Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Jogos Universitários Brasileiros têm início com três nadadores olímpicos

Gabriel Santos, Daynara de Paula e Larissa Oliveira são atrações do evento em Goiânia

Gabriel Santos estará nos Jogos Universitários Brasileiros (Foto: Divulgação)
Escrito por

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), maior competição universitária da América Latina, serão abertos nesta quinta-feira, em Goiânia, com a cerimônia de abertura, às 19h (de Brasília). As disputas começam na sexta-feira. Os principais destaques são três nadadores olímpicos que brigarão por medalha: Gabriel Santos, Daynara de Paula e Larissa Oliveira.

Gabriel, que cursa Educação Física na Unip, é apontado como esperança das piscinas nos últimos anos e integrou a equipe brasileira no revezamento 4x100m livre na Olimpíada do Rio. O time ficou em quinto lugar. Este ano, foi prata na mesma prova no Mundial de Budapeste, ao lado de Cesar Cielo, Bruno Fratus e Marcelo Chierighini.

Larissa, que é estudante do mesmo curso e mesma instituição de Gabriel, conquistou a prata no revezamento 4x50m medley misto do Mundial de piscina curta de Windsor e disputou cinco provas na Rio-2016, sem ir às finais: terminou emi 21º nos 100m livre e em 35º nos 200m livre. Ainda ficou em 13º no revezamento 4x100m medley e em 11º no 4x100m e no 4x200m livre.

Já a amazonense Daynara, que cursa Administração na Unip, tem três Olimpíadas no currículo: em Pequim-2008, não passou das eliminatórias nos 100m borboleta. Em Londres-2012, foi eliminada nas classificatórias dos 100m borboleta e 100 m livre. Na Rio-2016, chegou pela primeira vez à semifinal, nos 100m borboleta.

Serão 20 modalidades no programa, em praças esportivas de Goiânia, Trindade e Aparecida de Goiânia, até o dia 28 de outubro: badminton, basquete 3×3, judô, atletismo, natação, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez, JUBs Acadêmico, Fifa 2017 (eletrônico), natação e tênis de mesa paradesportivos, basquete, futsal, handebol e vôlei. Três são novidade: taekwondo, League of Legends e atletismo paradesportivo.

Os JUBS terão 4.500 participantes dos 26 Estados e do Distrito Federal, dentre delegações, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. 

Pela competição, já passaram nomes como Bernardinho, Marilson dos Santos, Sarah Menezes, Joanna Maranhão, Alison e Bruno Schmidt. Na Rio-2016, 53% dos medalhistas brasileiros foram atletas do desporto universitário.