🥇 Melhores Coturnos 2024 - Comparativos, Reviews & mais
Os coturnos são calçados de combate, usados por militares desde muito tempo na História . Hoje em dia, além dos coturnos militares, eles também compõem os looks de rua, com acessórios diferenciados e até mesmo saltos extremamente altos, entre outros. Se você está procurando por um coturno tático para usar em acampamentos, pescarias ou aventuras ao ar livre, ou procura somente um calçado cheio de estilo, leia o que nossos especialistas consideram fundamental para encontrar o melhor coturno para você.
Lista com os melhores Coturnos de 2024
Última atualização em: O produto "BEARPAW Emma Tall" foi adicionado à tabela na posição 1 com a avaliação 9.82.
O que é um coturno
O coturno é um calçado que evoluiu a partir das sandálias dos guerreiros na Idade Antiga e tinha a função de proteger os pés deles durante o combate. Com o avanço das tecnologias, esses calçados foram ficando mais fechados e robustos, até se tornarem as botas de cano alto reforçadas que conhecemos hoje, evitando maiores problemas como temperatura, umidade e conferindo firmeza aos pés.
Como funciona um coturno
O coturno é feito de materiais reforçados como couro ou nylon e com o solado bastante estruturado – muitas vezes tratorado. Ele também conta com cadarços, mesmo que seja fechado com zíper, já que o zíper serve para deixar o calçar mais rápido e prático, e os cadarços para ajustar o coturno bem aos pés.
Vantagens & Aplicações
Os coturnos têm uma pegada utilitarista, como o coturno militar, usado pelas forças armadas e policiais, mas também por amantes de aventura e sobrevivencialistas, que aderem a modelos mais esportivos e táticos. Os coturnos têm também um apelo visual muito grande, com as tendências de moda repetidamente voltando ao estilo militar, sempre repaginados.
Muitas marcas comercializam dezenas de tipos de coturnos e, entre tantas e tantas opções, pode ficar difícil fazer a escolha ideal. Pensando nisso, nosso time de especialistas se propôs a ajudar, analisando os produtos e marcas disponíveis no mercado para descobrir os fatores que você precisa ponderar ao comprar o melhor coturno militar, para aventuras ou simplesmente para você arrasar no visual.
Quais os tipos de coturno disponíveis no mercado?
Para diferentes situações, podemos encontrar diferentes tipos de coturnos:
Clássico: os mais clássicos são os coturnos militares, feitos originalmente de couro e são perfeitos para atividades táticas. As cores mais comuns são preto e marrom e eles também são vistos nos pés de motociclistas.
Bota tática: as botas táticas são ideais para pessoas que buscam atividades mais intensas mata adentro. Perfeitas para mochileiros e praticantes de sobrevivencialismo, elas vêm em couro também mas têm detalhes em nylon, o que permite que sejam mais leves e apropriadas para tais práticas.
Coturno feminino: o coturno feminino é mais um item de moda do que esportivo e confere ao look um ar mais despojado e masculino. As mulheres podem usar os outros modelos para a prática militar ou esportiva e depois usarem o modelo mais fashion em situações sociais.
Canos diferentes: precisa-se também considerar que podem ser encontrados coturnos de cano baixo, médio e alto, mas que o cano baixo do coturno não é como o de um tênis, por exemplo, e sempre alcançará o tornozelo.
Quais são as maiores vantagens dos coturnos?
- São práticos;
- são confortáveis;
- combinam com todos os estilos;
- são duráveis;
- são resistentes;
- há vários modelos para todas as preferências;
- há diversas situações para seu uso;
- as mulheres tem opções mais femininas;
- as mulheres podem usar os modelos masculinos;
- mantém os pés aquecidos;
- mantém os pés secos;
- protegem o tornozelo de pequenas torções;
- protegem os pés de pequenos animais;
- proporcionam circulação de ar nos pés.
O coturno é um produto indicado pessoas que gostam de se aventurar
Apesar do grande, forte e constante apelo visual que os coturnos (aliás, toda a vestimenta militar e seus elementos) causam no espectro da moda, eles são muito mais que isso. Os melhores coturnos são calçados feitos para os momentos de adversidade física – não por acaso são os calçados número um dos motociclistas, que encaram rodovias sob sol rigoroso, frio intenso e até mesmo chuva, sempre protegidos por peças nas quais predomina o couro.
Na natureza, o coturno é o calçado ideal. Em solos acidentados, onde crescem raízes e se pode tropeçar, pisar em elementos pontiagudos ou formigueiros e até mesmo ser atacado por insetos e pequenos animais, o coturno proporciona a melhor proteção, já que o solado é resistente e os pés são envoltos até o tornozelo por uma superfície reforçada e de ajuste confortável.
O maior guia de compras de coturnos
O coturno é um calçado de pegada masculina e, mesmo assim, adequado para mulheres, sejam em modelos femininos ou não. Isso o torna um calçado muito democrático, já que todo mundo tem várias peças de roupas que combinam com coturno, mesmo que não precisem necessariamente de um. O coturno tem um estilo mais pesado, não só pelos materiais usados mas também pela referência militar, mas é uma peça relativamente neutra e não será necessariamente a peça de destaque em um look.
Se você está em busca de um bom coturno mas está se sentindo confuso com a quantidade de opções no mercado, pode se beneficiar das informações que nossos especialistas coletaram para poder ajudar, para deixar a busca mais simples. Por exemplo, apesar das diferenças entre marcas, os coturnos parecidos não variam muito em preço, o que muda é o tipo de peça. Por isso, é bom, primeiramente, saber de qual tipo de coturno você está precisando, primeiramente.
Se você está comprando um coturno online, pode considerar as marcas que já conhece como garantia de qualidade e ainda pode tomar opiniões de outras pessoas, que tenham comprado coturnos, sobre a aparência do calçado, a qualidade de determinada marca, as vantagens do site etc.
Por fim, para que não haja desapontamentos ao comprar o melhor coturno para você, nossos especialistas puderam elencar algumas características a se procurar em um bom coturno considerando os testes de comparação e de receptividade do público e que podem ser essenciais em sua busca, a começar pelos pontos negativos:
- Amarração: os coturnos são originalmente fechados com cadarço e esse modelo não é nada prático, porque precisa ser folgado desde o início da amarração e reajustado, nível a nível.
- Material: com a popularização do coturno no âmbito da moda, é possível comprar coturnos bem baratos, mas que ao fim das contas não tem nada de couro: são feitos de plástico e, mesmo sendo lindos, não são nada funcionais.
- Tamanho: mesmo considerando as tabelas de tamanhos, precisa-se ficar de olho nos comentários sobre ajuste do calçado e, mesmo assim, correr o risco de precisar trocar seu coturno.
- Preço: um bom coturno pode custar bastante e ser considerado um investimento, mas se o coturno for ruim, você só vai perceber depois de um tempo de uso, quando a troca não for mais possível.
Como os consumidores podem testar o coturno antes e após a compra?
Para saber se o coturno eleito se encaixa nessa descrição, é uma boa ideia conversar com colegas de aventura que tenham essas peças, além de checar os sites de venda, onde há uma vasta quantia de comentários de consumidores. Nesse espaço, costuma-se comentar a respeito dos produtos, sua qualidade, sua durabilidade, além da experiência de compra e do atendimento pós-venda, considerando a transportadora e eventuais necessidades de troca ou retorno do produto e o comportamento do vendedor.
Quando estiver com seu coturno em mãos, observe se a embalagem está em bom estado, se a peça é mesmo robusta e bem feita como aparentava no site, se está cheirando bem, sem presença de mofo e se não há defeitos de qualquer natureza. Caso encontre qualquer problema com a peça, você pode entrar em contato com o vendedor para proceder com a devolução do seu coturno, lembrando que compras online são passíveis de desistência do consumidor em até sete dias após o recebimento da encomenda, uma vez que esteja no estado original, ou seja, sem sinais de uso.
Quais são os pontos mais importantes que os consumidores precisam saber quando vão comprar um par de coturnos?
- Material: leia toda a descrição do produto e os comentários principais para não comprar plástico por couro.
- Cano: observe se a altura do cano é suficiente, mesmo o cano curto deve dar o tipo de apoio que você precisa.
- Tipo: não necessariamente o coturno do motociclista será útil para saídas em campo do geógrafo, por exemplo, ou o de uso militar adequado a todas as propostas. Para aventuras diferentes, coturnos diferentes.
- Zíper: a presença de zíper no coturno facilita muito sua vida pois, nesse caso, o cadarço ou as fivelas só precisam ser ajustados uma única vez, deixando o calçar muito mais prático.
Marcas
-
Amaro
A AMARO nasceu como uma marca online que atende majoritariamente o público feminino, com roupas de vários estilos, do clássico ao esportivo, e também comercializando marcas parceiras com itens de decoração, perfumaria e calçados com lançamentos semanais. O grande diferencial da marca é que, apesar de ser uma marca que comercializa exclusivamente online, ela tem as chamadas Guide Shops, que são estabelecimentos onde os clientes podem provar as peças antes de comprar pelo app, assim como retira-las e trocá-las caso achem necessário. Caso não tenha uma Guide Shop por perto e deseje retornar as peças, a Amaro oferece um dos melhores sistemas de devolução, que chega a coletar as peças na casa do consumidor e oferece créditos para a próxima compra que, aliás, costuma ter velocidade de entrega recorde.
-
Cravo e Canela
A Cravo e Canela é uma marca de calçados femininos que comercializa produtos autênticos e modernos, com design casual, prático e extremamente confortável. Os sapatos da Cravo e Canela carregam uma certa irreverência própria do estilo folk e calçam muito bem, além do inconfundível cheiro de cravo e canela. As peças da marca passam por um pesado controle de qualidade e de durabilidade, valorizando cada detalhe e honrando a confiança dos clientes.
Junto à West Coast, a Cravo e Canela faz parte do grupo Priority, somando trinta anos de experiência e conhecimento no segmento calçadista nacional. O grupo considera fundamental estar sempre focado em investimento e desenvolvimento de produtos e na gestão de marcas fortes e inovadoras.
-
West Coast
A West Coast foi fundada em 1987 e é pioneira no conceito de workwear (roupa feita para trabalhar) no Brasil. Ano após ano a West Coast foi se consolidando com tendências de aspecto mais urbano e contemporâneo, sempre de olho no mercado e cuidando para se manter fiel à sua estrutura e essência. A bota worker, lançada em 1988 é um ícone da marca e os sapatênis da West Coast são referências de conforto e qualidade. O couro é matéria predominante nas coleções, garantindo estilo e durabilidade tanto na moda para trabalho quanto na moda casual.
-
Macboot
A Macboot é uma empresa fundada em 1991 que desenvolve, fabrica e comercializa produtos de alta qualidade, tem pensamento moderno e consciência socioambiental, sempre focando na sustentabilidade. Os calçados dessa marca são famosos pela resistência, conforto e durabilidade, perfeito para quem pratica esportes ao ar livre. O espírito aventureiro da marca se reflete na sua forma de estimular e promover momentos de felicidade, sempre de bem com o planeta.
-
Arezzo
A Arezzo é uma grande marca de calçados femininos, fundada em 1972 pelos irmãos empreendedores Anderson e Jefferson Birman. A Arezzo é hoje a maior marca de varejo de calçados femininos fashion da América Latina, reunindo conceito, alta qualidade e design contemporâneo. A Arezzo está entre as marcas mais valiosas do Brasil, possuindo 356 lojas em 180 cidades distribuídas por todos os estados do país.
-
Ramarim
O Grupo Ramarim soma quase 60 anos de história e experiência no mercado brasileiro e também no mundial, solidificados com as marcas Ramarim e Comfortflex. O grupo é pioneiro em pesquisa, moda, tecnologia do conforto e inovação neste país e é conhecido mundo afora, não somente pela qualidade de seus produtos, mas pelo design diferenciado, estando presente em mais de 60 países.
Dentro do grupo, a Ramarim foca na moda atrelada ao conforto, apresentando modelos que combinam com muitos estilos e situações. Já a Comfortflex concentra-se em encontrar soluções para o bem-estar das mulheres enquanto caminham e entendem que “usar calçados deve ser sintoma de prazer”.
-
Cavalera
A Cavalera é uma marca que surgiu em 1995, já conquistando grandes eventos de moda com seu estilo que foge ao convencional e que a cada temporada causa burburinho e deixa o público ansioso pela próxima. Os palcos de seus desfiles sempre saem do lugar comum, quebrando paradigmas e reinventando. A ousadia no marketing é a pura reflexão da personalidade da Cavalera, com modelos clássicos da moda da rua, temperados com toques de elegância e estrutura. A marca compõe um guarda-roupa de respeito, passando pelo jeans, alfaiataria, calçados, acessórios e até mesmo cosméticos.
-
Democrata
A Democrata Calçados é uma das maiores marcas de calçados masculinos em couro do Brasil e surgiu do amor de seu fundador pela sapataria desde a tenra idade, quando trabalhava para ajudar a família. A marca começou há quase 40 anos, no interior de São Paulo, mas estava destinada a um grande futuro. Agora é capaz de produzir milhares de pares diariamente, quantia da qual parte é destinada à exportação. A Democrata foi pioneira na produção de calçados com solados comfort e desenvolveu a tecnologia Air, que consiste da inserção de bolhas de ar no solado para diminuir o impacto das passadas. A marca também renovou o estilo de coturnos e de botas pesadas, transformando a moda para trabalho em casual. Os modelos da marca são inconfundíveis e são referência no Brasil e no exterior, incluindo países da América Latina, Estados Unidos, Europa e Oriente Médio.
-
Quechua (Decathlon)
A Decathlon é uma loja internacional que comercializa inúmeros artigos esportivos e é conhecida pelo tamanho de seus galpões e pela variedade e qualidade dos produtos, estando presente em mais de 50 países. A Quechua é uma marca exclusiva da Decathlon há mais de 20 anos, concebendo modelos de qualidade e duráveis. A maior reclamação dos esportistas sobre Decathlon é que os melhores modelos não chegam ao Brasil, isso possivelmente por causa do alto valor que chegaria ao bolso do cliente, devido à taxa cambial e aos impostos de importação.
-
Colcci
A Colcci é uma empresa de moda sempre jovem e atual, que foi fundada no Brasil em 1986 e hoje alcança 31 países com quase 2000 mil lojas de grife e multimarcas. A marca é fortemente influenciada por roupas de rua voltadas para jovens e é conhecida por suas peças esportivas, acessórios únicos, jeans e calçados.
Fatos interessantes & guia
Muito além de ter o melhor coturno militar, o look militar saiu dos quartéis do exército e foi para as passarelas e depois para as ruas. Ano após ano, alguma opção de componente desse estilo alcança a lista das tendências:
Estampa militar: sempre há espaço para o camuflado em um look casual, seja uma camiseta, uma calça ou uma jaqueta. Sem contar que valoriza muito a produção geral.
Verde militar: nas paletas de cores, poucos tons valorizam todas as peles como o verde militar, que aliás, é sempre tendência.
Lona: direto dos acampamentos, as mochilas de lona são estilizadas para o dia-a-dia das pessoas mais ligadas na moda.
Chapinhas: as chapinhas e botons dourados, de estrela, com bandeiras de países ou penduradas no cordão vêm para completar looks mais básicos ou produzidos.
Nota do especialista
“Por ser um calçado mais utilitarista, o coturno tem uma fama de ser desconfortável e as pessoas acreditam que precisam comprar um número maior do que o de costume. Esse fato é incorreto e você deve comprar o modelo que fique ajustado aos seus pés adequadamente, porque um coturno muito largo acaba sendo pior do que um coturno apertado demais. O coturno largo fica mexendo nos pés e causando atrito, o que pode provocar bolhas. Se você quiser um coturno mais confortável, pode aplicar um amaciante de couro nas partes da frente, evitando o calcanhar e o tornozelo do calçado.”
https://blog.myahaas.com.br/moda/como-usar-coturno-feminino/
https://www.douradosnews.com.br/noticias/como-usar-coturno-masculino/1105578/
FAQ
Qual é a diferença entre bota e coturno?
A diferença entre a bota e o coturno é que a sola do coturno tem um reforço maior que o das botas comuns (podendo ser ou não tratorada) com a finalidade de oferecer estabilidade, resistência e evitar acidentes como perfurações, torções e até mesmo quedas.
Como pode-se usar o coturno feminino?
Os coturnos são calçados mais pesados, com aparência mais masculina, mas o público feminino demonstra muito interesse nesse calçado que, no fim das contas, é muito versátil e vem sendo adaptado ao público feminino, que pode desfrutar diversos modelos de coturno para compor muitos looks diferentes.
Para que serve o coturno?
O coturno é um tipo de calçado que tem como função primária a de oferecer ao usuário estabilidade aos pés, especialmente aos tornozelos, de modo a evitar torções. Ainda conta com um solado mais rústico, que aumenta o atrito com o solo e evita possíveis torções.
Qual a origem do coturno?
Acontece que os coturnos são algo como uma evolução das sandálias dos militares da Grécia Antiga, o kothurnos, que tinha tiras que se trançavam até as suas panturrilhas. Esse modelo foi sendo adaptado para as necessidades dos usuários de manter os pés protegidos e confortáveis.
O que é uma bota tática?
A bota tática é um tipo de coturno, muito resistente e funcional. Esse tipo de bota coturno é munida de vedação, de forma a proteger os pés em missões na água e na lama, com a característica extra de permitir ventilação durante o uso.
O que acontece se comprar o coturno em um número maior?
Existe um consenso de que seja bom comprar o coturno em um número maior, mas talvez não seja necessário, uma vez que o calçado não fique muito apertado. Em ambos os casos, podem ser causados desconforto e até mesmo bolhas de atrito.
Por que os coturnos dos paraquedistas são marrons?
O boot marrom é a bota utilizada pelos combatentes da Infantaria Paraquedista por via de regra. Esse coturno é considerado como um símbolo de distinção, separando os oficiais dos candidatos, já que os candidatos que ainda estão em treinamento usam o modelo preto, não marrom.
Como deixar o coturno mais confortável?
Caso você esteja querendo deixar seu coturno mais confortável e macio, pode aplicar nele amaciante de couro nas partes que forem feitas desse material. Evite a região dos calcanhares e dos tornozelos, entretanto, pois assim não corre o risco de ficar com um coturno muito mole em regiões que precisam estar firmes.
Como engraxar coturno?
Primeiramente, observe se a superfície do coturno é feita de algum material apropriado para o engraxamento. Agora, para deixar o coturno bem engraxado, você pode usar um algodão umedecido. Após deixá-lo úmido, passe-o na graxa generosamente e vá esfregando toda a área da peça em movimentos circulares, repetindo a operação enquanto for necessário.
Porque os militares usam coturno?
Os militares usam coturnos para proteger os pés e as pernas dos soldados das adversidades dos diferentes tipos de ambientes, sendo essas adversidades a temperatura, o solo, a umidade e outros problemas que podem acabar por interferir no bem-estar deles durante as campanhas militares.