Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung

🥇 Melhores Bicicletas Infantis 2024 - Comparativos, Reviews & mais

Existem inúmeras opções de bicicletas infantis disponíveis no mercado e, se você está procurando por uma, pode seguir as dicas nos nossos experts para encontrar a que atenda suas preferências e necessidades. Neste sentido, eles submeteram várias marcas a testes comparativos como experimentos de conformidade, testes de adequação e de produtos, elencando as informações necessárias para emitir impressões verdadeiras e te ajudar a encontrar a melhor bicicleta infantil.

Lista com os melhores Bicicletas Infantis de 2024

Última atualização em: O produto "Nathor First Pro" foi adicionado à tabela na posição 1 com a avaliação 9.87.

Recomendação
Robson de Oliveira

Personal trainer com mais de 10 anos de dedicação e conhecimento no mundo esportivo.

Mais sobre Robson

O que é uma bicicleta infantil

Bicicleta infantil guia de marcas
Paty – Verden

A bicicleta infantil pode ser considerada um brinquedo ou até mesmo um equipamento esportivo para crianças, que se apoiam nela e se equilibram em duas rodas (por vezes carrega um par de rodas extras, removíveis), com ajuda do impulso da pedalada, da velocidade. Assim, acaba se tornando um veículo, para que a criança realize pequenos passeios e se exercite de forma divertida.

 

Como funciona uma bicicleta infantil

 

Todo o tipo de bicicleta, entre eles a bicicleta infantil, funciona desde que o equilíbrio seja mantido através do movimento. Esse movimento é alcançado através do pedal sendo empurrado pelos pés da criança, movimentando as correntes que o liga à roda traseira e impulsiona o meio de transporte.

 

Vantagens & Aplicações

 

Há diversas vantagens na compra de uma bicicleta infantil, o que a transforma quase que num item essencial na vida de uma criança. Diferente das versões adultas, as bicicletas infantis são grandes estímulos visuais, muito chamativas e com infinitas opções de acessórios, como fitas decorativas, adesivos, cestinhas, garrafinhas, bolsinhas e tantos outros. Além de que há uma infinita possibilidade de cores, estampas, personagens, luzinhas e opções de itens de segurança.

 

Bicicleta infantil guia de marcas
Criança andando de bicicleta

Muitas marcas fabricam e comercializam bicicletas infantis, peças e acessórios através de linhas especiais para crianças com variações com rodinhas de apoio, sem pedais (bicicletas de equilíbrio) e até mesmo as conhecidas motoquinhas. São muitas possibilidades e, para cada tipo de criança e estilo de família há uma bicicleta infantil ideal. Por isso, nosso time de especialistas se propôs a ajudar, analisando as melhores bicicletas infantis e marcas disponíveis no mercado para descobrir os fatores que você precisa ponderar ao comprar a melhor bicicleta infantil para suas crianças.

 

Quais os tipos de bicicleta infantil disponíveis no mercado?

Podemos classificar as bicicletas infantis de acordo com a média de idade da criança, observando suas proporções corporais:

 

Aro 12: para crianças de 2 a 3 anos e meio de idade;

Aro 16: para crianças de 3 anos e meio a 6 anos de idade;

Aro 20: para crianças de 6 a 9 anos de idade;

Aro 24: para crianças de 9 a 12 anos de idade;

Aro 26: para crianças a partir de 12 anos de idade.

 

Quais são as maiores vantagens das bicicletas infantis?

  • fonte de diversão e bem estar para as crianças;
  • estimulam o desenvolvimento da autoconfiança;
  • dão mobilidade para as crianças;
  • estimulam a autonomia das crianças;
  • opção de atividade física divertida para a criança;
  • promovem o gasto calórico;
  • promovem o desenvolvimento físico;
  • ajudam a exercitar equilíbrio;
  • exercitam a força;
  • ajudam no desenvolvimento da coordenação motora.

 

A bicicleta infantil é um produto para a criança com autonomia

Encontrar a melhor bicicleta infantil é encontrar um dos presentes mais clássicos para crianças das últimas gerações. É fácil buscar na memória um filme cujo roteiro depende de as crianças principais terem bicicletas e pedalarem por aí atrás de aventuras. É claro que as crianças de hoje não vão viver uma história dos anos 80, mas tendo acesso à bicicleta elas podem viver pequenas conquistas no que se trata de autonomia, podendo ir sozinhos à aula de inglês, de esporte, à igreja, buscar algo para a família no supermercado ou padaria, compensando todo o tempo que elas ficam em casa ou no carro, dando a elas um senso de utilidade e de serviço.

 

A bicicleta infantil ainda é uma ótima e completa opção de atividade física para nossos filhos, sobrinhos e afilhados desde a tenra idade. Oferecem a oportunidade de contato com a natureza, com a vida e com o movimento. E o fato de serem objetos caros pode ser algo positivo: a criança orientada desenvolve o senso de responsabilidade material e de cuidados. Dê uma bicicleta infantil à sua criança e a veja amadurecer se divertindo.

 

O maior guia de compras de bicicleta infantil

 

A bicicleta infantil pode não parecer um produto essencial, mas com certeza ela tem o poder de marcar a história de uma criança. Além disso, as melhores bicicletas infantis são itens duráveis, que podem passar de irmãos mais velhos para mais novos, para os vizinhos, para os primos, passando até por gerações.

 

Várias marcas fabricam bicicletas infantis e você provavelmente conhece algumas delas e tem alguns modelos na memória. As marcas de confiança que você conhece podem ter mudado de alguns anos para cá, principalmente nos quesitos design e qualidade, portanto isso é algo para prestar atenção. Outra coisa a se observar é o tamanho, medido pelo aro, baseado na idade e na altura das crianças. Não se esqueça também de verificar a necessidade de cestinha, rodinha de apoio e pezinho.

 

A bicicleta infantil é menor que a de adulto, obviamente, mas ainda ocupa espaço para ser guardada, então veja com os vendedores as opções de cadeados para bicicleta, caso ache necessário.

 

Por fim, de forma a não haver arrependimentos após ter comprado uma bicicleta infantil, nossos especialistas elencaram algumas informações relevantes de se buscar em bicicletas infantis, a começar pelos pontos negativos:

 

Rodinhas auxiliares: as rodinhas auxiliares pouco ajudam aos ciclistas de pouca idade: elas entortam com facilidade, desenroscam da base e desencorajam o mini-atleta. A ponto de parecer mais difícil andar com as rodinhas do que aprender a andar sem elas logo de uma vez.

 

 

Manutenção: a bicicleta infantil “sofre” bastante na mão da criançada já que elas caem bastante durante as pedaladas e não têm os cuidados que um adulto teria. É comum que caia muito a corrente, por exemplo, e após o primeiro desencaixe, a corrente não pare mais. E quando a solução só pode ser realizada por um profissional, você ainda tem que fazer a bicicleta infantil caber no carro, o que é bastante chato.

 

Tamanho: a bicicleta é um produto de valor elevado e não dá para ficar comprando uma bike nova a cada dois anos, de acordo com a evolução de altura da criança. Aqui, só as famílias com vários filhos acabam aproveitando bastante cada unidade.

 

Preço: falando em gastos, as bicicletas infantis podem ter valores que parecem exagerados, especialmente quando vêm com estampas de personagens famosas.

 

Frete e montagem: quando comprada online, a bicicleta infantil é mais barata, já que vem desmontada. Aí é necessário verificar se a diferença de preço vale a pena, incluindo o frete e os custos de montagem.

 

 

Como os consumidores podem testar a bicicleta infantil antes e após a compra?

Definido o tipo de bicicleta, pesquise os modelos que se encaixem no seu orçamento e no que você acredita ser a melhor bicicleta infantil. Peça opiniões dos vendedores e verifique as avaliações dos clientes. Tente também conhecer as experiências de outras famílias antes de tomar sua decisão, além de saber do que a criança em questão gosta.

 

Assim que tiver recebido sua bicicleta, verifique as condições da embalagem, se todas as peças foram enviadas (compare com o manual) e cheque se esse modelo pode ser montado em casa ou se precisa ser levado a um profissional. Leia o manual de instruções e respeite as orientações de uso e conservação do produto. Não se esqueça também de que o cliente online tem direito a desistência por arrependimento em até sete dias após a entrega do produto, mesmo que não haja defeito.

 

Quais são os pontos mais importantes que os consumidores precisam saber quando vão comprar bicicleta infantil?

 

Tamanho: verifique se o tamanho do quadro da bicicleta infantil é adequado para a altura da criança. Isso evita acidentes durante as pedaladas e desconforto da criança quando for tentar usar seu brinquedo novo.

 

Preço: o preço pode variar bastante de uma bike para a outra, e as bicicletas de personagens do momento são extremamente mais caras.

 

Transporte e montagem: verifique antes se a montagem precisa ser feita por profissional, se há um profissional na sua região que monte esse modelo e se ele tem agenda para montar o produto quando ele chegar.

 

Segurança: verifique se a bicicleta infantil é segura a partir das experiências às quais conseguir ter acesso. Cheque se a bike é leve, se o selim é estável, se as manoplas tem o tamanho adequado, se os freios funcionam e ainda se ela vai conseguir alcançar o freio… Tudo isso é fundamental para a segurança dos pequenos e garante a diversão livre de preocupações.

 

Marcas

Caloi

A história da Caloi no Brasil começou no século XIX e se confunde com a história da bicicleta no país. No início, importava suas peças da Europa até que a dificuldade trazida pelos tempos de guerra influenciou na importação, o que estimulou que se fossem produzidas as próprias peças no Brasil, mais precisamente em São Paulo, onde abriu sua primeira fábrica. Nos anos seguintes, quase todas as bicicletas rodando por aí eram Caloi, que não deixou de inovar e lançou a primeira bicicleta de 10 marchas, a mobilete e um modelo de bicicleta especial para o público feminino.

 

Agora com mais de 120 anos, a empresa Caloi é sinônimo de vida ativa e saudável, além de figurar no imaginário de diversas gerações.

 

Nathor

A Nathor é uma marca nacional do guidão à rodinha auxiliar e é líder no mercado nacional de bicicletas infantis há trinta anos, sendo também a maior empresa do segmento na América Latina. Além de ter qualidade e segurança garantidas pelo selo Inmetro, a Nathor faz questão de cumprir com as normas europeias de segurança em cada um de seus produtos. A empresa ainda é sustentável por natureza, e além de estimular o hábito do movimento e da vida saudável, tomam o cuidado de reutilizar resíduos de matéria-prima, fazem repasses de recursos recicláveis e utilizam energia fotovoltaica.

 

Os modelos da marca Nathor Bicicleta são chamativos aos olhos e fazem parte de um catálogo variado, que conta hoje com linha adulta e aros menores, super estilosos.

 

Bandeirante

Bicicleta infantil guia de marcas
Sweet Game – Bandeirante

A Bandeirante foi fundada por um imigrante italiano e manteve como foco a produção de brinquedos que oferecessem movimento e velocidade, tendo como grande marco em sua história o lançamento do Triciclo Dois Irmãos, no qual uma criança puxava outra em um assento acoplado. Logo lançou outros sucessos como o Triciclo Balila, o Jipe Pronto-Socorro e muitos outros itens que estão na memória de todos que tiveram o seu ou que nunca puderam ter mas desejaram muito.

 

Talvez o slogan que mais descreva a marca foi aquele de 1960 “Tão fortes que passam de irmão para irmão”, pois as bicicletas, triciclos e outros brinquedos da marca são até hoje sinônimo de durabilidade e garantia de diversão.

 

Houston

A marca Houston é mais uma nacional, sendo que esta é uma das empresas que compõem o Grupo Claudino, um gigante que nasceu no Armazém Paraíba, um armazém de beneficiamento de arroz no Amazonas. A Houston traz no seu DNA a iniciativa pelo empreendedorismo, inovação e qualidade, e o resultado não poderia ser outro além do fenômeno no mercado nacional.

 

A linha de bicicletas conta com modelos profissionais de alta performance, esportivos, de passeio e utilitários, e os destinados para o público infantil e juvenil. A sede da empresa fica hoje em Jundiaí, SP.

 

Monark

Outra empresa que não poderia faltar nesta lista é a Monark. A Monark foi fundada em 1948, na capital paulista, e começou sua história como importadora e montadora até, mais tarde, começar a fabricar bicicletas de plástico e alumínio. As linhas de produção eram a Alumínio, a BMX, a Esportiva Masculina, a Esportiva Feminina e a Transporte. E de norte a sul do país, sempre tem alguém que não troca sua barra circular por nada, só se for por uma mais nova.

 

BKL

Mais uma marca completamente nacional, a BKL bikes atua no mercado brasileiro há 20 anos e, apesar de focar em produtos de alta performance, não deixa de lado a qualidade e o design. A marca BKL se diz valorizar os jovens e reconhece o papel deles em ser a “geração saúde”, de forma que a atividade esportiva se funda com o estilo de vida fit, a quem as ciclovias façam parte da rotina.

 

Bicicleta infantil guia de marcas
American Hero – South Bike

South Bike

A marca South Bike foi fundada no Rio Grande do Sul em 1998 e possui sede em Novo Hamburgo. A empresa é especializada em produzir bicicletas e peças para bicicletas, além da distribuição de acessórios. De forma a comercializar suas próprias bicicletas, a South Bike criou a loja MBike, para atender o mercado varejista e, desde então, vem crescendo através da demanda de pessoas que buscam equipamentos para diversão, qualidade de vida e meio de transporte alternativo.

 

Btwin

A Btwin é uma marca de bicicletas exclusiva da loja de artigos esportivos Decathlon. A Decathlon é uma loja internacional que comercializa inúmeros artigos esportivos e é conhecida pelo tamanho de seus galpões e pela variedade e qualidade dos produtos, estando presente em mais de 50 países. A Btwin é uma das 20 marcas gerenciadas pela Decathlon e produz lindas bicicletas, a um custo-benefício bem razoável. A maior reclamação dos esportistas sobre a Btwin é que os melhores modelos não chegam ao Brasil, isso possivelmente por causa do alto valor que chegaria ao bolso do cliente, devido à taxa cambial e aos impostos de importação.

 

Trek Bikes

A Trek Bikes é uma marca americana que produz bicicletas de “beleza artística”, como gosta de identificar e assim vem sendo desde 1975. A paixão pelas bicicletas está no DNA dos fundadores, impulsionada pela cultura de artesanato e rebelião do jovem americano da época. Agora, quase 50 anos depois, a marca é amada no mundo todo, não só pelo design e estilo inconfundíveis, mas pelo compromisso com inovação e com a criação de um mundo melhor através de uma “simples e elegante máquina”.

 

Verden Bikes

A Verden Bikes é uma empresa paulista que fabrica e distribui bicicletas, desenvolvidas com o que há de melhor no mundo, oferecendo-as ao mercado nacional para cumprir com as necessidades do público brasileiro de agilidade, segurança e estilo. A empresa nasceu da paixão dos fundadores por bicicletas, aliada a conhecimento e tecnologia, aplicados à fabricação de quadros de aço.

 

Fatos interessantes & guia

Para as crianças, tanto meninos como meninas, além de dar umas pedaladas, andar de bicicleta é sobre superar barreiras, transpor limites, fortalecer os músculos e as virtudes. Para uma experiência ainda melhor para elas e a tranquilidade dos adultos, eis o que o mercado tem a oferecer ao seu filho enquanto ele estiver sobre duas rodas:

 

Cestinha / bolsinha frontal: é quase que uma obrigação que a bicicleta infantil tenha um compartimento para a criança carregar seu brinquedinho, uma garrafa d’água ou um lanchinho. Mais comuns nos modelos de menina, as cestinhas ou bolsinhas podem vir de fábrica ou ser acrescentadas depois e fazem toda a diferença na experiência do passeio da criança com seu brinquedo de segurança emocional.

 

Bicicleta infantil guia de marcas
Buzina da bicicleta

Sineta: não ouse dar uma bicicleta infantil sem sineta ou buzina. Ela não afeta muito no trânsito ainda, mas a criança já aprende a avisar que está passando, além de compor o quadro de experiência, diversão e memória do passeio.

 

Itens de segurança: capacete, cotoveleira e joelheira podem ser incômodos, mas é certo que vão evitar ou diminuir os impactos de um eventual acidente durante as pedaladas com a mini bike.

 

Nota do especialista

“É fundamental que a criança receba uma bicicleta infantil adequada à sua altura e faixa etária, o mais leve e segura possível. Como elas não conseguem explicar os desconfortos, por falta de claridade emocional ou vocabulário, é muito comum que desistam do brinquedo alegando que não gostam mais dele ou que não sabem andar e não querem aprender. Por isso, um olhar atento dos pais é sempre necessário.”

 

https://revistabicicleta.com/dicas/como-escolher-a-bicicleta-correta-para-seu-filho/

https://g1.globo.com/especiais/guia-de-compras/noticia/2021/10/06/como-escolher-bicicleta-infantil-veja-os-tipos-e-qual-e-ideal-para-cada-idade.ghtml

https://pequenada.com/artigos/como-ensinar-crianca-andar-bicicleta

http://pedaladasaudavel.com.br/quando-tirar-as-rodinhas-da-bicicleta/

https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/bicicleta-sem-rodinha-saiba-qual-e-a-hora-de-aprender-e-como-ajudar/

 

FAQ

O que estraga a bicicleta infantil?

Pode-se pensar que a bicicleta infantil estrague fácil por causa do jeito duro da criança lidar com ela, porém, mais que isso, os pedregulhos e as partículas de areia acabam afetando as correntes, de forma que é muito importante fazer uma limpeza regular nessa peça.

Deve-se comprar bicicleta a partir de quantos anos?

Considerando a média de estatura física, o equilíbrio, a coordenação motora e a força muscular, uma criança já pode tirar bom proveito de uma bicicleta sem rodinhas a partir dos 6 anos de idade.

Por que a bicicleta infantil é tão cara?

Além da alta carga tributária, que faz os impostos de bicicleta comporem grande parte do preço do item, as bicicletas infantis costumam ter estampas com personagens famosos, que sobem o preço por causa dos direitos de uso da imagem desses personagens, fazendo o preço chegar próximo ao de algumas bicicletas de adulto.

Como encher o pneu de uma bicicleta infantil?

Primeiramente, abra a passagem de ar; depois, encaixe o bico da válvula no encaixe da bomba e encha até alcançar a pressão indicada.

Qual a calibragem dos pneus de bicicleta infantil?

A calibragem ideal dos pneus de bicicletas infantis deve mudar de acordo com o aro. A bicicleta infantil aro 16, por exemplo, varia de 20 a 25 PSI.

É obrigatório usar capacete para ciclista infantil?

Apesar de ser altamente recomendável o uso do capacete, da cotoveleira e da joelheira (ou seja, todo o equipamento de segurança regular), não existe uma legislação específica que obrigue crianças ou mesmo adultos a usarem equipamentos de segurança sobre bikes no Brasil.

Qual o tamanho ideal do capacete infantil?

Não existe um só tamanho de capacete infantil. Para obter o tamanho ideal, meça a circunferência da cabeça da criança com uma fita e, assim, poderá ter uma ideia do tamanho do capacete, que costuma variar entre 50, 52 e 54 centímetros.

Como montar uma bicicleta infantil?

Cada bicicleta é única e a forma de montar deve variar de uma para outra, mas não é difícil montar a bicicleta caso siga o manual ou um tutorial na internet, desde que você já tenha alguma habilidade e um pouco de graxa. Entretanto, sendo o ciclismo uma atividade  naturalmente propensa a acidentes, principalmente no que se trata de crianças, procurar ajuda profissional pode ser a atitude ideal.

Como escolher a bicicleta para a criança?

A melhor bicicleta infantil precisa ser escolhida de acordo com a estatura da criança, calculando o tamanho do aro das rodas (geralmente em polegadas), observando que a bicicleta infantil aro 12 é indicada para crianças com 89 a 102 cm de altura, o aro 16 para crianças de 99 a 117 cm, o aro 20 para crianças de 114 a 132 cm e o aro 24 para crianças de 130 a 160 cm.

Onde comprar uma bicicleta infantil?

É fácil encontrar bicicletas infantis para comprar em bicicletarias, lojas de artigos esportivos, lojas de produtos para bike, de departamento e em sites como Centauro e Amazon.

1 estrella2 estrellas3 estrellas4 estrellas5 estrellas (sem avaliações até o momento)
Loading...