Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mutko quer aposentadoria de treinadores: ‘Já está na hora’

O vice-Primeiro Ministro admite violações nas regras da Wada e não questiona decisão do IAAF em manter suspensão aos russos

Vitaly Mutko  admitiu que abusos foram cometidos e apoia decisão da IAAF (Foto: ALEXANDER NEMENOV/AFP)
Escrito por

O ex-Ministro do Esporte e atual vice-Primeiro Ministro Russo, Vitaly Mutko, não questionou a decisão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em manter os atletas russos da modalidade suspensos de competições internacionais. Mutko admitiu que abusos foram cometidos e pede uma mudança no perfil dos técnicos do país.

- Atletas quebraram regras e muitos treinadores não entendem como trabalhar sem doping. Já está na hora deles se aposentarem – disse, à BBC.

A renovação da punição foi anunciada na última segunda-feira pela IAAF e a Federação Russa de Atletismo espera que uma nova reavaliação só seja realizada após o término das principais competições.

Contudo, a participação dos atletas da Rússia no Mundial não foi totalmente descartado. Há a possibilidade de, assim como na Rio-2016, os russos compitam com bandeira neutra. No momento, a IAAF analisa os pedidos de 35 atletas para competir como independentes. A avaliação  leva em consideração  se eles se submeteram a controles antidoping confiáveis em agências estrangeiras, já que o laboratório de Moscou foi suspenso após a divulgação do escândalo de doping patrocinado no país.