Pan-2019

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pan: Rafaela Silva domina e fatura primeiro ouro em Pan-Americanos

Além de Rafaela, Daniel Cragnin e Jefferson dos Santos também subiram ao pódio

Ijf/judo
Escrito por

Não tem para ninguém: Rafaela Silva é campeã pan-americana na categoria até 57kg do judô. Nesta sexta-feira, a brasileira derrotou a dominicana Ana Rosa por ippon e ficou com a medalha de ouro no Pan de Lima.

A brasileira passou pela americana Amelia Fulgentes nas quartas e derrotou a cubana Anailys Dorvigny na semifinal para chegar à decisão do ouro. Este foi o primeiro título de Rafaela em Pan-Americanos, que já tinha uma prata e um bronze.

- Muito feliz com meu desempenho nesta competição. Vinha batendo na trave em alguns torneios este ano, chegava na final e não conseguia vencer. Este é meu terceiro ouro consecutivo, vendo que o trabalho está sendo concluído. O resultado ajuda para o Mundial, por saber que meu trabalho está dando resultado. Peguei estas adversárias aqui em abril e foi uma luta mais amarada. Chegar aqui e ver que encaixei bem meus golpes, dá uma alegria grande.

Além de Rafaela, Daniel Cargnin e Jefferson Santos Junior também garantiram medalhas para o Brasil: Daniel perdeu para o dominicano Wander Mateo e ficou em segundo na categoria até 66kg, enquanto Jefferson conquistou o bronze na até 73kg sobre o mexicano Eduardo Araujo.

- Eu acho que eu saio sabendo que eu posso melhorar, então isso já é um ponto positivo. Medalha de prata não era o que eu queria, mas assim, avaliando as circunstâncias da luta até que foi um resultado que deixou um pouco a desejar. Está bom também, pensando na questão do processo, na questão de um desenvolvimento para a Olimpíada. Acho que é válido e que para o decorrer do ano, em busca dos Jogos Olímpicos, foi uma participação boa - desabafou Daniel ao fim da luta, em entrevista ao canal Sportv.

O Judô do Brasil participou 13 vezes do Pan e já ganhou 39 ouros, 36 pratas e 55 bronzes desde a edição de São Paulo, em 1963. Nesta edição, o Brasil conta com 13 atletas, a maioria jovens. Na última quinta-feira, ganhou outros dois ouros: Renan Torres (-60kg) e Larissa Pimenta (-52kg). Além dos cinco atletas, a delegação conta ainda com Larissa Farias, que ficou em quarto na última quinta (48kg), Aléxia Castilhos (63kg), Ellen Santana (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Beatriz Souza (+78kg), (66kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Rafael Macedo (90kg) e o campeão de Toronto 2015, David Moura (+100kg).

Com as medalhas do judô, o Brasil se isolou na segunda colocação no quadro de medalhas, com 41 ouros, 36 pratas e 57 bronzes. Os Estados Unidos lideram, com 83 ouros conquistados.