Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung

ūü•á Melhores Processadores 2024 - Comparativos, Reviews & mais

Escolher o processador certo é um passo crucial na construção de um PC gamer. O processador, ou Unidade Central de Processamento (CPU), é o cérebro do seu computador e desempenha um papel importante na determinação da rapidez com que pode executar jogos e realizar outras tarefas. Um bom processador irá oferecer um desempenho rápido e seguro sem drenar energia do seu sistema. Neste artigo discutiremos o que é um processador, como funcionam os processadores, os tipos de processadores disponíveis no mercado atualmente, e como escolher o melhor processador para o seu PC.

Lista com os melhores Processadores de 2024

Última atualização em: O produto "INTEL I7-9700K" foi adicionado à tabela na posição 1 com a avaliação 9.88.

Recomendação
Hélio Batista

Hélio Batista, o guru da tecnologia que vive plugado em tudo, do universo gamer aos mais recentes eletrodomésticos.

Mais sobre Hélio

O que é um processador de computador

microprocessador ou cpu
Um processador √© respons√°vel por executar instru√ß√Ķes de programas e determinar que a√ß√Ķes devem ser realizadas

Um processador de computador √© um chip eletr√īnico que atua como centro de controle de um sistema inform√°tico. √Č respons√°vel por executar instru√ß√Ķes de programas e determinar que a√ß√Ķes devem ser realizadas pela m√°quina. Quanto mais r√°pido o seu processador funcionar, mais rapidamente o seu computador pode completar tarefas como jogos ou edi√ß√£o de v√≠deo. Caso voc√™ queira montar um PC Gamer, um processador de qualidade √© fundamental.

 

Como funcionam os processadores

Os processadores s√£o compostos por milhares de milh√Ķes de trans√≠stores que atuam como interruptores para sinais el√©tricos. Estes trans√≠stores efetuam opera√ß√Ķes espec√≠ficas quando s√£o ligados e desligados em resposta a comandos de programas. Quanto mais r√°pido forem estes trans√≠stores trocado, mais r√°pido o processador conseguir√° completar as tarefas. O n√ļmero de trans√≠stores que um processador tem, assim como a rapidez com que mudam, √© conhecido como a velocidade de clock base.

 

 

Como compreender a velocidade do processador

processador sendo montado
Quanto mais alto os GHz, mais r√°pido ser√° o processador.

Ao observar as velocidades do processador, deve ter em conta que s√£o normalmente medidas em GHz (Giga-hertz). Esta medi√ß√£o refere-se √† rapidez com que os trans√≠stores do seu processador se ligam e desligam, ent√£o o n√ļmero de hertz na medida de velocidade do processador se refere √† quantidade de ciclos por segundo, conhecidos como clocks. De um modo geral, quanto mais alto os GHz, mais r√°pido ser√° o processador. No entanto, √© importante notar que a velocidade do rel√≥gio n√£o indica necessariamente o desempenho geral. Outros fatores, tais como a adequa√ß√£o da mem√≥ria e da placa gr√°fica do seu sistema ao processador, podem tamb√©m afetar o desempenho.

 

Como funcionam os n√ļcleos do processador

Os processadores modernos s√£o multicores, o que significa que t√™m v√°rios n√ļcleos que podem lidar com m√ļltiplas tarefas em simult√Ęneo. Quanto mais n√ļcleos um processador tiver, melhor ser√° a sua capacidade para multitarefas e efetuar c√°lculos complexos.

Muitos jogos requerem um m√≠nimo de quatro n√ļcleos de processadores para um desempenho √≥timo, contudo, alguns t√≠tulos mais recentes podem se beneficiar de at√© oito n√ļcleos.

 

As Threads

As threads s√£o outro fator importante a considerar ao escolher os melhores processadores. As threads referem-se ao n√ļmero de instru√ß√Ķes que um processador pode manusear ao mesmo tempo. Em geral, mais threads significa melhor desempenho multitarefa e tempos de conclus√£o de tarefas mais r√°pidos. Elas podem ser consideradas uma subdivis√£o do n√ļcleo do computador. Por exemplo, √© poss√≠vel encontrar um processador com 8 n√ļcleos e 12 threads por exemplo.

 

 

Cache

Cache √© um tipo de mem√≥ria que ajuda um processador a alcan√ßar rapidamente os dados frequentemente utilizados. √Č normalmente mais r√°pida que a RAM e pode ser dividida em n√≠veis como o N√≠vel 1, N√≠vel 2, e assim por diante. Quanto mais mem√≥ria cache um processador tiver, melhor pode armazenar informa√ß√£o para uma recupera√ß√£o r√°pida. Um Cache 12mb, por exemplo, pode ser suficiente para jogos, mas os processadores de top de linha podem ter ainda mais.

 

Tipos de processadores disponíveis

Quando se trata de tipos de processadores existentes, é preciso pensar na configuração que você quer para o seu PC como um todo antes de escolher, pois o tipo de processador poderá influenciar em muitos aspectos, como modelo e até marca da placa mãe, ou na necessidade ou não de uma placa de vídeo dedicada. Veja um pouco mais sobre isso a seguir:

Processadores com placa de vídeo integrada: Estes processadores oferecem capacidades básicas de placa de vídeo, permitindo-lhe executar a maioria dos jogos e programa sem necessidade de investir numa placa gráfica dedicada. São ideais para quem quer usar o computador para trabalhar, estudar, usar as redes sociais, e não precisa de poder gráfico tão avançado.

Processadores com placas de v√≠deo dedicadas: Estes processadores oferecem um desempenho de jogo muito melhor do que os gr√°ficos integrados, mas requerem a aquisi√ß√£o de uma GPU separada. N√£o compre esses modelos pensando em adquirir uma placa de v√≠deo no futuro, pois eles n√£o ir√£o funcionar sem ela. S√£o ideais para quem precisa de poder gr√°fico para trabalhar com processamento de imagens e v√≠deos, ou para os gamers que querem rodar jogos modernos nas configura√ß√Ķes mais altas.

 

Placas m√£e para cada tipo de processador

Para além da CPU, também precisa de uma placa mãe que seja compatível com o seu processador. Este componente irá determinar que tipo de RAM e unidade de armazenamento você pode utilizar. Por exemplo, se escolher um processador Intel, então deverá procurar uma placa mãe com uma entrada LGA. Os processadores AMD requerem soquetes AM4, por isso certifique-se de verificar a compatibilidade antes da compra de qualquer componente.

 

Marcas com os melhores processadores do mercado

 

Intel

Placa m√£e com processador intel
A intel é hoje a maior fabricante de processadores do mundo.

A Intel √© o principal fabricante de processadores, oferecendo uma ampla variedade de op√ß√Ķes √† sua escolha. Os processadores Intel s√£o conhecidos pelo seu excelente desempenho e efici√™ncia energ√©tica, tornando-os ideais para PCs de jogos. A Intel possui v√°rias linhas de processadores, desenvolvidas para v√°rios tipos de uso.

  • Intel Core: Esta √© a principal linha de processadores da Intel, concebidos para uso geral. Podem ter bom desempenho para jogos e uso geral. Come√ßam com o processador Intel Core i3, modelo mais b√°sico, passando pelos famosos Intel Core i5 e Intel Core i7, at√© chegar ao modelo mais avan√ßado (e tamb√©m mais caro) Intel Core i9, desenvolvido para computadores empresariais ou modelos topo de linha;
  • Intel Pentium: Esta linha foi concebida para PCs de n√≠vel b√°sico e m√©dio, oferecendo um bom desempenho a um pre√ßo acess√≠vel.
  • Intel Celerom: Assim como a linha Pentium, a A linha Celeron foi concebida para PCs de entrada e de uso b√°sico, mas o desempenho √© inferior ao da linha Pentium;
  • Intel Xeon: Esta √© a linha de processadores mais avan√ßada da Intel, concebida para servidores ou esta√ß√Ķes de trabalho que requerem potentes capacidades multitarefa.
  • Intel Atom: Esta √© a linha de processadores da Intel concebidos para dispositivos m√≥veis, tais como smartphones e tablets.

 

AMD

A AMD √© o principal concorrente da Intel no mercado dos processadores, oferecendo um grande leque de modelos de processadores para v√°rias utiliza√ß√Ķes, sendo conhecida por ter melhor custo benef√≠cio quando comparada √† concorrente. Assim como a Intel, a AMD tamb√©m tem v√°rias linhas de processadores:

  • AMD Ryzen: Esta √© a principal linha de processadores da AMD e pode ser encontrada em modelos de n√≠vel b√°sico, como o AMD Ryzen 3 ou AMD Ryzen 5, a top de linha com performances excepcionais, como os AMD Ryzen 7 e AMD Ryzen 9. Os processadores dessa linha contam com v√≠deo integrado com √≥timo desempenho para jogos.
  • Athlon: Esta linha √© desenvolvida para PCs de pot√™ncia m√©dia;
  • FX: O processador AMD FX oferece um bom desempenho a um pre√ßo acess√≠vel; Assim como a linha athlon, √© necess√°rio ter placa de v√≠deo dedicada.
  • APU: Estes s√£o processadores h√≠bridos que combinam GPUs e CPUs num √ļnico chip. Oferecem um excelente desempenho gr√°fico sem a necessidade de uma placa de v√≠deo dedicada;
  • Threadripper: Estes s√£o alguns dos processadores AMD mais potentes e caros dispon√≠veis hoje em dia no mercado.

 

Investir em novas gera√ß√Ķes ou nas mais antigas

Há vantagens e desvantagens para cada escolha, que poderão se adaptar ao seu estilo: Comprar uma geração mais antiga possa sair mais barato, como por exemplo escolher um processador Intel Core i5 10400 da 10ª geração ao invés do mais novo Intel Core i5 12400f, o que pode te ajudar a escolher um processador mais potente com um orçamento menor, podendo talvez escolher até mesmo um Intel Core i7 mais antigo no lugar do Core i5 mais novo.

Mas, se voc√™ quiser manter seu computador atualizado por mais tempo, com as √ļltimas tend√™ncias em tecnologia e j√° pensando na compatibilidade de componentes novos no futuro, opte por gera√ß√Ķes mais novas. Atualmente a 12¬™ gera√ß√£o da Intel √© a mais recente e inovadora dispon√≠vel ao p√ļblico, como o intel core i5 12600k.

Placa m√£e com processador AMD
A AMD é uma concorrente da Intel trazendo componentes com melhor custo benefício.

A mesma regra se aplica à AMD. Quando comparamos os intermediários da marca, a AMD Ryzen série 5000, vemos que buscar um modelo mais antigo como o AMD Ryzen 5 4600g pode sair mais em conta se você busca custo benefício, mas a versão mais nova, AMD Ryzen 5 5600g se manterá atualizada com novos componentes que surgirem no mercado por mais tempo.

 

Dica do especialista

Agora que você já sabe como escolher o melhor processador para o seu PC, sugerimos que faça uma breve pesquisa sobre a placa mãe e outros componentes que você precisará, pois é importante garantir que tudo trabalhe bem em conjunto para obter desempenho ótimo do seu computador. Certifique-se também de optar por um processador que não vai drenar energia demais do seu sistema e comprometer a performance da sua máquina. Faça uma lista de todos os componentes e tecnologias que você quer em seu PC, e analise antes da compra para garantir que todos sejam compatíveis e não haja nenhum problema durante a montagem.

 

https://www.infowester.com/processadores.php

https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-um-processador/

https://www.tecmundo.com.br/produto/241677-entenda-funciona-processador-pc.htm

https://www.controle.net/faq/o-que-e-mais-importante-num-processador-nucleos-frequencia-ou-threads

https://br.financas.yahoo.com/noticias/como-ativar-os-n%C3%BAcleos-processador-160000217.html?

 

FAQ

Como saber se meu processador est√° queimado?

Se o seu processador tem um mau desempenho e você esteja tendo problemas de temperatura, é possível que ele esteja queimado ou próximo de queimar. Para verificar isso, você pode usar programas como o CoreTemp para monitorar as temperaturas do seu processador em tempo real. Se a temperatura ultrapassar os limites especificados no site da fabricante do processador, então obtenha assistência técnica profissional.

Com quanta frequência devo fazer upgrade do meu processador?

Isso depende de vários fatores, incluindo a capacidade da sua placa mãe para aceitar processadores mais recentes, qual modelo de processador você possui atualmente e se ele está desempenhando as tarefas necessárias. Se você notar que está tendo problemas com o desempenho do seu PC, então talvez seja hora de fazer atualização para um novo processador. Se não, então espere pelos próximos modelos disponíveis no mercado para melhorar o desempenho.

Como melhorar o desempenho do processador?

Uma das melhores maneiras de melhorar o desempenho do processador é atualizar a memória RAM. Ter mais memória significa que o processador pode armazenar e processar mais dados simultaneamente, gerando mais velocidade. Outra coisa que você pode fazer é gerenciar os seus programas e serviços para liberar espaço no sistema. Se possível, desinstale os programas que não esteja usando para reduzir a carga nos recursos do sistema.

Como montar o processador na placa m√£e?

A montagem de um processador na placa mãe é algo relativamente simples, mesmo para quem não tem muito conhecimento técnico. Primeiro, remova a tampa superior do seu gabinete. Em seguida, coloque o processador no soquete do processador e posicione-o corretamente. Depois, apenas fixe-o com a placa de pressão e ligue os cabos necessários. Por fim, verifique que todos os parafusos estejam bem apertados antes de ligar o computador.

Por que processadores e outros chips são feitos de silício?

O sil√≠cio √© usado porque tem propriedades ideais para a cria√ß√£o de processadores. √Č um material forte, com grande resist√™ncia ao calor e outros fatores externos, o que significa que durar√° mais tempo do que quaisquer outros materiais usados para a constru√ß√£o dos processadores. Al√©m disso, o sil√≠cio √© facilmente manipul√°vel, tornando-o ideal para a fabrica√ß√£o de chips.

1 estrella2 estrellas3 estrellas4 estrellas5 estrellas (3 Valoraciones. Media 4,33 de 5)
Loading...