Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung

🥇 Melhores Smartwatches 2024 - Comparativos, Reviews & mais

Os antigos diziam que relógio que atrasava, não adiantava. No presente os relógios são muito mais do que um instrumento que nos permite ver as horas. São quase como uma secretária pessoal de seus donos. Nos notificam com mensagens, nos lembram quando beber água e até mesmo quantas calorias perdemos em um exercício. Quer saber como escolher o melhor smartwatch para o seu perfil? Então confira a opinião de nossos especialistas, a partir de testes práticos realizados.

Lista com os melhores Smartwatches de 2024

Última atualização em:

Recomendação
Hélio Batista

Hélio Batista, o guru da tecnologia que vive plugado em tudo, do universo gamer aos mais recentes eletrodomésticos.

Mais sobre Hélio

O que é um smartwatch?

Smartwatch guia
Watch Series 7 – Apple

Na tradução literal da palavra, os smartwatches são os relógios inteligentes. Eles possuem sistema operacional próprio, que interage com o seu smartphone e ajudam a tornar sua rotina mais produtiva. Funcionam como uma extensão de seu telefone, te notificando sobre qualquer informação que você configurar.

 

Como um smartwatch funciona?

Na prática, o smartwatch é uma extensão do seu celular em seu pulso. Quando há compatibilidade e ambos estão conectados, você consegue ser informado das mensagens que chegam, das ligações, monitorar a sua saúde, ouve música e até mesmo vê as horas. Quanto mais avançado for o seu smartwatch, mais funções ele será.

 

Te mantendo atualizado sobre a sua agenda ou checando a qualidade do seu sono, o smartwatch será o seu novo melhor amigo, aumentando a sua produtividade, bem como melhorando a sua saúde física e mental. Mas não confunda o smartwatch com as smartbands.

 

Ambos possuem funcionalidades similares, mas a pulseira inteligente é menor, mais barata, limitadas em seus usos e não permite muitas customizações. Por exemplo, mesmo tendo monitor cardíaco na smartband, não é possível a instalação de aplicativos diferentes para a função, apenas a configuração dos já existentes. Mas, se o que você procura é básico, as smartbands são a alternativa.

 

 

Vantagens & Aplicações

  • Conta os seus passos e o ritmo da sua corrida;
  • É à prova d’água e resistente a impactos;
  • Facilita a sua localização com o GPS;
  • Monitora a oxigenação do seu sangue;
  • Monitora a sua frequência cardíaca;
  • Monitora a sua temperatura corporal (termômetro);
  • Monitora as suas atividades físicas, em diversas modalidades;
  • Permite a adição de widgets;
  • Permite fazer pagamentos por aproximação (sem contato);
  • Possui layout totalmente customizável;
  • Possui sensores de navegação como bússola e altímetro;
  • Possui tela com touch screen.

 

Quais os tipos de smartwatch estão disponíveis?

O mundo dos smartwatch possui três modelos, que levam em consideração o uso que você pretende dar ao equipamento. É muito importante ter isso claro na hora de escolher o melhor smartwatch, para que realmente ele atinja o objetivo de auxiliar no seu dia a dia. Confira na sequência os modelos atualmente disponíveis no mercado:

 

Básico

É a conjunção do preço ao design, aliada às funcionalidades essenciais que você necessita, como as funções específicas para exercícios. Tudo isso dentro do melhor custo benefício. Mas lembre-se que este tipo de smartwatch pode te privar de integrações e recursos, além de ser construído em material com qualidade diferente das outras versões.

 

Fitness

Modelo concebido para quem pratica atividade física com regularidade, contando com funções de acompanhamento e monitoramento. Isso graças aos sensores melhores e aplicativos mais completos que possuem, que além de monitorar, nos permitem analisar as informações resultantes da atividade física no com mais eficiência. Normalmente é revestido com silicone.

 

Avançado

Agrega o melhor de dois mundos. Esta versão de smartwatch integra aplicativos que ajudam a gerenciar a sua rotina, com outros que monitoram a sua atividade física. Isso te permite uma experiência completa, porém a um preço maior, não sendo os melhores custo benefício. Os melhores smartwatches e mais avançados também apostam no design moderno, em sensores e em recursos inteligentes. Costumam ter mais integração com os smartphones, quase se tornando uma extensão deles em seu pulso.

 

O Smartwatch é Indicado para monitoramento da sua rotina

Os smartwatches são indicados para quem deseja organizar melhor a sua rotina, pois permitem centralizar as notificações de forma visual e intuitiva direto em seu pulso, sem a necessidade de ficar manuseando smartphones, tablets ou notebooks. Por consequência, nos ajudam a ser mais produtivos, com suas integrações aos aplicativos de calendário, agenda, redes sociais e e-mails.

 

Também auxiliam na melhoria da qualidade de vida, monitorando nossa frequência cardíaca e temperatura. É um companheiro para todas as horas.

 

O maior guia de compras sobre smartwatches

Normalmente não é possível testar um smartwatch antes de comprá-lo. No máximo será permitido colocá-lo por alguns instantes em uma loja e ver como ele veste no seu pulso. Por isso a importância de escolher o melhor smartwatch para o seu perfil antes de fazer a compra. Analise o seu objetivo com o uso, as funcionalidades que deseja e todos os demais atributos que julgar importante. Mas não é só isso. Preste atenção a essas dicas elaboradas pelos nossos especialistas:

 

Definições

Na hora de comprar o seu smartwatch, leve em consideração a opinião e os pontos técnicos elencados por nossos especialistas. Eles te ajudarão a elaborar uma classificação dos modelos existentes, assim como encontrar o melhor smartwatch e mais adequado à sua necessidade.

 

Memória, armazenamento e processador

Quanto mais você exigir de seu smartwatch, mais memória interna ele precisará para executar os comandos. Para não sofrer com travamentos, dimensione bem a memória interna antes da aquisição. Seguindo a mesma linha de raciocínio, leve em conta o número de núcleos e a frequência de processamento na hora de adquirir seu equipamento. Quanto maior a performance que você deseja, melhor deve ser o processador para o funcionamento sem travas.

 

Ecrã/display

É a tela do seu smartwatch e deve apresentar uma boa resolução. Bem verdade, deve possuir a maior resolução possível, pois você terá que ler as informações que aparecem na tela e, caso elas não sejam nítidas, elas devem ser facilmente decifráveis.

 

Conectividade e sensores

Quanto mais conectado for o seu smartwatch, melhor. É verdade que não se pode ter tudo na vida, mas não abra mão de modelos que ofereçam pelo menos as opções básicas como Bluetooth, pagamento por aproximação e GPS, o melhor smartwatch precisa ter isso.

 

Bateria

Para aguentar a correria do seu dia-a-dia, um bom smartwatch deve ter uma autonomia de bateria que acompanhe o seu ritmo. Desta forma, leve em consideração na hora da compra a duração de bateria do equipamento, para não ficar na mão quando mais precisar.

 

Materiais e certificação

A resistência e o preço do seu futuro smartwatch também estão ligados ao material pelo qual ele é composto. Por exemplo, existem opções em alumínio, plástico e aço, devendo o uso que você pretende dar ao equipamento ser decisivo nesta escolha. Também existem algumas certificações que podem ser observadas, como a IP, que mensura a resistência à poeira e à água.

 

As melhores marcas de smartwatch

Apple Watch

Fundada em 1976 pelos estudantes norte-americanos Steve Jobs e Steve Wozniak, a Apple nasceu com a proposta de vender computadores pessoais. Mesmo com a negativa de potências da época como a Hewlett-Packard e a Atari, que não viam futuro neste mercado, a empresa lançou o seu Apple I. O tempo passou, o mercado de computadores pessoais se mostrou viável e, o que era um negócio tocado nos momentos de folga dos seus fundadores, tornou-se num dos maiores fabricantes de equipamentos eletrônicos e softwares do mundo. Atualmente a empresa da maçã fabrica smartphones, notebooks e tablets, além dos famosos smartwatches Apple Watch Series, que são seu carro chefe em smartwatches e também os modelos de entrada da linha Apple Watch SE.

 

Smartwatch guia
Galaxy Watch 4 – Samsung

Samsung

Quando Byung Chull Lee fundou a Samsung, em 1938, tinha como principal objetivo exportar alimentos da Coreia do Sul para a China. Com o tempo foi agregando outros negócios, como a produção de açúcar, a comercialização de seguros, uma loja de departamentos, um jornal e até mesmo um canal de televisão. A empresa de tecnologia de vanguarda que conhecemos nos dias atuais só surgiu a partir de 1969, inicialmente produzindo televisores. Apostando fortemente no segmento de eletrodomésticos, incorporou em sua linha de produtos de geladeiras e máquinas de lavar. Daí para a informática e a telefonia foi um pulo, produzindo atualmente monitores, celulares, tablets, robôs e uma gama de produtos tecnológicos, incluindo os smartwatches Galaxy Watch Active e Galaxy Watch 4.

 

Xiaomi (mi)

Com uma ascensão meteórica no mercado, a chinesa Xiaomi foi fundada em abril de 2010. Com oito experientes sócios no mercado de telecomunicações, entre eles o atual CEO Lei Jun, o “pequeno arroz” colocou no mercado o sistema operacional MIUI, que roda sobre a plataforma Android e é utilizado em todos os aparelhos fabricados pela empresa. Seu primeiro hardware veio no ano seguinte, 2011, com o Xiaomi Mi1, o primeiro smartphone da China com chip dual-core. O aparelho contava com preços baixos e boas especificações técnicas, alcançando sucesso imediato. Foram 300 mil pedidos em menos de dois dias de pré-venda. Os números surpreendentes encorajaram a empresa a lançar outros modelos no mercado, bem como a partir para o mercado internacional, inicialmente em países mais próximos como Singapura e Índia. Na sequência, ampliou seu leque de produtos e ganhou o mundo, apostando forte nos preços e na legião de fãs conquistados, que se converteram em defensores da marca. No ramo de smartwatch, tem sucesso com a linha Xiaomi Amazfit.

 

Garmin

De uma conversa entre amigos no estado norte-americano do Kansas, em 1980, surgiu a ideia de criar um dispositivo que englobasse navegação e comunicação, mas que também ajudasse a melhorar as vidas das pessoas. Começaram no mercado com a marca ProNav, fabricando aparelhos GPS para o segmento marítimo. Na sequência, a empresa adotou o nome Garmin, uma contração das primeiras letras dos nomes de seus fundadores: Gary Burrell e Min Kao. O segundo passo da Garmin envolveu a criação de um GPS portátil, utilizado com muito sucesso pelo exército norte-americano na Guerra do Golfo. Apostando na evolução e na miniaturização dos seus aparelhos, em 2003 foi lançado Forerunner 101, o primeiro GPS de pulso utilizado para calcular o tempo, o ritmo e a distância de um corredor. Basicamente é o avô dos atuais smartwatches. Das corridas para o ciclismo foi um pequeno passo, com a empresa mirando na sequência em outras modalidades como triatlo e até mesmo o golfe, com seus mapas de campos, distância de tacadas, cartões de pontuação e distâncias até o buraco.

 

Smartwatch guia
Smartwatch Huawei

Huawei

Fundada em 1987, com um capital menor do que 6 mil dólares por Ren Zhengfei, um engenheiro de tecnologia militar, a chinesa Huawei vale hoje algumas dezenas de bilhões de dólares, marcando presença em mais de 170 países do globo terrestre. Continua tendo como carro chefe a fabricação de equipamentos para redes e telecomunicações, atuando com seus serviços personalizados para redes e operadoras de banda larga fixa e móvel. Começou fabricando aparelhos de PBX (Private Branch Exchange), mas desde 1990 optou por investir pesado em pesquisa e desenvolvimento. Desembarcou na telefonia móvel em mobile 2003, com o C300. Em 2011 lançou o seu primeiro smartphone, o Huawei Vision. Mas as inovações não pararam por aí e no ano de 2014 a empresa estreou no mercado de smartwatches com o Huawei Watch GT.

 

Polar

Em 1975, o professor Seppo Säynäjäkangas esquiava na Finlândia quando encontrou com um treinador de esqui cross-country. Este se queixou de não poder medir com exatidão seu ritmo cardíaco durante a atividade e deixou intrigado Säynäjäkangas, que partiu para o desenvolvimento de monitores de batimentos cardíacos portáteis. Conseguiu seu intento cerca de um ano depois, criando a empresa Polar na cidade de Oulu, local que reunia o ambiente e as condições climáticas ideais para testar seu novo invento. Em 1979, a empresa patenteou seu primeiro medidor de ritmo cardíaco sem fios. Em 1982, lançou o primeiro monitor cardíaco wireless, mudando para sempre o treinamento dos atletas em todo o Mundo. Sempre investindo em inovação e apostando nos avanços tecnológicos, a Polar lidera há anos o mercado de monitoramento cardíaco e agora aposta também nos smartwatches.

 

Casio

Desde a sua fundação em 1946, a Casio já fez de tudo um pouco: calculadoras, projetores, relógios, agendas eletrônicas, entre outros gadgets, isso quando essa palavra sequer era utilizada. Como diferencial, desde que entrou no ramo de tecnologia, a empresa de Kashio Seisakusho sempre investiu na portabilidade de seus produtos, que invariavelmente cabiam dentro do bolso dos clientes por serem leves e finos. Também investiu em tecnologias modernas, buscando facilitar a vida dos consumidores e aplicou principalmente em seus relógios, com a integração de outras criações como a agenda eletrônica, o rádio de pulso e dicionário eletrônico, considerado o bisavô dos atuais smartwatches. O mais engraçado de tudo é que a tecnológica empresa nasceu fabricando cachimbos yubiwa. Uma última curiosidade sobre a empresa é o seu nome, uma derivação latinizada de Kashio.

 

LG

A Lak-Hui Chemical Industrial nasceu em 1947, a partir das ideias dos sul-coreanos Huh Man-jung e Koo In-hoe. Iniciou fabricando cremes para o rosto, se mantendo por algum tempo no mercado de cosméticos e produtos de higiene. Ajudou o país a se reconstruir após a Guerra das Coréias, passando a investir em produtos eletrônicos a partir de 1958, através de uma subsidiária chamada GoldStar. Passou então a fabricar de ventiladores a máquinas de lavar roupa, passando por escadas rolantes e elevadores. Suas ambições não cabiam apenas na Coréia do Sul e em 1982 desembarcou em solo norte-americano, onde dominou a comercialização de televisores. Chegou ao ramo de telefonia com o B1200, já nos anos 2000, sendo lembrada pela agressividade no mercado com suas inovações constantes. Por fim, aportou no segmento de smartwatches com modelos como o LG G Watch. Em tempo, o nome LG é uma junção das letras L – da Lak-Hui – e G – da GoldStar.

 

TAG Heuer

Sinônimo de precisão e referência em relógios luxuosos, a fabricante suíça Maison Tag Heuer começou suas atividades em 1860. Tem em seu fundador Edouard Heuer, um jovem apaixonado por precisão que em 1969 patenteou o primeiro cronômetro do mundo que marcava um quinto de segundo. Não satisfeito, Heuer registrou também o primeiro relógio de corda. Em 1985 a marca de itens tecnológicos Tag foi agregada à empresa, tornando seus produtos cada vez mais modernos e atualizados em tecnologia, sendo por muitos anos a empresa de cronometragem oficial da Fórmula 1. Sem jamais deixar de lado o bom gosto e o design, em 2002 a empresa se aventurou no segmento óptico. Em 2015 lançou o primeiro smartwatch suíço de luxo, o TAG Heuer Connected, agregando toda a sua tradição, precisão e design à conectividade que o mundo moderno exige.

 

Smartwatch guia
Smartwatch Technos

Technos

A Technos foi criada pela família Gunzinger, na Suíça, em 1900. Seus fundadores eram conhecidos pela secular tradição no setor relojoeiro local. A fabricante aportou no Brasil em 1956, inicialmente importando e revendendo seus relógios. Em 1982 passou a fabricar com sucesso seus equipamentos na Zona Franca de Manaus. Nos anos 1990 adquiriu em definitivo os direitos sobre a marca Technos, tornando ela genuinamente brasileira. Neste momento, a Technos já liderava o mercado nacional de relógios de pulso e passou a licenciar marcas de terceiros, como Mormaii, além de distribuir produtos com a marca Seiko. Em 2015, o Grupo Technos lançou o seu primeiro relógio inteligente e dois anos depois colocou no mercado o pioneiro smartwatch full display de uma marca brasileira, o Technos Connect 3.0.

 

Guia

5 fatos sobre os smartwatch

Sabe aquelas fotos à distância que sempre são complicadas de tirar? Pois bem, elas eram. Com o seu smartwatch elas viram moleza de fazer. Basta instalar o gadget que ativa a câmera do celular à distância e você conseguirá eternizar momentos sem maiores problemas.

 

Lembra aqueles filmes antigos de espiões, que utilizavam o relógio para telefonar? Com o seu smartwatch será possível curtir uma de 007. Você pode atender ou fazer chamadas mesmo que o seu aparelho celular esteja dentro da mochila ou no bolso.

 

Quer saber se aquele e-mail importante ou se aquela resposta que você está esperando já chegou no seu aplicativo de mensagem? A smartwatch quebra este galho para você, te notificando de tudo que acontece. Deixa até você ler a mensagem em sua tela, sem precisar acessar o smartphone.

 

Não perca mais nenhum compromisso importante, como uma reunião, a hora de tomar um remédio ou de beber água. Os smartwatch podem ser utilizados como complemento às regras e alarmes criados no seu smartphone. E nunca mais leve bronca de seu/sua companheiro/companheira por esquecer aquela data importante.

 

Não perca o rumo. Alguns modelos de smartwatch permitem acompanhar em tempo real mapas, rotas e até mesmo verificar a sua própria localização. Lembrando que os smartwatch são uma evolução dos GPS portáteis utilizados por corredores e ciclistas.

 

Acessórios úteis aos smartwatches

• Capa de case;

• Carregador;

• Pulseiras;

• Película.

 

Alternativas ao smartwatch

Smartwatch guia
Smartband Xiaomi

A melhor alternativa aos smartwatches são as smartbands. Como já vimos, elas são variações mais compactas e mais em conta dos relógios inteligentes, com funcionalidades similares, porém limitadas. Como exemplo, as pulseiras inteligentes não permitem a instalação de novos aplicativos, apenas a configuração dos pré-instalados. Mas trata-se de uma boa opção para se acostumar ao uso do gadget ou até mesmo se você deseja economizar neste primeiro momento.

 

 

Nota do especialista

“Antes de adquirir o seu smartwatch, recomendo que você avalie com calma quais os usos que pretende dar ao gadget. Existem opções de equipamentos mais básicos, outras focadas em auxiliar a sua prática esportiva e até mesmo uma terceira opção mais completa, que pode te ajuda a pagar as contas. Essa escolha impacta também no investimento que você fará e por este motivo, caso você não tenha certeza se haverá adaptação ao uso do smartwatch, a recomendação é iniciar investindo menos, buscando uma opção mais simples do produto e com o tempo evolua para equipamentos mais completos e complexos”.

 

https://pacefit.com.br/blog/9-equipamentos-essenciais-para-corrida-de-rua/

https://atletasnow.com/como-a-tecnologia-pode-elevar-a-performance-dos-atletas/

https://veja.abril.com.br/saude/da-caminhada-a-corrida-10-dicas-para-comecar-a-correr-5-km/

https://www.correbrasil.com.br/post/pace-do-corredor-voc%C3%AA-sabe-o-que-significa

https://veja.abril.com.br/saude/qual-e-a-frequencia-cardiaca-ideal-durante-o-exercicio/

 

FAQ

Como o smartwatch mede o oxigênio no sangue?

O seu smartwatch verifica a saturação de oxigênio no sangue através de LEDs, que emitem luz vermelha e luz infravermelha. Mas, como a verificação acontece na região superior do pulso, ela tende a ser menos precisa do que a realizada por um oxímetro acoplado na ponta do dedo.

Como o smartwatch mede o batimento cardíaco?

Um contato sutil com a pele já é suficiente para medir uma frequência cardíaca. Por exemplo, é comum vermos corredores medindo a sua frequência cardíaca colocando dois dedos no pescoço. Mas o seu smartwatch não possui dedos e faz isso por intermédio de uma luz LED na cor verde.

Como o smartwatch mede a pressão arterial?

Através de um processo similar ao tradicional, mas miniaturizado. Por debaixo da pulseira ou da cinta existe uma braçadeira que infla e assim mensura a pressão sistólica e a diastólica, através do método oscilométrico.

Como o smartwatch mede o estresse?

Para obter a sua pontuação de estresse, o smartwatch costuma realizar testes de três minutos, em repouso. Nos testes é analisada a variabilidade da frequência cardíaca, para determinar o seu estresse geral. Outra forma de análise é através da medição de atividade eletrodérmica, a capacidade de condução de eletricidade pela pele, que varia de acordo com a sudorese.

Como o smartwatch mede as calorias?

Bom, neste caso vai depender do seu smartwatch. Mas em todos os casos, as informações são calculadas a partir de dados captados durante as atividades físicas. Existe o método ‘Distância, peso e altura’, de baixa confiabilidade; o de ‘Frequência cardíaca’, com média confiabilidade; e o método ‘Consumo de oxigênio e variação do pulso’, altamente confiável.

Como o smartwatch avalia o sono?

Quando adormecemos, nossa frequência cardíaca diminui, reduzindo o metabolismo, os batimentos cardíacos e as demais funções vitais. Através de sensores como o acelerômetro, que gira a tela quando a mudamos de posição, o seu smartwatch avalia se o seu sono é leve ou profundo. Todo movimento é identificado, mas nem todos são avaliados.

Smartwatches são radioativos?

Equipamentos eletrônicos em geral são radioativos, isso por conta da radiação EMF (ou de campo eletromagnético), que é um subproduto de uma corrente elétrica. Essa radiação pode sim causar danos ao nosso corpo, mas a exposição a ela precisa ser muito grande e frequente para que se torne um risco real.

Smartwatches são a prova d’água?

Nem todos. Portanto, caso você pratique esportes aquáticos ou apenas queira garantir que o seu wearable não estrague com o excesso de suor durante as atividades físicas, os modelos à prova d’água se tornam boas opções.

Smartwatches são indicados para idosos?

Sim, e muito. Principalmente por monitorar a sua saúde em tempo real, alertando sobre qualquer alteração nos indicadores vitais. Alguns modelos contam com o sistema de monitoramento de quedas, que caso detectem alguma variação rápida de altura, fornecem a opção do usuário ligar para a emergência instantaneamente e a partir do próprio relógio.

Porque os smartwatches são considerados wearables?

Por que os dispositivos tecnológicos que podemos usar como acessório de vestuário ou que até mesmo podemos vestir levam este nome e não o de gadget. Vestível é a tradução do termo inglês wearable para o português, enquanto gadget se traduz como engenhoca.

1 estrella2 estrellas3 estrellas4 estrellas5 estrellas (1 Valoraciones. Media 5,00 de 5)
Loading...