplesmente não são a sua praia. Talvez em algum lugar um gênio esteja trabalhando em um robô que também consiga se infiltrar no último canto, ou talvez iniciemos uma revolução e simplesmente baniremos rodapés e companhia de nossos apartamentos. Até lá, é o homem contra o canto. Quem diria que um dia nos adaptaríamos às excentricidades de nossos ajudantes domésticos, em vez do contrário?
Duração da Bateria e Comportamento de Carga
O Philips Homerun provou ser um verdadeiro atleta de resistência em meu teste. Com uma duração de bateria de efetivamente 200 minutos – no meu caso, até 3,5 horas –, ele possibilita a limpeza completa de grandes espaços residenciais em uma única passagem, seja aspirando ou passando pano.
Após um uso prolongado, no entanto, o Saugphilip mostra sinais de fadiga e precisa retornar à estação de carregamento. A fase de regeneração dura cerca de 4 horas, até que a bateria esteja completamente recarregada.
Função de Auto-Esvaziamento
Um destaque do Philips Homerun é sua função de auto-esvaziamento. Após concluir o trabalho, o diligente pequeno ajudante retorna automaticamente à sua estação de carregamento, onde esvazia seu compartimento de poeira em um saco de poeira de 3 litros.
Admito, esse processo não é totalmente silencioso. Por um breve momento, um alto ruído de sucção interrompe o silêncio na sala. No entanto, esse pequeno inconveniente é rapidamente esquecido devido à conveniência e limpeza que esta função oferece. Talvez apenas o gato fique um pouco irritado por mais tempo.
Naturalmente, mesmo a tecnologia mais avançada exige um mínimo de manutenção. De vez em quando, o compartimento de poeira do robô deve ser limpo para garantir sua função eficiente. No entanto, dado o conforto que a função de auto-esvaziamento proporciona, isso é uma pequena desvantagem.
Controle e Funcionalidade do App
Por último, mas não menos importante, quero relatar meu teste do controle do app. Com o app, você pode controlar se e quando o Philips Homerun irá aspirar ou passar pano em uma sala. Na maioria das vezes, no entanto, você vai querer fazer ajustes mais profundos, como aspirar exclusivamente em vez de passar pano ou priorizar certos cômodos. É possível, por exemplo, ajustar a ordem de limpeza e a intensidade da limpeza. O mapa desenhado pelo robô pode ser modificado à vontade, ajustando limites de sala e dividindo áreas. As zonas são particularmente interessantes: enquanto as zonas de bloqueio são autoexplicativas, as zonas sem passagem de pano evitam que o robô passe pano úmido em certas áreas.
Apesar da minha experiência satisfatória com o aplicativo Philips Homerun Robot, ainda há muito espaço para melhorias. Algumas instalações, como os dispositivos de controle por voz, ainda não estão funcionando satisfatoriamente. A configuração dos planos de limpeza funciona, mas é considerada muito complicada por usuários que não querem passar horas interagindo com seu robô. Aqui, de fato, há espaço para melhorias, o que a Philips já está planejando.
Meus Resultados
A Philips lançou com o Homerun 3100 um verdadeiro gigante em termos de potência de sucção, que impressiona com incríveis 4.000 Pa não só no papel, mas também na prática. Com sua robusta vida útil da bateria e grande alcance de limpeza, é definitivamente uma consideração para casas maiores e aquelas com animais. Apesar de suas forças, há áreas onde melhorias são desejáveis, como a operação através do aplicativo. A Philips já está abordando as oportunidades de melhoria identificadas para o Homerun 3100, a fim de otimizar ainda mais a experiência do usuário.